Executando verificação de segurança...
195

Tentando construir um pedaço de internet mais massa

Não sei se você compartilha comigo a visão de que recentemente a internet deixou de ser um lugar massa, pelo menos em sites onde a mídia principal é primariamente texto. Tudo está com um ruído tão grande, é tanta propaganda e oferta – quando eu navego por sites assim me surge uma sensação que eu sou uma presa, com 10 predadores prontos para atacar – e a gente ali, no meio dessa confusão toda, tentando extrair algum valor.

Mas já de início não quero passar a impressão errada: não tenho nada contra propaganda, ofertas ou marketing. Produtos e serviços precisam de visibilidade e projetos na internet precisam ser viáveis. Essa é a única forma de algo parar em pé, caso contrário, é apenas uma questão de tempo para qualquer iniciativa sumir do mapa.

E com isso eu faço uma pergunta que eu concordo ser um pouco grosseira de início, mas me dá uma chance para desenvolver:

"Por que você está trabalhando de graça para o Facebook, Instagram, YouTube...?"

Você está trabalhando mesmo se não criar nenhum conteúdo, pois sem perceber você está fazendo a curadoria de conteúdo, que é uma profissão real (com salários a partir de R$ 2.000,00), algo que nenhuma plataforma sobrevive sem isso e você trabalha de graça para elas ao visualizar, ou melhor, dar "Like" nos melhores conteúdos.

Mas como antecipei ali em cima, isso é uma posição grosseira e eu concordo, até porque uma rede social tem inúmeros usos e muitas vezes você acessa ela apenas para recreação, para brincar, o que é algo que iremos nos afastar completamente aqui no TabNews.

O que nos leva ao principal objetivo dessa tentativa de construir um pedaço de internet mais massa:

Conteúdos Com Valor Concreto Para Quem Trabalha Com Tecnologia

Quem trabalha com tecnologia de forma séria precisa consumir conteúdos com valor concreto. Então acho que chegou a hora de darmos um volta de 180 graus e ir na contramão do que está acontecendo atualmente nas redes sociais e voltar com o espírito dos fóruns de antigamente.

Nessa época era possível consumir threads (tópicos) que misturavam informações valiosas tanto na postagem principal, quanto nas respostas (e que muitas vezes traziam mais informações valiosas que a postagem principal).

E algo que contribui para isso acontecer é a plataforma dar o mesmo espaço de criação para quem está publicando o conteúdo originalmente e para quem está respondendo. E você pode fazer esse teste aqui e clicar no botão de responder e notar o tamanho da caixa que abre para você elaborar uma resposta (compare com o espaço que o Facebook ou Instagram dão para uma resposta).

E tão legal quanto isso, é que tudo no TabNews é considerado um conteúdo, tanto que uma resposta possui seu próprio link (a sua própria página exclusiva), independente se é a resposta, da resposta da resposta.

Então é aqui que entra uma mecânica importante: nós vamos desestimular comentários simples, como por exemplo um agradecimento "ah valeu! falou..." em favor de comentários que devolvam algum valor concreto. E caso isso não seja possível, será possível devolver valor ao autor do conteúdo através das TabCoins.

TabCoins

Diferente de sites como o Reddit onde você pode comprar moedas virtuais utilizando dinheiro externo, o TabNews nunca irá abrir margem para compra de TabCoins e a única forma de adquirir elas é gerando valor concreto através da publicação de notícias, artigos, perguntas, tutoriais ou comentários.

Você irá receber essas moedas tanto no ato da criação desses conteúdos, quanto ao receber moedas de outras pessoas que acreditaram que o seu conteúdo possui valor concreto.

Então ao invés de uma mecânica de Like em que numa rede social convencional você pode infinitamente colocar 1 Like em cada post que quiser (pois o seu saldo de Likes não vai acabar), no TabNews a sinalização de valor não é banalizada e sempre herda de algum valor concreto previamente criado.

Mas como fazer com que isso não seja trabalho de graça? Ótima pergunta e isso nos leva ao próximo ponto:

Revenue share

Vou ser breve nesse ponto, pois isso está sendo profundamente discutido nessa issue, mas em resumo nós vamos fazer uma mecânica em que a participação das pessoas faça elas terem a oportunidade de oferecer "algo" nos espaços dos anúncios da plataforma.

Isso é extremamente empolgante, porque "algo" pode variar desde produtos ou serviços convencionais, até seus projetos pessoais, como repositórios no GitHub na qual você não gastaria dinheiro para divulgá-los, mas com essa mecânica você avaliaria divulgar. Ou até divulgar seu portfólio, site pessoal, vaga de emprego, o que fizer fechar a conta para você e tornar viável e sustentável a sua participação na plataforma.

Mas e se uma empresa quiser diretamente comprar anúncios?

Isso é uma excelente pergunta e algo extremamente importante de deixar explícito já agora: nós não vamos vender anúncios e empresas não vão poder penetrar na plataforma utilizando dinheiro externo.

Se uma empresa quiser ter um espaço dentro do TabNews, ela é extremamente bem vinda e precisará participar do fluxo completo de contribuição (que foi desenvolvido na issue citada acima)... em resumo: gerar valor concreto. Não se esqueça que a qualidade do material encontrado dentro do TabNews é "conteúdos com valor concreto para quem trabalha com tecnologia".

E como fazer com que isso não vire um outro espaço qualquer na internet? O próximo tópico responde isso.

Quem são as pessoas que participam do TabNews?

Nós somos pessoas brutalmente exatas e empáticas, simultaneamente. Sugiro você parar para pensar por alguns minutos como estes dois pontos, quando simultaneamente levados ao máximo, conseguem criar interações extremamente valiosas para quem está participando de uma discussão. Não pode ser só um ponto, nem só o outro... precisam ser os dois ao mesmo tempo.

E o termômetro para entender se isso está sendo aplicado é simples: as pessoas estão se afastando ou se aproximando? Se de uma discussão as pessoas somente estão se afastando, ou as respostas contém nada além de sarcasmo, posturas negativas aplicadas de forma genérica ou generalizada... não estamos aplicando nossa cultura. Para a maioria dos assuntos que existem no universo da tecnologia, há uma forma de abordá-la que consiga unir as pessoas, nem que seja unir para discordar. E dos assuntos onde isso não é possível, talvez o TabNews não seja o melhor lugar para publicá-los.

Mas o nosso cuidado aqui não é somente nas pessoas, mas também na tecnologia por trás de tudo e eu acredito que você vai adorar os últimos dois pontos:

API First

Todo TabNews foi construído através de APIs públicas e você pode consumir elas da forma que desejar (respeitando as políticas de uso). O acesso é tão simples quanto conseguir inclusive acessar esse conteúdo que você está lendo nesse momento por API. Quer fazer isso agora? Olha que massa:

Observe que a URL desse conteúdo é:

https://www.tabnews.com.br/filipedeschamps/tentando-construir-um-pedaco-de-internet-mais-massa

Se você adicionar /api/v1/contents após o domínio do TabNews, você consegue todo o JSON que formou esse conteúdo, por exemplo:

https://www.tabnews.com.br/api/v1/contents/filipedeschamps/tentando-construir-um-pedaco-de-internet-mais-massa

Se você quiser todos os conteúdos do site:

https://www.tabnews.com.br/api/v1/contents/

E tudo o que você imaginar está disponível pela API, desde Login, Publicar novos conteúdos e até as estatísticas do site. Isso significa que você pode construir o seu próprio client, em qualquer linguagem, em qualquer lugar e que faça qualquer integração.

E o mais massa é que tudo isso está disponível de forma Open Source!

Open Source e Membros

Mais uma observação: no momento que estou escrevendo esse conteúdo, o repositório do projeto está no modo Privado. Mas será colocado de forma Pública em breve.

Você pode acessar o repositório do TabNews para acompanhar todo o desenvolvimento do projeto e aqui cabe um agradecimento aos Membros da Turma do meu canal no YouTube, pois sem a interação com eles o projeto seria algo completamente diferente. Quando eu falo sobre "construir um pedaço de internet mais massa" eu tenho total confiança que isso é possível muito por conta da vivência com os Membros da Turma dentro e fora do repositório. Membros, vocês são sensacionais! Muito obrigado a todos que colocaram a mão na massa programando, abrindo issues, comentando, participando das lives de abertura e fechamento das Milestones e apoiando financeiramente através do programa dos Membros para que fosse viável tocar esse projeto 😍

Conclusão

Pode notar que estamos fazendo o TabNews com muito carinho, então vamos seguir esse projeto com calma, evoluir ele de forma saudável e sem se atropelar. O objetivo a ser atingido pelo TabNews é de um dia as pessoas fazerem uma procura no Google e colocar como sufixo a palavra chave tabnews para cair diretamente aqui... e isso só se constrói a longo prazo.

Então se você descobriu o projeto somente agora e acredita já ter perdido o bonde, não chegue nem perto de continuar pensando isso: temos muitas coisas sensacionais ainda para programar, ajustar, melhorar e escrever artigos e respostas com valor concreto. Seja extremamente bem vindo ou bem vinda!

Escrevendo em nome de
Filipe, Gustavo e Renata.

20

Achei esse projeto recentemente e foi uma das coisas que mais me deixou empolgado em anos navegando pela web. Parabéns ao Felipe, Guga e Renata por idealizarem isso!

18

Olá!

Em primeiro lugar, quero parabenizá-los pelo projeto.

Meu nome é Fabiano Ferreira, sou do estado do Rio de Janeiro, e, uma das minhas paixões é programação e tecnologia.

Fiquei sabendo do projeto, por que um amigo de um grupo de programadores cegos, que eu participo no whatsapp, divulgou o vídeo onde o Felipe fala sobre o tabnews.

Sou cego total, então, assim que ouço falar de um projeto novo, quero logo verificar a acessibilidade.

E no caso do tabnews, só dou 10 por que não dá para dar 11!

Vocês não imaginam o quanto a gente sofre com falta de acessibilidade na web, principalmente por sites grandes e pelas próprias redes sociais.

As iniciativas existem, mas, não adianta você fazer acessibilidade, sem ouvir os verdadeiros usuários da tecnologia assistiva.

Não sei se vocês conversaram com algum cego, mas, a interação do NVDA - leitor de telas que processa as informações no windows e devolve em forma de voz (é mais do que isso, mas vamos resumir assim),
com o site do tabnews, usando como navegador o mozilla firefox é simplesmente empolgante!

Vi algumas pequenas coisinhas que, com o tempo, podem ser ajustadas, mas, quero ler mais coisas na plataforma, entender mais da filosofia do espaço e, assim, vou trazendo o que eu puder para contribuir para que o tabnews continue nesse caminho.

Espero também aprender um pouco de tecnologia por aqui, pois, embora seja um amante de programação, as dificuldades com ela são grandes.
O "bicho papão" chamado Orientação a objetos, por exemplos, me persegue desde a faculdade.

Vi que existe um post sobre acessibilidade, e achei muito bacana.

Em fim... é isso por enquanto.

Espero que minha empolgação não me tenha feito ir contra as regras do espaço, pois, parece que eu saí totalmente do tema do post!

Abraços,
Fabiano Ferreira.

6

Fabiano, que retorno sensacional, muito muito obrigado mesmo por vir publicar aqui e acessibilidade foi um dos tópicos que foram levantados logo no início do projeto.

Sobre os ajustes que ainda faltam serem feitos, por favor, não deixe de publicar aqui para lapidarmos tudo que for possível.

Um abração e seja super bem vindo ao TabNews!

4

Fiquei ontem, umas boas horas lendo coisas aqui na plataforma.
A ideia é simplesmente, como você mesmo costuma dizer 'muito massa'!
Já lembrei de algo que gostaria de apontar, para futura verificação, se possível:
Quando estamos escrevendo na plataforma, como agora, por exemplo, em que estou respondendo para você, ao mexer com as teclas de cursor (seta para esquerda, direita), bem quando apagamos algo apertando backspace, não temos retorno do que foi feito.

Um exemplo, se escrevo a palavra tabnews, mas, errei, e coloquei uma letra p no lugar do b.
E digamos que fui dar conta disso um pouco depois, quando já escrevi mais conteúdo depois.
Precisaria então ir voltando com a seta para a esquerda, ou, apagando para trás com backspace, e, seja voltando, avançando ou apagando, os caracteres que recebem foco deveriam ser falados, e é isso que não ocorre no campo de edição.
O leitor de tela sempre diz "em branco", dando a impressão de que não há nada escrito.

Para contornar, escrevo em outro editor de textos, depois vou ao campo de edição e colo o conteúdo.

De toda forma, fico grato pela atenção e, que esse projeto possa ser um grande sucesso!

17

So pela apresentação ja da pra ter uma ideia que sera muito massa ter um pedaço de internet mais massa. Fico agradecido pela criação e com certeza ajudará muitos

16

Eu achei a ideia INCRÍVEL,me sinto HONRADO de fazer parte de algo tão GRANDIOSO(e o melhor de tudo,bate uma nostalgia,principalmente por poder usar meus emojis antigos XD).

16

Bem, Filipe eu já tenho uma certa admiração por ti como programador e sobretudo como ser humano. Eu tenho dificuldades em contribuir em comunidades de programação onde faço parte, mas pelo prefácio da TabNews irei passar de utilizar este espaço para expor as minhas explanções de diversos assuntos ligados a programação, é claro. Tentarei ser interativo, participativo e sobretudo empático e cortês aqui, desde logo percebi que este projeto é viável, tem bastante indícios de chegar longe...
E por outra, gosto bastante dos teus conteúdos são épicos.
Muito obrigado, Deschamps!

15

É muito bacana poder me sentir a vontade na internet novamente. Infelizmente as redes sociais mainstream, como você bem disse, tornaram-se puramente comerciais e perderam a sua essência. Infelizmente, principalmente no meio de tecnologia, as empresas concentram cada vez mais seu meio de recrutamento externo pelo LinkedIn, este também afetado pelo fenomeno supracitado. Vocês tem algum plano no sentido de expor vagas na área de TI (em geral) ou criarem um braço do TabNews para ligarem pessoas e empresas?

15

A que calor no coração de saber que o projeto saiu do forne e que vamos ter ao menos um pequeno espaço para conseguirmos nos concentrar e partilhar no que mais é importante para todos (carinho, afeto e CONHECIMENTO).
Parabéns pela iniciativa e por todos que colaboraram para o portal vir ao ar.
Abraço pessoal.

14

Felipe, excelente iniciativa e faz todo sentido do mundo. Realmente a internet hoje atropela de conteúdo e as pessoas ficam perdidas. Elas não percebem o tempo gasto vendo informação e o valor que não é agregado. Eu recentemente criei uma comunidade, justamente com esse foco, unir pessoas e profissionais da área de Segurança da Informação para compartilhar, aprender e ensinar.
Precisamos usar a internet ao nosso favor e consumir da melhor forma.
Parabéns e conte comigo nesse projeto. Vou acompanhar de perto e já divulgar ao máximo para o pessoal da nossa comunidade. Será muito útil.

4
4
11

Que sensacional!! Até me senti inspirada paraa trazer conteudos de valor para o Tabnews, Ja vou compartilhar com todos os meus colegas devs.
E isso realmente é uma coisa real, eu que estou começando me sinto metralhada de informação e propagandas que as vezes me desfocam, um lugar como esse é definitivamente o que eu procurava, um lugar onde me sinto mais leve e acolhida. Valeu Filipe e equipe

11
1
11

É um prazer estar vivenciando esse projeto desde o início! Parabéns ao Felipe, Guga, Renata e à turma que estão participando no desenvolvimento.

Para mim, esse projeto é muito maior do que pretende ser.

Por que afirmo isso? É simples: vejo muitas pessoas iniciando no mundo da programação nos comentários do canal do Filipe no YouTube, e, como uma delas, digo que o TabNews é uma baita inspiração para mim (no sentido de desenvolver algo grande e útil), pois também tenho alguns projetos pessoais desafiadores e que podem ser úteis ao mundo, mas me acho "pequeno demais" já que comecei a estudar Linguagem de Programação do zero há apenas 2 semanas.

Porém, acredito que nada seja por acaso, e o TabNews veio na hora certa para me dar a iniciativa e motivação necessárias para seguir em frente. E creio que seja assim também para muita gente.

Se você for uma dessas pessoas que têm algum sonho e está lendo isso, aproveite para a surfar a onda junto com a gente! :D

Então, só me resta agradecer demais e desejar todo o sucesso do mundo ao TabNews e sua equipe.

1

Olá, Lucas. Só queria falar que me identifiquei muito com o seu comentário. Estou entrando no mundo da programação, acabei de conhecer o trabalho do Filipe e lendo os comentários, me deparei com o seu. Resumiu perfeitamente como estou me sentindo.
Descobrir este projeto foi, sem dúvida, a melhor coisa que poderia me acontecer nesse momento.
Parabéns, Filipe e toda a sua equipe.
Sucesso sempre.

1

Massa. Raah! Eu dei uma parada com a programação (normal vindo de mim...), pois precisei me dedicar a coisas que me davam retorno financeiro mais imediato. Mas fiquei muito contente com seu comentário.

10
10

Que legal!! Parabéns Filipe e à todos os envolvidos, gostei muito da proposta do Tabnews.

Eu sempre tive esse "problema" em utilizar essas redes sociais (Instagram, Facebook, etc), à algum tempo eu venho melhorando o conteúdo que eu consumo (tentando evitar a quantidade imensurável de conteúdos que não me agregam em nada), e cá estou, olhando para uma plataforma que parece ter muito à me oferecer, assim como eu também tenho.

Agradeço desde já à todo o esforço e comprometimento.

9

Já tenho conteúdos para por no Tabnews, porém fiquei com uma dúvida. Pelo nome conter "news", o objetivo é ser "somente" um repositório de notícias relacionadas com a tecnologia? Podemos inserir conteúdos relevantes sobre dúvidas comuns na área da programação, como por exemplo, "O que são as tipagens estática e dinâmica?" como no Stackoverflow? Pode ser uma pergunta óbvia mas não estive envolvido na programação do Tabnews, mas quero contribuir com conteúdo de qualidade e estar 100% alinhado com a visão descrita neste post.

12

Caro xará do Deschamps, aliás xará é bem brasileiro porque deriva do tupi, 8-D considerando que o news é notícia e noticiar é se fazer ouvir, comunicar, dar ciência de algo a alguém você está totalmente certo de que não teremos apenas notícias no jargão de furo de reportagem ou lançamento de algo. A grandiosidade do projeto está exatamente em valorizar o "noticiar" do que é relevante para você, seja ele um conteúdo dos estudos que você está fazendo, de um projeto que você está criando, da utilização de um produto ou seja ela qual for o conteúdo relacionado a tecnologia que você pode escrever aqui no TABNEWS. Dessa forma o TABNEWS já nasceu como uma evolução dos antigos fóruns, com uma pitada de caos de informação cuja estabilização se dará pelo destaque de relevância que ela receberá dos demais leitores/editores no proceso de curadoria seja pelos comentários ou pelos TABCOINS. Então sinta-se a vontade para contribuir, lembre-se que se uma postagem sua não estiver no TREND isso não significa que em algum momento ela não seja de total relevância para alguma pessoa. Exatamente como eram os fóruns, que pela indexação da internet em algum momento quando você buscava por uma informações específica ela estava lá em forma de um tópico muitas vezes até de anos atrás mas que ainda sim contribuia de forma significativa para que você trabalhasse essa informação para chegar a conclusões que talvez de outra maneira você não conseguiria.

4

Daniel, que comentário SENSACIONAL, eu não tinha visto. A gente precisa criar logo um sistema de notificações para ninguém perder algo tão valioso quanto isso 😍

Até tomei nota aqui da URL permanente dessa sua postagem, porque você esclareceu algo que estava escondido para mim e para o Guga. Muito muito obrigado!

7

Incrivel!!! Saber que vai existir um pedaço da internet em que vai ser tudo fidedigno e seguro quato a sua veracidade é simplesmente reconfortante. Muito obrigado, e parabéns pela iniciativa.

7

Estou curioso para ver o desenrrolar do projeto. A simplicidade da versão atual do TabNews está me deixando com a mesma impressão boa de quando conheci o twitter uns anos atrás. De que podemos criar algo incrível aqui. Sucesso!

7

Muito bom!

Estou iniciando na programação, inclusive já trabalho na área de Desenvolvimento, mas estou me sentindo muito perdido e eu estou tentando de verdade engatar a marcha e seguir em frente, mas está dificil.

Foi um sonho estar onde estou nesse momento, e sei que essa é a profissão que escolhi para minha vida, e saber que um projeto desses está sendo criado, me deixa mais animado pois só de saber que terá um lugar onde vou poder procurar algo de concreto e que realmente irá ajudar as pessoas, já me deixa mais tranquilo, já te assisto faz algum tempo Filipe seus conteúdos são ótimo e todo o cuidado que tem para deixá-lo organizado e "clean" na internet é incrível.

7

Estou extremamente feliz de ver esse projeto saindo do papel depois de ver ele surgindo na comunidade de membros!
Apesar de não ter encontrado tempo pra contribuir com código (ainda) fico feliz de estar indiretamente "financiando" ele através do membros da turma. Sou fã demais do seu trabalho Felipe! Vida longa ao TabNews!!!

7

Realmente acredito no projeto desde o 1º dia, trabalhando em um hospital a pandemia não me deu momentos de folga ou homeoffice como muitas pessoas tiveram, então realmente não tive nem estou tendo tempo de colaborar efetivamente com o repositório no github, muitas vezes nem mesmo chance de acompanhar de perto como estão sendo desenvolvidas cada parte do projeto. Tudo isso seria muito bom pessoalmente para mim, mas em nenhum momento essa situação ofusca a satisfação de fazer como Membro da Turma, que mesmo com poucas contribuições na fase preliminar antes mesmo das codificações inicial, já me trazia certeza que tudo isso vai muito além de um projeto, de um site de notícias, é realmente uma oportunidade única de reunir pessoas interessadas em produzir e consumir conhecimento sem os vícios das ferramentas sociais hoje existentes que acabam gerando ruídos desnecessários e engajamentos tóxicos.

3

verdade hoje as redes sociais são movidas a likes e não a conteúdos de qualidade, além de não ter um debate de ideias sadio, só pessoas reativas, e infantis que fazem sarcasmo de tudo e pensão serem possuidoras da verdade absoluta.

1

Que comentário sensacional Daniel, muito obrigado por vir registrar isso aqui.

O apoio dos Membros foi fundamental inclusive daqueles que não conseguiram participar programando (ou até nem conseguindo espiar o projeto), pois só foi possível ter a coragem de desacelerar um pouco o canal para se focar no TabNews por conta do apoio financeiro que os Membros trouxeram.

Vamos fazer de tudo para que aqui seja de fato um pedaço melhor de internet e a participação de vocês estará eternizada nisso 🤝

6

Bela iniciativa, estou começando a caminhada no mundo da programação aos 33 anos, espero encotrar prazer e sabedoria nesse novo processo.
Apareceu um vídeo seu e no primeiro contato adorei a forma de explicar, de se abrir e de mostrar o seu connhecimento. Na sequência assisti mais uns 10 vídeos até cair aqui nessa proposta top.
Continuarei acompanhando, aprendendo e se possível contrubuindo para o crescimento desse ideia.

6
6
6

Confesso que estou ansioso para participar do TabNews 📰. Este projeto irá mudar muito a vida de quem realmente procura por conteúdos relevantes, focando como principal objetivo: informação de qualidade.
Parabéns à todas às pessoas que estão colaborando com o projeto. 🚀

6

Eu fiquei com uma duvida sobre as TabCoins, se eu tiver muitas e uma empresa me pagar para anunciar ela aqui utilizando as minhas TabCoins eu posso?

Ps: Adorei a ideia do projeto!

1
6

Parabéns pela iniciativa. Fico muito feliz em ver um projeto assim.

Eu era muito assíduo nos fóruns, principalmente no Adrenaline lá no início dos anos 2000.
Vou acompanhar o projeto.

Gostei também da decisão de ser API First. Isso abre espaço para clientes.

Assim, quem sabe, com a ajuda da comunidade, podemos iniciar um projeto open source para um cliente em flutter.

Vamos pra cima!

5

para inspirar todos aqueles que embarcam nesse barco...

No momento que publico essa resposta eu tenho 16 anos, em janeiro farei 17 e estarei apenas à um ano de ser maior de idade e é muita responsabilidade e variáveis que precisam ser consideradas por um adolescente no início da vida adulta. Mas com certeza eu tive muita sorte, pois encontrei algo que gosto desde pequeno e a anos eu venho aprendendo e me desenvolvendo. Foi ai que em mais um desses momentos de mudanças aos 14 anos eu conheci o filipe deschamps a rocketseat e acompanhei muitos outros canais que realmente agregam valor ao nosso mundo utilizando a internet. Eu conheci desde cedo um lado incrível dela o que foi muito importante para o meu amadurecimento, ao ler fiquei maravilhado com o que está sendo criado aqui e venho agradecer e compartilhar esse relato tanto para animar quanto para compartilhar algo que acontece com os jovens como eu que sabem o que querem da vida e se veem nesse turbilhão diário. Estou empenhado em consumir todo conteúdo oferecido e também oferecer aquilo que aprendi (por mais que eu não saiba se um adolescente tenha muito a oferecer, mas se puder né).

embarco aqui nessa jornada, trarei comigo todos aqueles que puder nesse barquinho, e com eles viajarei até onde o horizonte se torna o infinito.

espero que essa mensagem tenha te inspirado de alguma forma :) boa sorte a todos na jornada<3

2

Parabéns welly, minha história é muito parecida com a sua. Hoje também tenho tenho 16 comecei mais o menos na mesma idade. É difícil mais vale a pena cada, erro cada hora que você passa com dor de cabeça preso em um problema é uma hora de aprendizado. Hoje posso dizer que conheço um pouquinho de tudo, passei por várias áreas dentro da TI (Front-End, Backend, DevOps e uma coisa ou outra de Big Data), todas elas são bem diferentes e tem seus desafios, mas oque todas tem em comum?
DESAFIOS,e o que te torna um bom profissional é saber lidar com eles.

1

Fico muito feliz que meu relato chegou a pessoas como eu, e eu também tenho passado por várias áreas de TI e descobrindo cada vez mais. A tendencia é nunca parar! pois sempre surgem coisas novas e interessantes para aprender e se tem uma coisa que a gente de TI gosta é isso.

E SIM!!! desafios são ótimos. E para nossa sorte a gente tem bastante isso na nossa carreira como qualquer outra, porém as vezes até um ponto e vírgula pode se tornar algo desafiador na nossa área KKKKKKK achá-lo nem se fala.

É bom conhecer pessoas da minha idade por aqui, espero voltar aqui um dia e reencontrá-los novamente e percebermos o quanto ficamos grandes com o passar do tempo :)<3

5

Ter a oportunidade de participar do projeto desde o início e ler esse texto agora é muito empolgante. E melhor ainda é ter a paz de saber que, no fim das contas, não importanto tanto assim o futuro dele, pois o impacto que ele já tem tido na vida dos participantes é gigante. Tem sido como uma escola, onde as pessoas aprendem, através da prática, a se relacionar - de forma brutalmente empática e exata -, formam laços e adquirem muito conhecimento. É uma oportunidade incrível tanto para quem está começando, pelo pacote massinha, quanto para quem já tem uns bons anos na área, pois poderá contribuir num ambiente onde sua participação será realmente recompensada.

Sucesso!

5

É, a criatividade tomou conta de mim. Desde já agradeço imensamente a oportunidsde de ajudar, ou o mais provável, nos ajudarmos.
Estou começando agora no universo de programaçao, sou Zero à esquerda nesse momento.
IDEIA 1:
CRIAR UM APP, multiplataforma para os IDOSOS usarem, mais facilmente, agregando os principais programinhas, com fontes gigantes e de fácil visualização. IDOSOS ESTÃO COM O TELEFONE NA MÃO, NÃO SABEM USAR E QUEREM VER, TROCAR MENSAGEM, POSTAR E PRINCIPALMENTE ENXERGAR OS ÍCONES E TEXTOS MAIS FACILMENTE.
E SE TUDO ISSO ESTIVESSE DENTRO DE UM SÓ LUGAR? GRANDE E FÁCIL DE OPERAR? AHHHHH E INCLUSIVE COM UP DO VOLUME DE SOM...

IDEIA 2: APP SIMPLES DE IMC, BF, ETC. SIMMMMMMPLLLLESSSS. kkkkk

Sou da geração do FORTRAN 44. kkkkk

Sou optante que ideias e conhecimentos devem ser COMPARTILHADOS. Pouco me importa se fulano ou ciclano vai "ROUBAR" as ideias, provavelmente não fui o primeiro a tê-las. kkkkk
Realizar é mais importante...

BOA PROGRAMAÇÃO A TODOS...
01010101010101

5

Em 2005, no auge dos meus 13 anos, colocamos em casa a banda larga com incríveis 1mbps. Passados dois anos de euforia por poder usar a qualquer hora, não apenas meia noite que era mais barato e não ocupava a linha telefônica, me aventurei em criar um fórum, num serviço Português chamado forumeiros. Foram alguns anos nutrindo um espaço que chegou a ter um milhão de postagens/respostas no ano, mas que aos poucos foi perdendo espaço para os blogs, que por sua vez foram perdendo espaços para as redes sociais e vídeos.

Sempre que lembro dos fóruns bate uma certa tristeza e saudozismo, porque em algum nível eles estimulavam a contribuição com um mínimo de qualidade, justamente por alguns sistemas de reputação que eram disponíveis na época.

Ver este projeto tomar corpo, redesenhando a forma que interagimos enquanto pessoas, marcas e projetos, é absolutamente incrível.

Parabéns e obrigado!

2

Fóruns realmente eram bem legais. Vários jogos que envolviam relacionamentos entre os jogadores (como MMORPGs) tinham fóruns. Não sei como as coisas estão hoje em dia.

Por curiosidade, pode dizer qual era o nome do seu fórum?

2
5

Parabéns Filipe e a turma, o projeto está realmente ficando muito massa.
O conceito de tabCoins lembra muito o de lastro que acontece com o dinheiro que usamos, onde em tese cada nota impressa representa um valor em ouro, prata... ou seja valor concreto.

5

Não me aguento (emocionalmente falando), eu só acompanho os vídeos, estou para virar membro da turma em breve, ainda só não consegui pagar certinho, mas sinto que faço parte de tudo isso, me sinto dentro da rodinha da turma de 600k do canal conversando sobre um assunto super massa e todo mundo ajudando a criar algo que ta dando certo!! A ideia saindo do papel e todo mundo na mesma energia, fico até emocionado...
Gosto muito de tudo isso aqui e gostaria de contribuir muito mais além das visualizações do canal, minha rotina vai permitir avançar nessa parte em breve, e vou poder até futucar os códigos dos amiguinhos por aqui rsrs
(To apaixonado nesse design do site)

Essa comunidade só voa! Parabéns Filipão, essa é a melhor turma!

5

Todo esse texto me deixa muito feliz!

Eu vejo que hoje as redes sociais têm se tornado um lugar muito desconfortável para pessoas que sempre querem aprender algo novo todos dias. E isso é decepcionante!

Tenho certeza de que aqui será meu lugar e de muitos outros que sonham em uma comunidade que visa o aprendizado sem arrodeios.

Não participei da época dos blogs e fóruns da net, mas vejo que agora é minha hora!

Desde já agradeço a iniciativa: Filipe, Gustavo e Renata! Você são tops!! 🚀

5

Cara, e como vocês pretendem se remunerar?
Hospedagem, serviços e manutenções têm custos. Como pretendem lidar?

[edit]: gostando muito da plataforma!

2

Estava pensando nisso também pô. Essas coisas requerem muito tempo e dinheiro. A nao ser que estejam dispostos a arcar com todos os custos mesmo.

2
5

Existe algum planejamento para ter upvotes e os posts da página inicial serem um ranking? A lá Hacker News?

Queria poder colaborar com o código, mas ainda não tá aberto o GitHub :( Criei uma ideia bem parecida há um tempo atrás o https://chuvis.co. A ideia era fazer um Hacker News BR. Mas não engrenou hehe.

Agora o Chuvisco vai virar parte do http://manualdousuario.net, deve entrar no ar nas próxima semanas.

2
1
4

Já assistia o canal do Filipe, e só agora conheci esse projeto, espero mesmo que esse projeto alcance a lua, tô começando a estudar sobre Full Stack, e sinto uma grande necessidade de fóruns, com a sinceridade e energia que a Tabnews propõe, tô junto nessa!

4
4

Muito bom... Cheguei aqui a graças a um post viral na comunidade PHP. Sempre pensei em publicar alguns conteúdos e tutoriais que utilizo no meu dia-a-dia... para fins de pesquisa mesmo.. nada muito pretensioso... Ainda não tinha definido de que forma ou em que ferramenta iria fazer isso... acho que finalmente descobri :)

4
4
4
4
1
4
4

Sem dúvida alguma vocês programadores(professores) construíram algo incrível, que todos podemos usufruir. O SIMPLES QUE FUNCIONA


Algumas ideias legais que podem ser implementadas no futuro:

1 - Sistema Metre e Aprendiz: O objetivo é gerar confiança no aprendiz para que o mesmo consiga a tão sonhada vaga no trabalho, onde o mestre pode ser remunerado pela empresa que pretende contratar o aprendiz, dessa forma, podemos quebrar uma das principais barreiras do mercado Dev, contratar sem experiência, porém com a segurança que ele não está desempenhando o trabalho sozinho.

2 - Filtros: Inserir filtros na tabnews, para que os membros da comunidade possam ter a chance de procurar discussões mais antigas.

Por enquanto é isso, espero conseguir contribuir com ideias, projetos e conhecimento, parabéns para todos os envolvidos.

(^U^)ノ~YO

1

Fazer filtros das postagens creio que seja importatíssimo. Ter a oportunidade de fazer procura por assunto é indipensável, creio eu !

4

Caramba cara! Que ideia genial de vocês!! Vou participar o mais ativamente possível dessa comunidade top! Meu foco está principalmente em tecnologias Open Source, e o mundo Linux!! Espero contribuir muito com a galera, e a aprender muito tbm!

4

muito massa, de verdade,
teremos abas ou foruns direcionais a linguagens, tecnologias, frameworks, SOs, tools diferentes? falo pois é muito interessante temos de forma orientada a navegação pelo site de forma a não se perder durante uma pesquisa rápida, embora vou utilizar o site no modo Startup do meu navegador.

1
4

Olá Filipe e equipe, bom dia!

Para aqueles que acompanham e assistem até o fim os seus videos ganharam essa surpresa de poder ver a primeira versão pública do TabNews. Foi muito bom acompanhar, mesmo como simples expectador, vosso trabalho que correu em secreto, mas gerou um resultado muito bom como pode ser visto nesta versão que disponibilizou. Uma publicação limpa e sem propagandas, consumidoras de atenção e recursos de processamento em background. Como você costuma às vezes fazer, vou "cutucar" o código fonte para ver o que tem dentro.

:: API first
A ideia da equipe em colocar todo conteúdo do TabNews disponível por meio de uma API traz benefícios para replicação/backup do conteúdo, o qual sempre estará disponível numa eventual ação de comprometimento do site principal. Basta subir o conteúdo num novo servidor e alterar a rota no DNS. Relacionado ao estilo do site, parabéns pela criatividade e limpeza, pelo capricho na elaboração de cada janelinha.

:: To Do ou caixa de ferramentas
Com relação à contribuição de conteúdo, você tem em mente criar uma área "To Do" em que ideias de artigos necessários para serem desenvolvidos ficariam ali expostas para a apreciação e ação de um especialista no assunto? Acredito que um artigo bem escrito, fundamentado, tem bastante valor para o site.

:: Comentários
Concordo contigo que aqueles comentários encorajadores são muito bons, mas deveriam ser desestimulados fazerem parte da thread, pois torna-as muito longas e "picotadas". Quem sabe mantê-las ocultas, pois certamente vão aparecer. Talvez um conjunto de estrelinhas (1 a 5) seja interessante para dar nota no artigo. Seria muito útil para aqueles que ainda se sintam estimulados em deixar um "parabéns", "muito bom", pois o feedback é importante.

3

Além da ideia das estrelinhas, talvez um filtro de "comentários de feedback" ou "comentários de real agregamento", pudesse ajudar a manter dois mundos separados, mas presentes em um mesmo sistema, dada a importância do feedback junto do conteúdo em si.

*DETALHE: O filtro, aliado a um sistema de ranking de TabCoins (parecido com o 'mais upvotes de todos os tempos' no Reddit), colocasse os comentários de maior valor agregado ao topo das respostas de cada anúncio. O problema seria que se houvessem respostas "sem valor" agregadas às que estão no topo, poderia deixar o sistema de rankeamento sem sentido, colocando respostas chulas, junto das agregáveis.

*OBS.: Eu sou um completo iniciante em programação, nem lógica eu sei direito, só achei o projeto íncrivel e quis tentar compartilhar uma ideia que tive para tentar ajudar a "criar um pedaço mais massa de internet"!

                                                                                           _/|
1

Muito obrigado pelo comentário detalhado!

Sobre o estímulo, acredito que isso deveria ser feito com as TabCoins. Se você realmente gostou de um comentário, mas ao mesmo tempo não quer deixar um comentário simples, doe uma TabCoin 🤝

4

Desde quando entrei na area ouço os mais experientes falar de como amavam os foruns de antigamente e como era massa compartilhar informação e aprender com a galera, experiencia que os foruns de hoje em dia não conseguem reproduzir da mesma maneira, e pelo que entendi o TabNews vai ser esse forum em nossa internet atual, mal posso esperar ^^

4

Que projeto empolgante! Atualmente encontro-me um pouco ocupado com o TCC da minha pós, caso quando eu terminar minha pós e ainda não existir alguma iniciativa para contruir um cliente bacana para o tabNews, muito provavelmente irei fazê-lo. Provavelmente devo partir para o lado do Flutter, apesar de saber que o Felipe é mais do mundo JS. Caso alguém tenha a intenção de criar algo em flutter, pode ter certeza que terá um contribuinte em breve.

4

Sensacional!! Tenho acompanhado o projeto desde o início, infelizmente não tanto quanto gostaria :/... porém parabenizo a toda comunidade que se empenhou para que o projeto fosse realizado.

4
4

E mais legal é ver como a internet poluída como está tem jeito de melhorar se as comunidades se juntarem pra isso. Espero ter estofo em breve para poder contribuir por aqui e enquanto não tiver, vou consumindo o conteúdo.

Recentemente outro Felippe, o Regazio publicou um projeto de Static Site Generator com o ideal de gerar e gerenciar blogs super simples. Li a thread dele no Tweeter e curti bastante a ideia, que tem leve semelhança com o tabnews, no propósito de ser, ao meu ver.

Link pro tweet dele sobre o 1POST

Parabéns Filipe, Gustavo, Renata e Oliver. Abraços

1

Nossa muito massa o 1POST, não tinha visto!

Ver o score dele do Lighthouse dá um ânimo 😍 seria sensacional um score desse no TabNews 🤝 Obrigado por publicar essa mensagem JBabo 🤝

4

Muito feliz de poder participar desse projeto desde o começo!
A internet tem ficado cada vez mais toxica, poluida e cheia de ruidos de coisas que não interessam, uma iniciativa assim é de grande valia nos dias atuais!
Uma sugestão, um sistema de tags pode ser interessante, já que nem todos tem interesse em todos os assuntos de posts criados.
Outra coisa a lista do tabnews me lembrou muito o hackernews^^

4

Parabéns a todos por essa iniciativa. Eu consigo sentir que estou rodeado de pessoas incríveis nesse ambiente apenas lendo as mensagens, mesmo sem estar vendo ou interagindo com ninguém.
Que energia maravilhosa!

4

Já faz um tempo que procuro uma forma de conversar e interagir com pessoas no meio da programação, porém, eu acabava sempre "deixando pra depois" por conta de não ser uma pessoa muito comunicativa e fechada... Mas esse projeto me tocou tanto que vou me esforçar pra interagir, ajudar e ser ajudado nessa iniciativa tão massa. Conto com vocês, comigo vocês podem contar!

4

Esse projeto é simplesmente incrível! Vejo a necessidade de algo assim analisando EU mesmo... Na leitura desse post eu via minha mente devagando ou apenas pulando partes, justamente por estar contaminado pelo "modo tiktok". Sou um grande entusiasta e estou muito ansioso para ver aonde essa plataforma irá chegar.

by deg

4

Muito massa Filipe, adorei a iniciativa de tentar "construir um pedaço de internet mais massa". Vou acompanhar. TabNews é minha NewTab agora 😁

Mas me diz uma coisa. Tu considera isso apenas uma iniciativa de muitas, ou que devem haver outras para outras áreas? Isto é, aqui claramente é sobre tecnologia. Mas esse modelo é interessante ao ponto que fiquei pensando da necessidade de se ter outros espaços parecidos (por uma internet inteira mais massa)

A simplicidade de como o TabNews está atualmente é cativante. Mas me pergunto também se haverá necessidade de se ter Tags ou outro tipo de identificação e facilidades para busca. 🤔

Obrigado por tudo 💙

1

Muito obrigado por esse comentário Henrique! Por enquanto a plataforma do TabNews não está sendo desenvolvida de forma genérica (muito para acelerar o desenvolvimento agora no começo), mas ela pode ser adaptada totalmente para outros conteúdos e eu compartilho da sua visão, seria muito show ter uma internet realmente mais massa 🤝

E sobre features num geral, o projeto está no começo e ainda faltam muitas coisas, mas vamos proteger a simplicidade ao máximo que der 👍

4
4

Esse projeto é sensacional a ideia de criar conteúdo de valor e sem as pegadinhas como anúncios, banners, etc... Isso me traz a esperança de uma internet melhor sem as manipulações
caracteristas das redes sociais e afins. Não vejo a hora de iniciar e participar não só consumindo conteúdo que sei que serão muitos, mas produzindo também.

4

Poxa, estou tão acostumado com as midias sociais convencionais que conforme fui lendo as respostas, ja fui buscando automaticamente o botão do like kkk.

4

Eu estou muito ansioso para ver esse projeto pronto e funcionando a todo vapor. O conceito é muito inovador e, quem sabe, no futuro, pode até inspirar outros projetos baseados nessa mesma ideia de incentivar o bom conteúdo.

Em relação às propagandas feitas por empresas, vejo que os usuário podem ganhar muito com isso. Imagine empresas como a Alura, Rockeseat e outras, criando conteúdos relevantes da área de TI para ter um espaço de anúncios depois. O melhor de tudo é que são os próprios usuários que vão definir se o conteúdo é relevante. Então não adianta tapeação, nem artigo meia boca só pra chamar a atenção, porque não vai dar certo. Essa relação é muito mais justa e democrática.

Então, vida longa para esse bebê chamado Tabnews que ainda está em gestação mas que já promete muito!

1

Sensacional Geovani! Compartilho total do que você vislumbrou sobre a participação das empresas e a criação dos conteúdos. E tudo que escapar a isso vamos ajustando para as pessoas terem certeza que estão num local com conteúdos de valor concreto.

3

Cheguei só um pouquinho atrasado, mas irei colocar bastante estudo e pesquisa para contribuir pro site. Estou começando a estudar programação desde cedo (ensino médio ainda) e com certeza esse projeto vai impulsionar meu amor pelo software <3. Já diria qualquer programador por paixão: não existe idade para programar!
(inclusive, ignore sutilmente meu nickname. não pensei que eu poderia colocar um nick mais formal :d)

3
3

Sinergia Emergente

Duas palavras poderosas que descrevem o que está por acontecer no TabNews;
o mescanismo da Revenue share posibilita que o todo seja maior do que a soma das partes.

Em conjunto com a restrição de que empresas não vão poder penetrar na plataforma utilizando dinheiro externo; tornando necesário participar do fluxo completo de contribuição, potencializa ainda mais, valorizando todas as contribuições dos usuários.

Quem já percebeu isso?

3

Eu gostaria muito de contribuir com o crescimento e desenvolvimento da Tabnews, mas como sou iniciante acredito, que mais atrapalharia do que ajudaria nesse momento, mas quem sabe se com esforço e dedicação, e se Deus quiser, eu ainda não possa ajudar nesta grande iniciativa.

3

Eaee Filipe

Cara desde que fiz o cadastro no tabnews fiquei com certa vergonha de acrescentar conteúdo, mas acho que a partir de hoje vou usar este espaço para publicar meus brainstorms e de uma vez por todas começar a criar conteúdo sobre carreira!, curto muito seu conteúdo, valeuu!

3

O que não faltou, foi vontade de participar dos membros da turma e participar/ ter participado desse incrível projeto.

Certamente este já virou meu ponto de encontro de todas as manhãs!! E recomendo a todos os "tech lovers" a fazerem o mesmo!!

3

Nossa, que massa!! Eu to meio distante esses dias por causa de várias coisas e mais o TCC da Faculdade, mas eu lembro do início desse projeto. Espero muito poder contribuir quando as coisas se acalmarem aqui do meu lado.

Eu sempre tive vontade de escrever as coisas que faço e aprendo, e to começando a fazer isso aos poucos no LinkedIn, acho que o TabNews pode se tornar um lugar muito foda pra trocar figurinhas!!

Parabéns a todos os envolvidos! o/

3
3

Concordo que a internet virou um enorme caça niquel, chega a dar raiva assistir conteudo no youtube com propaganda a cada minuto... sei que é importante e muito produtor de conteudo ganha com isso... mas a frequencia é absurda e o tal do pixel que "colocam na gente" nos perseguindo em toda rede...
Esse projeto tem tudo pra voar, parabens Felipe e todos os envolvidos. Sou iniciante na area de programação e espero um dia poder ajudar!

3

Projeto massinhaa! xD

Prevejo anúncios de noticiários dando ênfase a títulos como "Brasileiro desenvolve novo conceito moderno de compartilhamento de conteúdos". Inclusive, só eu estou ansioso pelo que está a vir em 2023 pelo Deschamps?

1

Cara, eu tô muito curioso para saber desse curso em? Parece que vem coisa boa por aí, sabendo que é do Felipe então, me deixa mais empolgado ainda, esse cara nunca decepciona.

1
3
3

Muito massa! Quando me vejo presso nessa onda de videos shorts, me sinto mt mal. Espero comtribuir aqui! Se tiverem espaço para mais um desenvolvedor, posso ajudar tbm!

3

Olá, tenho 34 anos e estou mudando de carreira, de um assistente contábil em um pequeno escritório no interior de São Paulo, para um programador de web desenvolvimento, sempre gostei de internet mas a cada curva da vida, fui abraçando as oportunidades que vida me dava, não me arrependo de nada, fiz oque era preciso para viver (e sobreviver também), mas hoje a minha mente não consegue mais buscar outras areas que não seja a web, ao mesmo tempo me sinto com aquele pensamento;"Será que vou conseguir? Será que não estou muito velho para isso?". Mas sigo em frente, esse ano me matriculei em Analise e Desenvovimento de Sistemas (sim eu optei em fazer faculdade primeiro porque sei como as empresas brasileiras são ainda tradicionais), e fazendo cursos em paralelo, de HTML, CSS, JavaScript ainda bastante timido tentando compreender como funciona os algoritmos e a lógica de programção, esses dias meio desanimado me deparei com video seu dizendo que quando fez 30 anos uma chave virou em sua mente, eu pensei:"POh isso aconteceu comigo, só que 4 anos mais tarde, não posso parar!.".Lendo esse artigo, e toda proposta desse projeto, estou convicto que todo esse material pode ser de grande valia, para o meu desenvolvimento.

3
3
3

Que fantastico. As pessoas que querem de fato se tornar profissionais melhores, pessoas melhores, estão necessitadas desse tipo de conteúdo. Espero eu, conseguir contribuir para esse futuro! 🚀

3
3

Sempre fiquei longe dos grupos do Facebook, pouco respeito... Tabnews, um lugar com (cultura, disciplina e respeito) => EVOLUÇÃO; 🏆