Executando verificação de segurança...
2

Introdução a computação - De senior a junior #ep1 | Material de estudo

Primeiro de tudo meu pessoal, eu quero dizer que minha intenção com essa série, de Senior e Junior, é te ajudar a evoluir na carreira com conhecimentos que poucos devs se preocupam. O que eu quero é compartilhar com vocês meus estudos, minha volta aos estudos. Eu estou a 3 anos sem programar profissionalmente, e isso me trouxe um “gatilho” de que eu preciso me mexer. Eu já sei programar. Faço isso a aproxidamente 20 anos, então o problema aqui não é código, é uma visão de como as pessoas estão começando as carreiras de forma errada, aprendendo coisas que não precisam enquanto conceitos básicos estão ficando de lado. Isso está tornando a área de tecnologia um grande corredor de reclamações sobre vagas, requisitos e bla bla blá. Na minha opinião a verdade é que as pessoas se prepararam pouco nos últimos anos, o que criou uma massa enorme de novos profissionais trabalhando em coisas complexas, ganhando dinheiros absurdos e quando os problemas reais chegaram, ninguém soube resolver. Por isso resolvido passar por todo meu processo de aprendizado, claro que extremamente otimizado, pra caber em conteúdos que se tornem interessantes pra vocês, desde o início, desde os conceitos mais primários.

Vou trazer aqui a ideia, a introdução, algumas dicas do que pesquisar e gostaria muito do apoio de vocês e gostaria também da participação de vocês nesse período, ainda indeterminado, de estudos que vamos passar juntos, demoro? Então vamo ai começar essa parada…

Se preferir assista o vídeo no meu canal
https://youtu.be/cCeP8bNNNvU

Tu sabe o que é ciência da computação?
Ciência da computação é realmente muito mais do que apenas programas de computador. É preciso entender mais sobre algoritmos pra entender de verdade como os problemas devem ser resolvidos.

Lembre-se que Ciência da computação não diz respeito a computadores. Existe uma citação atribuida a Edsger Dijkstra que diz:

> Ciência da computação tem tanto a ver com o computador como a Astronomia com o telescópio, a Biologia com o microscópio, ou a Química com os tubos de ensaio. A Ciência não estuda ferramentas, mas o que fazemos e o que descobrimos com elas

É importante estudar esta disciplina e entender sobre como os computadores modernos resolvem problemas de fato. Isso será extremamente útil no futuro, pra você Junior, você Pleno e pra você Senior também, viu?

Em uma das minhas pesquisa acabei lendo algo sobre as Stonehenges, que em meados dos anos 50 e 60 estudando astronomia e civilizações antigas, docentes da Universidade de Oxford, na Inglaterra, descobriram que a posição das pedras, se olhadas no lugar certo, remetem eventos celestes, eclipses lunares entre outras descobertas, muito louco pensar que povos antigos já criavam processos e algoritmos pra resolver os problemas da época.

O computador que usamos hoje em dia foi criado pra processar informações, certo? Então significa que tu passa uma instrução e ele devolve uma resposta. Isso funcina através de uma linguagem “simples” demais rs… Binários. Já ouviu falar? Já brincou com números binários?

Basicamente são combinações de 0 (zeros) e 1 (uns) que nos permite representar informações complexas, como números, letras maiúsculas e minúsculas, sinal, pontuações, enfim… tudo que tu vê na tela ai basicamente no fim das contas vira um binário.

Bit é a menor unidade que um computador consegue interpretar, um bit pode ser um 0 (zero)ou um 1 (um). Oito desses caras formam um byte e daí tú pode começar a buscar mais sobre binários com a galera que ensina mesmo.

Agora falando de fato sobre conceitos de harware e software, que é o move a parada toda, nós temos em hardware a parte física e no software temos os programas de fato, um exemplo de software são os sistemas operacionais.

Vale uma pesquisa mais aprofundada sobre “Sistemas de numeração e representação de dados”, mas rapidamente falando, nós humanos utilizamos o sistema de numeração base 10, ou seja, 0123456789, os computadores utilizam base 2, lembra do binário, pois é dele que estamos falando. Existem outros sistemas numéricos, então desenrola no corre e da uma pesquisada por ai!

Bora então falar um pouco sobre a arquitetura básica dos computadores. Segundo o modelo proposto por John von Neumann um computador é composto por:

Unidade central de processamento — CPU (não sabe o que é? Falo nada…)

  1. Unidade de controle
  2. Unidade lógica e aritmética

Memória principal

  1. Memória RAM (já sabe né?… Pesquisa lá)
  2. Memória ROM (Aqui você vai lá no vídeo do canal e escreve nos comentário um exemplo de memória ROM)

Memória secundária

  1. HD
  2. SSD

Sabe mais algum? Comenta lá no vídeo do canal

Barramentos, periféricos são os que complementam a arquitetura de um computador, segundo o modelo de Newmann.

Eu fiz colegial técnico em web design, montagem e manutenção de microcomputadores e robótica, então desde cedo estudei esses conceitos e sempre fui curioso. Montei e desmontei diversos computadores durante minha juventude. Trabalhei com manutenção também, dei suporte de TI no começo da carreira e isso foi um aprendizado enorme.

E por agora é isso. Aqui nesse post tem diversos pontos que se tu parar pra estudar, pesquisar e de fato buscar aprender, vai ter conteúdo pra um bom tempo. Minha dica é: Se introduza nos assuntos antes de se aprofundar nos assuntos. Você tem tempo, não tente fazer tudo de uma vez. Separe algumas horas da sua semana e foque nisso.

Esqueça as redes sociais e foque em ti, ninguém além de ti vai conseguir absorver o conhecimento.
Vamos pra cima e é noiz, obrigado por terem chegado até aqui!

Carregando publicação patrocinada...