Executando verificação de segurança...
1
Thorin
1 min de leitura ·

🎯 Me sinto perdido na minha carreira — e na vida

Hoje trabalho com suporte em TI, e sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de Técnico em Informática com Ênfase em Programação. Sempre fui apaixonado por tecnologia, especialmente pela programação — que, por muito tempo, foi uma das minhas maiores motivações.

Mas a verdade é que, nos últimos anos, minha vida parou.

Perdi meu pai, em 2015, por um câncer de estômago. E minha mãe, em 2022, por um câncer de mama. Essas perdas deixaram feridas profundas. Desde então, sinto que meu potencial foi se apagando, minha motivação foi embora, e aquele brilho nos olhos ao programar deu lugar a uma sensação de vazio.

Hoje, com 29 anos, me vejo estagnado.
Não apenas profissionalmente — mas emocionalmente, espiritualmente, existencialmente.
E, para ser honesto, a cidade onde estou também não colabora. Me sinto fora de lugar, desconectado, como se não houvesse espaço para crescer, para recomeçar.

Carregando publicação patrocinada...
1

Meus 2 cents:

Primeiramente, meus sentimentos para com suas perdas.

Quanto a situacao, como comentaram alguns colegas - o apoio medico especializado pode ser util: o psiquiatra pode te receitar medicacoes que ajudam no equilibrio quimico do cerebro apoiando em momentos como esse. E um psicologo pode ajudar a entender a situacao atual e caminhos que possam ser seguidos e entender alternativas.

Se voce estiver em SP - o drconsulta tem estes profissionais a precos bem acessiveis.

Seguindo um pouco, um exercicio que me ajudou faz alguns anos em situacao parecida foi o seguinte:

1 - Como voce gostaria de ser ver em 20 anos ? Aqui vale tudo e nao precisa compartilhar com ninguem: o que voce gostaria para voce daqui 20 anos ? Quais itens gostaria de conquistar, qual a situacao que gostaria de vivenciar ? So nao vale coisas que dependam de fatores externos, como ganhar na mega sena. De resto, ta liberado - sem filtros, sem julgamentos.

Quer se um profissional de sucesso ? Descreve o que isso significa para ti

Quer ser rico ? Descreva o que ser rico significaria, quais as coisas especificas que voce gostaria de fazer se fosse rico

Quer ser ter um relacionamento ? Descreva como seria um relacionamento ideal, o dia-a-dia, estas coisas.

Quer ter saude ? Descreva o que faria com esta saude, o que ela te permitiria.

Enfim, crie uma visao do que voce gostaria. Mas escreva (papel, bloco de notas...)

Escreveu ?

Agora, baseado nisso, descreva onde voce quer estar daqui 10 anos, ou seja, na metade do tempo do item acima.

Se voce quer X em 20 anos, em que ponto voce estaria daqui x/2, 10 anos ?

Descreva.

Continuando, descreva onde voce quer estar daqui 5 anos, ou seja, x/4.

Se voce quer X em 20 anos, X/2 em 10 anos, como precisa estar em 5 anos ?

Descreva.

Agora descreva quais as atitudes necessarias que precisa tomar hoje, nos proximos 6 meses e no proximo ano para encaminhar a situacao desejada para daqui 5 anos.

Descreva.

Agora analise as atitudes que voce tem tomado no dia-a-dia: compare com as atitudes ideais que voce descreveu como necessarias para o curto prazo (hoje, 6 meses, 1 ano).

Voce esta tomando atitudes que te levam mais proximo ou mais longe do que voce descreve como o que gostaria ?

Quais atitudes hoje estao alinhadas com seus sonhos e objetivos e quais nao.

Descreva quais atitudes precisam ser mudadas no curto prazo.

O foco aqui nao eh se sentir pressionado ou desanimado - mas apenas fazer um diagnostico: onde eu gostaria de estar no futuro ? Como minhas atitudes no imediato, curto e medio prazo estao me ajudando a construir o futuro que quero para mim.

De posse deste diagnostico, veja quais atitudes imediatas ou de curto prazo que podem ser realizadas - e que dependam apenas de voce: saude ? comecar a caminhar 3x por semana. Profissional ? Estabelecer uma rotina basica de estudos (p.ex. SOLID, design patterns) e assim sucessivamente.

Nao sou medico - entao considere o que falei acima com moderacao. Mas me ajudou em determinado momento da vida a enxergar caminhos - posteriormente mudei quase tudo que tinha descrito, mas pelo menos me ajudou entender como estava vendo o mundo e o que via pela frente como ideal.

Novamente, o apoio medico (medicacao e aconselhamento) podem ser fundamentais para te ajudar nisso.

Boa sorte !

0
1

Primeiro eu sinto por suas perdas, uma coisa que pode te ajudar nesse ponto é buscar um psicólogo ou psicanalista, mesmo que seja online isso pode te ajudar muito. Eu passo faz uns 4 anos com uma psicanalista e dados todos os perrengues que passei já teria desabado se não fosse pela ajuda dela.

Quanto a carreira, você quer se tornar um programador ou continuar como Suporte? Você teria interesse em aprender alguma linguagem e tentar fazer alguns projetos paralelos pra treinar?

Se valer de inspiração eu fiz esse vídeo falando da minha traget

1

Primeiro de tudo, procure ajuda, pelo teu texto está prestes a cair em uma depressão, e isso é muito sério. A sociedade ainda negligência este assunto, mesmo sendo uma calamidade de saúde pública mundial. As pessoas estão cada vez mais com o psicológico abalado (no seu caso é totalmente compreensível), tem que ter acompanhamento sério.

Fora o auxílio médico tente sair e conhecer pessoas, conversar, ter contato com a natureza sempre ajuda, busque auxílio espiritual se achar necessário. Não se deixe tomar pela tristeza, fique bem e em paz 💓

1
1

Sinto pela situação, mas o mundo nao é um passeio no parque. Todos nós temos nossos BOs, e o que você passou e passa, muitos passam. Eu sei que é duro ouvir algo como "ok, vc ta na merda e tem um monte de gente assim tb", mas é isso.

Eu tenho 45 anos e comecei a programar em 1995, eu me sinto um afortunado por ter estado lá, mas se eu tivesse 20 anos hoje, eu nao começaria com programação não. O que eu faria? segue algumas ideias

  1. No brasil, eu estudaria para concurso igual um maluco, pra qualquer área.
  2. Eu focaria no estudo do ingles pra sair daqui, ir morar fora mesmo que fosse como uber.
  3. Eu faria um senai aí de pedreiro pintor eletricista e ia ganhar dinheiro com isso, dá bem mais que programação hoje em dia. Eu pensaria nisso se tivesse meus vinte e poucos anos.
  4. tentaria abrir um pequeno negocio vendendo hamburguer pelo ifood

Se nada mais te prende na sua cidade, se vc nao gosta dela, busque uma cidade que vc irá gostar, que nao seja cara (areas litoraneas ou capitais), e recomece a vida. Um recomeço pode ajudar muito; Eu recomeçaria como pintor/eletricista/pedreiro. E deixaria programação de lado.

0
1

Cara, sinto muito pelas suas perdas e a situação que você se encontra. Já tentou buscar ajuda de um profissional? Acredito que seria a melhor escolha a se fazer no momento, pode te ajudar a encontrar um novo sentido. Claro, se tiver condições. Forças 🤝

0