Executando verificação de segurança...
11

Existe a possibilidade real da gente parar de programar em localhost?

Este usuário do Twitter puxou essa discussão.

CEO da Planetscale disse: “A Planetscale não acredita no localhost”.
O GitHub roda inteiramente na plataforma Codespace deles.

Além disso outras ferramentas como CodeSandBox estão crescendo cada vez mais.

Será que o novo "Cloud Gaming" será um lugar para desenvolvermos em qualquer lugar sem perder tempo com build ou configurações de ambiente?

3

Na real, eu acho que isso já está acontecendo agora. Eu usei durante muitos anos o Codeanywhere mas deixei de usar o serviço porque as funcionalidades dele estavam ficando um pouco obsoletas e bem mais caro (eu usava desde 2014). Mas principalmente porque depois que comecei a usar o VS Code, acho que ficou mais difícil acostumar com outro editor de texto sem os plugins.

Mas estou vendo que esse mercado está crescendo a cada dia (e usando o VS Code na web) e não vejo a hora de poder parar de me procupar com stack local. Sempre achei chato esse trabalho de configurar ambiente e a impressão que dá é que estou acumulando lixo na minha máquina.

Sobre a questão de internet, o Stackblitz roda o Node localmente no navegador e depois da inicialização roda completamente offline. Devem existir outras ferramentas que fazem algo parecido. Mas a internet nunca foi um grande problema quando eu usava o Codeanywhere.

(Vendo agora, aparentemente até eles adotaram o VS Code online)

2
1
2
2

Pois é, eu nunca tive essa experiência, mas acho que faz total sentido né? Na nuvem a gente consegue ter uma máquina muito mais potente que pode rodar o projeto de forma muito mais rápida.

Acho que depende muito, agora, das empresas adotarem isso em massa pra passar pros funcionários, ou que o preço dessas ferramentas fique mais em conta.

2

Gabriel, excelente pergunta e eu sinceramente sonho com isso! No passado até já cheguei a configurar um EC2 na AWS para usar Vim e tmux, foi uma maravilha enquanto durou, mas depois comecei a sofrer instabilidades de conexão e não tive paciência de investigar. Em seguida fui para o Gitpod, mas eles passaram por uma época muito ruim de instabilidade e também parei de usar... aí acabei ficando no localhost mesmo.

Mas essa sua publicação me deu vontade de voltar a testar soluções de desenvolvimento na Cloud. Vou testar algumas e ver qual que roda melhor o TabNews 🤝

2
1
1