Cara, falando como quem faz freela há 3 anos, não vale a pena pra quem tá iniciando a carreira, a não ser que queira fazer uma renda extra e ganhar experiência.
Para pegar projetos bons, você tem que ter networking, pois os projetos que melhor pagam, melhor são organizados, estão em conversas fechadas, em ambientes onde não é feito um leilão de propostas igual na 99freelas/workana, então pro cara que ainda não tem experiência e quer viver de freelance, sendo um autônomo, tem que entrar sabendo que não é as mil maravilhas e vai apanhar muito, muito mesmo pra se manter.
Especialmente nessas plataformas de freelance, o pessoal costuma ficar jogando o valor do trabalho lá em baixo, isso cria um efeito borboleta e desvaloriza o serviço, porque para competir você precisa baixar o seu preço, ai outro para competir com você precisa baixar mais ainda, e ai vira uma bola de neve. Na Workana ainda tem um valor mínimo dependendo do tipo de projeto, então tem um controle melhor sobre essa desvalorização por causa do pessoal que fica se prostituindo, mas no 99freelas é uma várzea, e por você estar desenvolvendo pra um cliente pessoa física, é muito raro o cara saber de fato o que quer e não ficar mudando de ideia durante o desenvolvimento, isso dá muita dor de cabeça.
Viver de freelance só é viável quando você trabalha para empresa, mas ai você provavelmente vai querer abrir um cnpj para fechar contratos b2b (pois paga menos imposto, tem mais segurança jurídica, e um monte de outros beneficios), então deixa de ser freelancer e vira empresário.
O cara que não conhece ninguém, nunca trabalhou numa empresa de médio porte pelo menos, para ter algum peso no nome, não recomendo tentar ir para freelance a não ser que queira tentar uma renda extra, mas viver disso, muito difícil, vive na nóia por dinheiro pq a renda varia muito e isso acaba com a saúde mental. Falo por experiência própria