Por que engenheiros tem dificuldade em montar seu próprio negócio?
Fracassei na construção de três produtos digitais desde que iniciei na tecnologia ☹. E, acredite, foi uma das coisas que mais me evoluíram como profissional dentro da carreira.
Se você já tentou criar algo e não vingou, provavelmente, sabe a sensação de frustração que senti 😒.
E mesmo depois de tantas tentativas, existem coisas que eu aprendi que me amadureceram e fizeram eu me tornar um profissional melhor.
Rocket Planning — “minha primeira tentativa: o ego fala mais alto.”
Eu tenho certeza que você já olhou para um negócio e disse: "Isso aqui poderia ser melhor. Eu consigo desenvolver algo melhor e mais customizado. 😄".
Foi o que fiz: Peguei algo já validado, sem realizar benchmarking, descobrir tamanho de mercado, nem nada. E fui lá e reproduzi.
(Na minha cabeça era um negócio milionário super inovativo).
E aí que entra o grande ponto da questão: Todos nós no começo, inocentemente, acreditamos que o que fazemos é algo SUPER ESPECIAL. Mas, na verdade é só o subsconsciente te dopaminando e te fazendo acreditar que você é difente em um cenário pouco provável.
Acredite em mim, se algo já existe, milhares de pessoas já tentaram - tão competentes quanto você!
(Não estou falando isso para desanimar, mas para dizer que a jornada é longa e o aprendizado é contínuo)
Lembro-me que na época, tinha 16 anos, e na minha cabeça, por eu ter criado algo sendo um menino novo, criar e vender me faria especial. Mas a verdade é que ninguém ta nem aí, do quão novo você ta iniciando ou quantas vezes fracassou - é só você querendo validar seu ego.
O que importa é o valor que você entrega e o valor que você tem!
(Quantas pessoas já vi, iniciando um negócio, e se fazendo acreditar que aquilo era "genial", só por que era ELA criando)
Gasbram - "ilusão: falso amadurecimento"
Depois de fracassar sozinho e ver o tamanho da jornada necessária para entregar algum produto de valor, você vê a necessidade de ter pessoas junto com você.
(Mas não é só sobre ter pessoas com você, é sobre cuidar desse relacionamento)
Por incrível que pareça, consegui duas pessoas que ajudaram no início disso, mas que logo no início do projeto pediram desistência.
Eu percebi que eles desistiram, não por que o projeto não era bom, mas na verdade, é que como nem eu mesmo tinha clareza era muito mais díficil para eles acreditar nessa aposta.
E aqui vai um aprendizado interessante:
(Confiança, promessa e uma garantia é o que mais fazem as pessoas estarem engajadas e alinhadas com um objetivo)
Nada adianta você ter um "sonho", se você não tem uma estratégia, uma definição e, claro, uma boa forma de demonstrar sua confiança e motivar outras pessoas estarem confiantes também.
Ntix - "minha tentativa atual: processo longo e evolutivo"
Após toda essa jornada, entendi que o jogo é de longo prazo e que não é apenas sobre ter um produto de qualidade.
O processo de construção de uma marca, empresa e uma solução é sobre você ter um produto de qualidade, ao passo que você posiciona sua marca pessoal e empresarial, estreita o seu relacionamento com os potenciais clientes, e, sobretudo, consegue influenciar as pessoas confiarem e engajarem no seu projeto, claro, isso tudo olhando o cenário competitivo e fazendo benchmarks de mercado.
(Confiança, promessa, garantia, posicionamento, qualidade, conhecimento e esforço são as palavras que hoje na minha concepção denota o bom empreendedor)
Não estou querendo dizer que eu seja um bom empreendedor. Na verdade é o que eu busco, e na minha visão, depois dessas experiências, são esses pontos que devem ou deveriam ser treinados por mim.
Eu espero que esse texto pudesse ter ajudado vocês, deixarei meu linkedin logo a baixo para quem quiser se conectar e trocar algum papo!