Executando verificação de segurança...
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Sistema de catracas para empresas ūü™™

Gostaria de um feedback de uma algoritimo

Já faz algumas semanas que comecei aprestar atenção no funcionamento no sistemas de catracas da empresa em que trabalho. E junto a isso é claro surgiu algumas perguntas:

- Como √© feito a gest√£o de autoriza√ß√Ķes de usuarios ?
- Os usuarios autorizados ficam salvos na catraca ou num servidor da empresa ?
- Se sim como é feito esssa integração ?
- Como é gerado os ID unicos ?
- Como é funciona a catraca que fica dentro dos onibus ?

Estou estudando sobre o assunto e tentando desenvolver um algoritimo para tal função adoraria receber alguns feedbecks sobre esse codigo que escrevi e sobre o meu perfil no GitHub, se ele esta bom, se é melhor mudar isso ou aquilo.

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Já trabalhei para uma empresa de segurança no sistema de catracas.
- "Como √© feito a gest√£o de autoriza√ß√Ķes de usuarios?"
Um web service que se comunica com as catracas.

- "Os usuarios autorizados ficam salvos na catraca ou num servidor da empresa?"
Nos dois. Quando um usuário é adicionado ou removido, o servidor de tempos em tempos vai tentando comunicação com a catraca para adicionar ou remover o usuário da catraca. Assim não sobrecarrega o servidor e também é rápido liberar o acesso, pois não precisa esperar a comunicação entre a catraca e o servidor.
Bom era assim na empresa que prestei serviço, mas com certeza deve haver vários métodos.

-\ "Como é gerado os ID unicos?"
N√£o lembro claramente, mas era um n√ļmero inteiro porque as catracas s√£o eletr√īnicas ent√£o o hardware √© fraco, definiu-se n√ļmeros inteiros porque ocupam pouco espa√ßo na mem√≥ria e s√£o r√°pidos de tratar, ou seja, buscar, comparar, etc.

-\ "Como é funciona a catraca que fica dentro dos onibus?"
De √īnibus eu n√£o sei.

Em uma faculdade que eu trabalhava a entrada era por código de barras.
Fiquei imaginando se dava para clonar.
Consegui ler o n√ļmero do c√≥digo de barras, n√£o lembro se foi com o smartphone, ou usei um scanner de c√≥digo de barra de algu√©m, ou o n√ļmero j√° estava impresso atr√°s do cart√£o de acesso.
Fui no Word e baixei v√°rias fontes de c√≥digo de barras para converte o n√ļmero que encontrei em c√≥digo de barras.
Imprimi colei do outro lado do cartão, nenhum funcionou. (Me cagando com medo do segurança notar)
Teve uma vez que achei que não estava passando na velocidade certa, fiquei repetindo a passada, aí o segurança falou: "Está passando o cartão do lado errado!"
Desvirei rapidamente para ele não perceber o código de barras colado em papel e agradeci.
Percebi que o cartão era plástico e meio reflexivo, então imaginei, preciso de uma superfície reflexiva, o laser tem que bater e voltar.
Então colei uma fita adesiva transparente por cima do código de barras impresso em papel.
Deu certo! ūüėé

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  • Como √© feito a gest√£o de autoriza√ß√Ķes de usuarios ?
  • Os usuarios autorizados ficam salvos na catraca ou num servidor da empresa ?
  • Se sim como √© feito esssa integra√ß√£o ?
  • Como √© gerado os ID unicos ?
  • Como √© funciona a catraca que fica dentro dos onibus ?

Nunca trabalhei com isso, mas não é tão difícil imaginar como deve ser o funcionamento, pelo menos chegar perto.

Cada cart√£o possui um identificador √ļnico (id ou uuid, tanto faz), e os usu√°rios autorizados s√£o salvos num servidor, que vai checar se o id do cart√£o passado possui ou n√£o autoriza√ß√£o de acesso.
Por mais que haja limitação de hardware, é interessante que a catraca tenha a informação dos ids autorizados, pois isso agiliza a liberação, além de evitar problemas quando houver falha na comunicação com o servidor principal.

Sobre a dos √īnibus, o funcionamento poderia ser o mesmo. "S√≥" precisamos saber o ID do cart√£o que est√° sendo passado para descontar o saldo dele. E a m√°quina pode inclusive funcionar offline (pensando em √īnibus que passam por regi√Ķes com baixa ou nenhuma internet), pois a maquininha precisaria apenas guardar na mem√≥ria quais cart√Ķes est√£o sendo passados e quantas vezes. Depois, quando o √īnibus voltar a ter acesso √† internet, essa informa√ß√£o 'acumulada' se comunica com o servidor para gerar a baixa de saldo respectiva.
(claro que isso poderia causar problemas como descobrir posteriormente que tal usuário não tinha saldo suficiente para a transação, ou outra coisa, mas dependendo do caso, é um risco válido, melhor que travar a catraca de todo mundo e incentivar a galera com saldo a pular).

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Nunca duvidais do usuario. Ontem mesmo nessa mesma impresa tem um toten para você pegar salgado e bebidas visando aumentar a velocidade sem que você tenha que esperar na fila. e o engraçado é que não bloquearam a barra de tarefas do windows 10 (sistema aonde roda ) fui la ontem no cantinho da tela e arrastei para cima e vuala... Senti vontade de reiniciar aquilo k