Executando verificação de segurança...
3

Mentir no curriculo, seria a melhor solucao?

Fala pessoal, eu queria compartilhar aqui com voces algo que eu tava conversando com amigos da area muito mais experientes que eu. Quanto de verdade tem que ser levada para uma entrevista de emprego? Pra ser mais especifica, eu to falando de dentro do curriculo, eu nao digo em mentir completamente no curriculo mas enfeitar o suficiente para ele chamar atencao numa entrevista de emprego.
Eu sempre me peguei pensando nisso ate outro dia conversando com um amigo meu, eu descobri que ele conseguiu uma entrevista na GOOGLE e na IBM so por que ele deu uma floreada absurda no curriculo dele (E so pra por em contexto, ele tem o mesmo nivel que eu, entramos como estagiario em uma empresa aqui do RS, hj somos Jr) e eu por sempre querer fazer o "CERTO" sempre fiquei com medo disso de inventar ou aumentar algo no meu curriculo e no final ser "pega"na entrevista.
Qual a opniao de voces sobre isso?

OBS: So para atualizar ele nao chegou a passar para a segunda fase da IBM mas nao passou na terceira e ja eu to mandando outros curriculos e nem chamada sou.

2

Mentir nunca é bom, porque uma hora a verdade aparece e o tombo é maior.

Contudo, é interessante sim dar uma "floreada" no currículo, informando detalhes e benefícios que a empresa obteve por meio dos resultados dos projetos que participou. O fato dos dados serem 100% objetivos e curtos pode fazer com que o recrutador selecione outro curriculum, no qual o candidato expandiu os detalhes.

E você ainda pode utilizar o ChatGPT para gerar um texto bacana e totalmente verdadeiro. Ele é bom pra isso :)

Boa sorte!

2

Mentir no currículo não é uma boa idéia. Os recrutadores são treinados para identificar esse tipo de coisa antes mesmo de você chegar na entrevista técnica. Fazer isso não vai te ajudar. Mesmo que você passe na entrevista com o recrutador pode não conseguir enganar um gerente, um tech lead ou um senior.
Se ainda assim conseguir, lembra que você tem um período de 3 meses de avaliação antes da efetivação.
Nesse ponto eles terão mais contato com você, seu trabalho e seu conhecimento.
Se a espectativa nao for atendida, você poderá ser desligada.
No momento você está empregada e com isso pode procurar vagas com maia tranquilidade do que se estivesse desempregada.
Procura expandir seus conhecimentos, faça cursos, certificações, crie um portfólio e coloque ele no seu currículo.
Isso permite que avaliem seu trabalho de forma mais concreta.
Enfim, sucesso na sua jornada.

2

florear é diferente de inventar coisas.

vc até pode enfeitar, falar sobre iniciativa X ou Y que fez milagres e econonizou milhões.

como entrevistador, vou te apertar para entender o que de fato VOCÊ fez dentro da iniciativa, se é uma vaga técnica vou esmiuçar a stack técnica no detalhe da implementação, se for uma vaga mais de arquitetura, vou procurar entender que outras opções foram consideradas e entender no detalhe utilização das soluções dentro da cloud que vc está usando por ex.

o mesmo vale para o inglês, vamos bater um papo rápido sobre algum assunto aleatório e não necessariamente técnico.

o que quero dizer é que se não tiver um entendimento minimamente amplo aliado a exemplos bem específicos, dificilmente vai conseguir "se virar nos 30" durante a entrevista, não é só seguir um script.

1

Eu tenho que fazer igual o seu colega.
Tenho um currículo razoavelmente bom, mas péssimamente apresentado, preciso aprender a florear ele, aprender a vender meu peixe.
Pode compartilhar comigo? Quero melhorar o meu.
Discord: argemon

1

Depende.

Voce precisa ser estratégico. por exemplo, se a empresa exige tecnologia x,
mas voce nao sabe, porem tem noção sobre o que é a tecnologia x e sabe que se voce pegar para estudar irá aprender ela até a fase de contratação.
entao sim, voce pode por que tem conhecimento com a tecnologia x.

digo isso, porque para quem esta começando é muito dificil satisfazer todos os requisitos que as empresas pedem.
Entao voce coloca que tem conhecimento e que está estudando sobre. Isso já vai ser um ponto para voce.

Se voce fizer isso com apenas 1 tecnologia, voce vai se sair bem. O problema é voce colocar varias coisas e acaba se enrolando na entrevista técnica.

1

Não compensa, pois a verdade sempre aparece. É como edificar sobre a areia. Neste podcast, Max Gehringer apresenta um caso relatado por um ouvinte. Sugiro, caso ouça, colocar-se no lugar do empresário na primeira vez que ouvir.

Superior ao blockchain que, teoricamente, pode ser fraudado (The 51% Attack), a verdade é simples e sempre tem um lastro sólido, com fundamentos e alicerces bem calcados.