Executando verificação de segurança...
7

Como ter mais privacidade nos dias de hoje.

Quem nunca se sentiu sobrecarregado ao abrir a caixa de e-mail e ser inundado por uma enxurrada de mensagens indesejadas? Seja por ofertas incessantes de nossos sites de compras favoritos (Amazon, AliExpress) ou pelas constantes notificações do Google sobre atividades em nossos dispositivos, lidar com esse excesso de informações é, sinceramente, exasperante.

Eu mesmo estava enfrentando esse desafio até descobrir um vídeo de um coach no YouTube, cujo canal é simplesmente incrível. Recomendo dar uma olhada, pois ele aborda uma variedade de temas relacionados à cibersegurança, uma área que, infelizmente, carece de atenção nos dias de hoje.

No vídeo, ele apresenta uma solução inteligente para lidar com a invasão de privacidade e as perturbações causadas por essas notificações invasivas: o uso de aliases. Essa descoberta me fez perceber, pela primeira vez, a verdadeira importância das minhas caixas de e-mail. Após essa mudança de perspectiva, decidi tomar medidas para resolver esse problema que tanto me incomodava.

Mas afinal, o que são aliases? Bom, imagine que seu e-mail seja como uma casa com muitas portas para diferentes amigos entrarem. Um alias seria como uma porta especial só para seus brinquedos, outra só para histórias legais e outra só para mensagens divertidas.

Assim, se alguém começar a mandar coisas chatas por uma dessas portas, você pode simplesmente fechá-la sem precisar fechar a porta principal da sua casa. Os aliases ajudam a manter sua casa (ou e-mail) arrumadinha e protegida!

Para ilustrar melhor, vou te contar sobre o Simple Login. Digamos que meu e-mail pessoal seja [email protected], e por questões de privacidade, prefiro mantê-lo só para mim. Então, uso o Simple Login para criar aliases, como [email protected], que encaminham todas as mensagens para o meu e-mail real. Dessa forma, o site não sabe qual é meu e-mail verdadeiro, mantendo minha privacidade intacta.

E por que tenho cinco endereços de e-mail? É simples:

Pessoal: Apenas para familiares e amigos próximos, onde direciono aliases de newsletters para me manter informado.

Profissional: Para LinkedIn, mercado de trabalho, etc.

Criptografado: Totalmente seguro e utilizado para assuntos financeiros, com outros e-mails apontando para ele como recuperação.

Pseudônimo Digital: Uma identidade fictícia utilizada em sites que não exigem informações reais.

Principal: Onde cadastro todos os aliases, mantendo tudo organizado.

Essas práticas têm revolucionado minha experiência com e-mails, proporcionando maior controle, privacidade e tranquilidade. Vale a pena considerar!

Assistam o video para entender melhor a linha de raciocionio, e vamos dar uma moral dizendo que viemos do tabnews!

3

Bacana!

Seria legal se os especialistas do "Ganhe 50 mil com Saas e ChatGpt em 5 dias" rsrs fizesse um serviço desse. Filtragem de e-mail mais automatizado onde você só precisa cadastrar o e-mail principal, ele gerava novos por categoria (pessoa,trabalho,etc) e pelo título/domínio do e-mail recebido era filtrado e enviado para cada categoria de forma automatica, precisando só de alguns ajustes no começo msm 👍

Alguem conhece algum serviço que faz algo similiar? ou alguem do "SaaS da vida" rsrs ?

Se não, fica aí a ideia rs ( muito melhor que algo/Chatgpt rsrs) 😂

1

Cara FANTASTICO, você acabou de iluminar o meu caminho estava procurando algum projeto para fazer para me ajudar com os estudos e estava bem na minha cara! muito obrigado mano kk..

Como vou implementar ?

Não faço ideia, so sei que vou aproveitar que iniciei meus estudos em ruby e vamos ver no que da.

Concerteza vou demorar um bom tempo pq essa é a diferença de um junior para senior o quesito tempo kk

Como diria o fabio,

Você pede para um junior fazer algo ele vai pensar um pouco e lembrar que tem 5 algoritmos para fazer essa tarefa porem ele não sabe qual se encaixa melhor então ira testar um por um.

Uma hora ele vai entregar oque você pediu, o pleno ele vai falar bom tem 5 algoritmos 2 eu sei que não presta então ela acaba tentando com os outros. o Senior vai pegar e falar ja testei todos e só um presta kk.

2

Ainda sobre privacidade, uma vez vi uma dica na internet: no gmail (não sei se é valido p/ outros serviços) você pose adicionar um sufixo aos e-mails: [email protected]

A utilidade disso? Conseguir rastrear qual empresa vazou (ou vendeu) seus dados.

Por exemplo, você vai fazer um cadastro na loja Amazon, ao invés de colocar o email [email protected], coloca [email protected].

Se esse email for usado como destinatário para qualquer outro serviço ou mail marketing que não seja da amazon, vai ficar claro que aquele endereço foi vazado/vendido.

A mesma dica pode ser feita com seu nome: ao invés de por "joao da silva" coloca-se "joao amazon da silva"

1

Sempre achei isso não tão certeiro. Isto pois, as empresas que estão já por dentro, podem retirar esse "+amazon" e usar a parte principal do identificador pessoal do email.

0
2

Para começar, é necessário criar uma conta em um site que oferece esse tipo de serviço. Como recomendação pessoal, aconselho o Login Simples, que foi adquirido recentemente pela Proton, uma empresa que tem como objetivo principal oferecer um produto seguro, prezando pela privacidade de seus clientes. Vale destacar que a Proton também oferece o ProtonMail, um serviço de e-mail criptografado de ponta a ponta, que é um dos serviços que mais gosto deles.

Ao enviar mensagens para outros usuários do Proton, é possível utilizar criptografia de ponta a ponta. Caso haja alguma desconfiança, você pode criar uma chave privada e compartilhar sua chave pública com quem desejar. Dessa forma, uma pessoa que possui sua chave pública pode criptografar a mensagem usando-a, e somente você, como detentor da chave privada, poderá abrir a mensagem. Se desejar saber mais sobre esse tema, recomendo a leitura deste artigo: Caso queira saber mais sobre esse tema.

Além da segurança oferecida pelo Proton por padrão, ao usar o ProtonMail, você adiciona uma camada extra de segurança. Outro ponto interessante é que, ao criar uma conta no Proton, diferentemente do Google, Outlook, entre outros, você só precisa criar um endereço de e-mail, como por exemplo [email protected] , e uma senha, nada mais. Ao fornecer apenas essas informações, o Proton não terá acesso a nenhum outro dado seu, garantindo assim sua privacidade.

Vale ressaltar que os servidores da Proton estão localizados na Suíça, um país que valoriza a privacidade. Caso haja alguma solicitação judicial para que o Proton forneça informações relacionadas a você, a Suíça simplesmente ignorará essa solicitação se considerar que não faz sentido.

Respondendo à sua pergunta, a Proton não coleta nenhum dado seu, no máximo o seu endereço IP, de forma criptografada, e você ainda precisa habilitar essa funcionalidade. Quanto aos planos pagos, a Proton oferece vantagens adicionais em relação à versão gratuita, e com o dinheiro arrecadado das mensalidades, eles fornecem o plano gratuito para incentivar novas pessoas a utilizarem o serviço.

Agora, sabendo que a Proton é uma empresa séria e que adquiriu o Login Simples recentemente, podemos ficar um pouco mais tranquilos. Após criar uma conta no Simple Login, você poderá aproveitar todas as funcionalidades oferecidas.