Executando verificação de segurança...
3

Inteligência Artificial de seleção de grãos de Soja.

Olá pessoal do Agro é pop, agro é tech, agro é tudo, tudo bom ?

Eu me chamo Alex Inácio, sou estudante de engenharia de Software, e atualmente faço estágio no ramo do agro e estou criando um modelo de inteligência artificial para facilitar a vida do pessoal do campo.

Contextualização do meu Projeto

Eu durante meu estágio percebi uma grande lacuna no agro, as análises repetitivas de grãos por parte do laboratório onde além de um processo exaustivo para os analistas se torna passível de muitos erros, devido a alta demanda para se liberar lotes.
Com isso, e uma vontade enorme de começar a estudar sobre Deep Learning, vi uma oportunidade de criar algo para acelerar esse processo. Uma visão computacional que faça essa análise e exporte os registros para um banco de dados.Assim, deixando a vida do analista mais fácil.

Procurando fonte e inovação

Durante minhas pesquisas sobre seletores de grão de soja, eu conheci algumas máquinas que fazem esse processo conhecidas no mercado do agro, mas logo notei um padrão onde poderia inovar, as máquinas de seleção de grão no mercado atual, são grandes e ocupam um espaço considerável e o mais preocupante a calibração depende do classificador da unidade que comprou. Então nisso pensei "Pera, então as pessoas pagam quase 100 mil por uma máquina, que pode fazer algo, mas não vem pronta", nisso, tirei um deslubre, e se eu "matar" essas grandes máquinas e entregar somente um software e o Modelo de Deep Learning já treinado.

Desenvolvimento

Eu no meu estágio sempre lidei com embarcados, então só tinha contato com C++, Assembly e Ladder essa última sendo para automação indústrial. Então, desarquivei o meu Notion com o plano de aprender Python em 2024 e realmente coloquei em prática, mas para quem está igual eu sabe que Ciência de Dados, e 70% matemática e 30% programação, quebrei cabeça demais revisando cálculo e regressão linear. Durante esse período de desenvolvimento livros foram as fontes de conteúdo em que eu mais consegui me aprofundar e ter realmente uma idéia do que eu estava fazendo.

  • Um Curso de Cálculo - Vol. 1 - Guidorizzi,
  • Inteligência Artificial - Uma Abordagem Moderna - Stuart Russell
  • Computer Vision Metrics - Scott Krig
  • Multiple View Geometry in Computer Vision - Richard Hartley & Andrew Zisserman

Quadro Atual

No presente momento da noite 15/11/2024, acredito está chegando mais perto do resultado pretendido, acredito que estou em 70% de conclusão.
Demonstração
Sei que tenho muito a percorrer para entregar algo útil e funcional para a sociedade, mas fico feliz em ter definido uma meta de criar um modelo de Deep Learning e está vendo uma luz no fim do túnel.

Minhas redes sociais

Caso alguém queira fazer conexão, trocar experiências, jogar conversa fora irei deixar meu linkedin :
https://www.linkedin.com/in/alex-in%C3%A1cio-3a2b1a1b5/

Carregando publicação patrocinada...
3

Acho que você vai gostar de ver essa máquina que separa grãos de amendoim usando tecnologia. Quem sabe surge alguma ideia para complementar alguma lacuna de seu projeto.

https://youtu.be/77DvDgjNH_8?si=7vzAVPBXGQXdxmAP&t=194

Existem outras maneiras mecânicas para separação de grãos, como:

  • sopro (lembra-me um conto do Mário Sérgio Cortella)
  • lançamento (usado para separação de granulados por diferença de massa)
  • classificação manual (é o que fazemos em casa)
  • densidade (história de quartel)
  • etc. (a sua ideia está aqui dentro, que faz uso de visão computacional, juntamente com diversas outras que eu teria curiosidade para ler no seu trabalho final)

Vi seu vídeo e achei demais! Já pensou criar um app para smartphone que podemos usar na cozinha para ajudar a separar feijões? Seria uma adaptação do seu modelo, sua ideia, para escolher feijão em vez de grãos de soja.

Vejo a linguagem Python com muito bons olhos para prototipação. Geralmente essas ideias de visão computacional, para serem mais eficientes, acabam sendo posteriormente implementadas em FPGA. Após consolidação, se possível, implementadas em ASICs.

https://www.youtube.com/watch?v=UlCwb4o7nck

2

Opa, tudo bom amigo ?
Muito obrigado pelo comentário!
Essa máquina de amendoin é show. Muito incrível a velocidade que ela seleciona.
A do feijão se você acreditar foi o pontapé que usei para estudar sobre hahaa, não tinha grãos de soja em casa e tava ansioso para começar ai pintei uns feijões para poder estudar.
Concordo, python e muito bom para prototipar mais a implementação real, vejo muito díficil de se lançar.
A parte de FPGA eu começei um programa social do governo Embarca Tech com foco em embarcados e FPGA, espero que até lá tenha uma noção boa para implementar em uma placa.
Muito obrigado pelas dicas amigo <3.