Executando verificação de segurança...
1

Empreendedor dev? Várias discussões, mas nenhuma resolveu o meu problema.

Olá meu nome é Diego 😁, infelizmente sou péssimo em ser persuasivo, e também não tenho ideia de como projetar um saas ou até mesmo arrumar alguns jobs, ou fechar negócio com alguém, isto para mim é uma grande barreira que tenho que superar e resumindo não tenho a mínima ideia por onde começar, "se alguém já passou por isto ou está passando gostaria de pedir para trocarmos experiencias, pois ser programador é muito mais que escrever códigos".

1
1

Olá, Diego Tudo bem?

Eu já tive a experiência de tentar empreender com desenvolvimento junto com dois colegas uns anos atrás e talvez eu possa contribuir um pouco com as dificuldades e sucessos que tivemos.

A minha experiência foi relativamente breve, cheguei a ficar apenas 1 ano sem ter um emprego formal durante o período, mas já estava a algum tempo desenvolvendo alguns trabalhos. Nós tínhamos alguns contatos que fizemos pelo caminho que precisavam de mão de obra para desenvolver algumas soluções, então aproveitamos para manter um fluxo de entrada e algum caixa para poder buscar novos projetos.

Durante essa jornada tivemos alguns tropeços, pois vários possíveis clientes apareciam "na nossa porta" (não tínhamos um escritório oficialmente), porém os projetos raramente chegavam com alguma formatação comercial suficiente para ser um produto de verdade. As pessoas chegavam com uma ideia que achavam excelente, mas durante o processo de levantamento de requisitos, já percebíamos que muita coisa ainda precisaria ser definida e, quando chegava na hora de passar o orçamento, a coisa estava fora do esperado pelo contratante que não fazia a mínima ideia do que era o desenvolvimento de um software profissional.

Nós tínhamos a ideia de trabalhar como uma fábrica de software para viabilizarmos um produto só nosso, que tivesse um faturamento recorrente sem a necessidade de prospecção de novos clientes para fechar a conta no mês, mas não é fácil ter essa ideia revolucionária que vai mudar a sua vida, mas é possível.

Então aqui vai algumas "dicas", que eu gostaria de ter ouvido lá no começo:

  1. Desenvolva softskills, aprenda a vender, administrar e conversar com as pessoas.
    É preciso ter um conhecimento geral de todo o processo, mesmo que você delegue parte dele para outra pessoa. Principalmente se essa é uma dificuldade sua, tente melhorar esses pontos, mesmo que não faça parte da sua atividade principal, ter um pouco de noção nisso vai te ajudar para a vida toda.
  2. Considere ter parceiros para dividir o trabalho.
    Isso pode facilitar o primeiro ponto, pois um pode ficar mais focado em prospecção e vendas e o outro na parte técnica. Mas sempre deixe claro como vai ser a divisão do trabalho (e dos lucros).
  3. Tome cuidado com promessas mirabolantes!
    É possível que apareça alguém te prometendo pojetos maravilhosos, ideias revolucionárias que estão prontinhas para dar dinheiro. Sempre considere quem vai arcar com os custos (nem sempre financeiros).
  4. Se for tentar criar um produto novo, valide sua ideia.
    Não tente esconder sua ideia de produto ou serviço como um segredo militar, vale muito mais a pena você validar sua ideia, conversar com as pessoas, ver se ela é aplicável no mundo real, tentar criar protótipos e MVPs.
  5. Não há nada de errado em ser um bom funcionário.
    Esse talvez seja o conselho mais importante que eu posso te dar. Não sei qual é a sua realidade, mas eu estava muito deslumbrado com as ideias de que o empreendedorismo seria o caminho para a minha felicidade, que somente sendo muito rico eu poderia me considerar uma pessoa de sucesso, mas na verdade o sucesso é relativo e você pode se sentir realizado trabalhando em um projeto legal, pagar as suas contas e passar o final de semana com a família.

Espero que eu possa ter contribuído um pouco e fico à disposição para conversar mais a respeito.
Independente de tudo, desejo muito sucesso e felicidade na busca dos seus sonhos! Que você alcance seus objetivos e se divirta no caminho :D

1

Opa, mano! Não posso dizer que tenho todas as respostas para as suas perguntas e nem que sou o cara mais experiente, pelo contrário, estou aprendendo kkkk, mas se quiser, podemos conversar sobre esse assunto em particular. Talvez podemos trocar algumas boas ideias.

Principais experiências com esse assunto:

  • Ganhei uma bolsa em uma federal por criar uma startup e para continuar com a mesma (parte de ideação/validação).

  • Junto com colegas, criei uma comunidade de desenvolvimento freelance.

  • Liderei alguns projetos freelance (negociação, ideação, planejamento e coordenação de equipe).

  • Li muitos livros sobre esse assunto e sobre relacionamentos sociais, posso indicar alguns.

Me chama no LinkedIn qualquer coisa, gosto muito de conversar sobre esse assunto:
https://www.linkedin.com/in/alliquison-matias

1

Sugiro ler estes posts sobre o Pieter!

https://www.tabnews.com.br/uriel/empreendedor-e-nomade-sorte-e-um-pouco-de-estrategia-de-70-projetos-4-deram-certo-pieter-levels

https://www.tabnews.com.br/filipedeschamps/como-ter-uma-receita-de-us-2-7-milhoesano-com-0-funcionarios

Pq isso é importante, ele não sabia e montar um Saas.
Ele tentou 70 projetos! 70 até uns 4 engrenarem!

Ele monta suas ideias em PHP em um só arquivo simples.
Depois se a ideia vingar ele mexe mais!

Tudo esta num unico server na linode!