Executando verificação de segurança...
3

Devo guardar meus exercicios no git?

Comecei a estudar programação (de verdade) tem 2 meses, eu só gostaria de saber se vocês tem o costume de subir exercicios/trabalhos de faculdade e cursos pro Git. Porque eu imagino que no futuro seja curto ou longo prazo deve ser bom ter eles pra consultar ou relembrar algum código/solução que eu já encontrei antes.
Se sim, como vocês costumam organizar? por linguagem ou curso? (os dois talvez?), deixam tudo no mesmo repositório ou separam?

Agradecimentos de um pequeno estudante 🫡

5

Você não perderá nada por guardar, talvez um pouco de tempo para manter organizado, mas poderá ter essas lembranças quando, daqui um tempo, a tecnologia ter mudado tanto e suas habilidades também. É legal ver coisas feitas antigamente. Recentemente surgiu um tópico sobre emuladores de Clipper, por exemplo.

Você pode deixar o repositório privado, se for apenas para você mesmo, e organizar como achar que faz sentido. Provavelmente manter tudo num único repositório facilitará a busca e a manutenção. O esquema de pastas, você decide. Dica: deixe um README resumido sobre cada exercício, porque daqui a cinco anos você não vai lembrar quase nada do contexto. Até prints do projeto em execução podem ser úteis.

Eu mesmo fiz alguns projetos bem legais no curso técnico, como um sistema em Delphi que permitia criar legendas para um áudio e depois reproduzir com a legenda sincronizada. Tenho esses projetos distribuídos em pastas diferentes nos meus HDs de backup, se tivesse guardado tudo desde o início no Git seria algo bem mais organizado, e com menos risco de perder.

O que eu tenho armazenado nos meus HDs que é referente ao curso técnico está separado por ano e disciplina. O que é da faculdade, por semestre e disciplina. O que é de "cursos eventuais" (como cursos online, por exemplo), numa pasta específica do curso. É bom para alguns casos, ruim para outros. Uma boa busca permite encontrar o que deseja a partir de diferentes fluxos, por exemplo:

  • Encontrar sabendo o curso e disciplina.
  • Encontrar sabendo sobre o que era o projeto.
  • Encontrar pela data.

Resumindo, é uma escolha individual e dificilmente você conseguirá criar a organização perfeita, mas acho que vale a pena manter os exercícios num repositório para se lembrar do que fez depois.

3

thalinzz, se entendi bem sua pergunta, você gostaria de saber se vale a pena guardar seus arquivos de faculdade em um sistema de controle de revisão de código aberto maduro e mantido ativo usado por milhares de desenvolvedores em todo o mundo. (src). Até onde entendo, o sistema git é bem eficiente para documentos textos, em que diffs são armazenados em relação à primeira versão. Arquivos binários parece-me que são tratados de maneira diferente.

Entendo que Git é o sistema que pode estar instalado localmente em sua máquina ou em um serviço gratuito/pago na internet. O Codeberg, Github são exemplos de alguns deles (existem vários) na nuvem. Super recomendo manter suas experiências públicas, bem organizadas, pois registram sua trajetória ao longo da história. Repositórios públicos ou com acesso autorizado no Github podem receber pull requests entre outras vantagens. Como um bônus, você adquire experiência em lidar com um sistema para controle de versão.

Dica

No caso de você deixar seus arquivos de faculdade no Github, por exemplo, vale a pena atentar-se a dados e documentos muito pessoais que gostaria de manter em sigilo caso um dia resolva colocar seu repositório público. Melhor filtrar/planejar antes e evitar um trabalhão no futuro. Eu me surpreendi na primeira vez quando subi alguns códigos para um repositório público, notando depois que haviam informações pessoais lá dentro esquecidas acidentalmente. Editar na plataforma online mantinha tais informações no histórico de edições e eu não sabia removê-las de lá sem recriar o repositório do zero. Talvez os mais experientes aqui no Tabnews possam dar dicas como proceder nesses casos.

1

Sim, mas recomendo manter privado. Já aconteceu de uma aluna na minha faculdade postar a solução de uma atividade e outros alunos copiarem. No fim geral que colou perdeu a nota da atividade, inclusive ela! Além do mais, deixar esse tipo de conteúdo privado evita poluição no seu Github.

1

Sim!

Eu usei um HD que queimou, e no Dropbox (por volta de 2011). Achei que estava seguro no Dropbox, mas deletaram meus arquivos quando diminuíram o tamanho do meu storage lá. Eu fiquei muito chateado, pq queria comparar meus códigos de antigamente com os de hoje, e tal, e agora não tem mais como...

Use o Git, você não vai se arrepender! Mesmo que não haja versionamento de código, pelo menos ele estará salvo lá.

1

Bom, quando você fala guarda, penso que é muito interessante sim.

Pontos Positivos

1 - Ter uma melhor organização dos seus Estudos por pasta, módulos, etc., mas isso eu também conseguiria fazer deixando no HD, mas pensa que quando você colocar teu repositório no GitHub estará também treinando comando básicos como: git remote add, git add ., git commit, git push, git clone, entre vários outros.

2 - Vê também suas atividades de estudos, quantos commit você fez por mês, mesmo sendo um repositório privado, é interessante por essa parte.

3 - Mas importante pra quando você estiver buscando uma vaga, recrutadores irão analisar seu perfil mesmo que esteja projeto, básicos irão vê o que você produziu e esta produzindo, acredito hoje também tem muitos projetos OpenSource que você consegue contribuir e aprender no mesmo tempo.

1

Boa noite thalinzz, tudo blz? Programar é o nosso dever.
Bom, quanto as suas dúvidas, seria interessante organizar seus exercícios da seguinte forma: Crie um repositório no github tipo: RepositorioExercicios. dentro desse repositório você organiza os projetos por pasta, ex, pasta1, pasta2,etc.
Se for projeto de portfólio crie repositório individualmente para cada projeto para ficar mais organizado.
Quero também reforçar com você o conceito sobre git e github. O git é uma ferramenta de versionamento de código, enquanto o github é um local de armazenamento de código. É bom ficar ligado com isso aí pra não atrapalhar a progressão nos estudos.
Qualquer dúvida eu estou a disposição.

Abraços.

1

Sistemas alternativos podem ser úteis também como o gitness , radicle .
É bom explorar alternativas pois se todos usarem apenas um sistema é provável que no futuro a empresa mantenedora vai cobrar mais caro pra manter uma infraestrutura que armazene tudo isso, o que acabará tornando mais burocrático e menos acessível o serviço.