Executando verificação de segurança...
24

Linus Torvalds programando com auxílio da IA

Um commit recente do Linus Torvalds em um dos seus projetos no GitHub gerou um pequeno alvoroço na internet.

Motivo: as alterações no código foram implementadas com o auxílio do Antigravity, a IDE com IA embutida do Google.

Commit do Linus

Linus escreveu na mensagem do commit:

Este é o Google Antigravity corrigindo minha ferramenta de visualização (que também foi gerada com a ajuda do Google, mas do tipo normal).

A maior parte do processo correu bem, embora eu tenha tido que descobrir qual era o problema com o uso da seleção retangular integrada. Depois de instruir o Antigravity a usar um RectangleSelector personalizado, tudo funcionou muito melhor.

Isso é muito melhor do que eu conseguiria fazer manualmente? Com certeza.

Suponho que a ajuda do Google "do tipo normal" a qual ele se refere seja a busca tradicional por soluções no mecanismo de pesquisa, que leva à posts em fóruns e páginas de documentações.

Além do fato de ser uma lenda da programação programando com o auxílio da IA, outras 3 coisas chamam a atenção na mensagem do commit, que eu acredito capturam bem o "estado da arte" da programação com IA:

  1. A IA não descobriu o problema no código sozinha;
  2. A IA precisou de instrução para resolver o problema da melhor forma;
  3. O resultado final foi melhor do que se ele não tivesse usado a IA.
Carregando publicação patrocinada...
6

IA é potencializadora.

Para um bom programador, vai potencializar a entrega.
Para um mau programador, vai potencializar a capacidade de fazer merda.

3

IA programando melhor que humanos é coisa de 2025... Linus tá atrasado.
Tô batendo nessa tecla com meu senior desde o começo do ano, ele debochando, falando que eu tava viajando... e esses dias me mandou esse post do Linus com um: “acabei de instalar esse tal de antigravity, tô viciado!”.

Mas se o Linus usando IA pra ajeitar código é legal, o Terence Tao usando IA pra resolver problemas abertos de Erdős é outro nível.

2026 vai ser maluco!

2

IA veio para encerrar a 3° revolução industrial, essa é minha teoria.

Sou formado em jornalismo, o meu TCC foi IA e mudança dos meios de produção noticiosa.

Escrevi em 2022, analisei 2 veículos em 2022; Nexo Jornal e Revista AzMinas.

Escolhi esses veículos pois já usavam softwares inteligentes antes do BOOM do Chat GPT.

E minha conclusão é que IA só faz 40% de um projeto, ou os humanos fazem 50% ou criam um mecanismo/molde que faz 10% e os humanos fazem 40%.

Cheguei nessa conclusão pois o Nexo Jornal usa mecanismos inteligentes, como máquina de estados, para criar infográficos interativos para suas matérias.

Já a AzMinas, durante 2 anos fizeram um robô que apurava diariamente o site da Justiça Federal sobre causas feministas, esse robô cuida até hoje do gráfico mega elaborado e, até um ano antes do Musk comparar o Twitter, postava matérias pré-modeladas.

Durante esses 2 anos, o robô fez o trabalho duro enquanto as jornalistas tiveram tempo extra de escrever matérias sobre tabu erótico, depois o twitter mudou as configurações e de bots na rede e elas optaram por desligar o robô.

2

Do meu humilde ponto de vista.....
Usar a IA para gerar um protótipo, é super aceito, são testes, não geram prejuízo se alguma coisa der errado, o único problema é o próprio "criador" ficar ajustando e corrigindo a IA, que realmente tem que tá numa "VIBE", porque é um saco servir de psicologo pelo menos pra mim.
Usar pra automatizar uma documentação, escrever os testes, é perfeito, IA foi criada pra isso e faz com uma certa excelência.
O "PROBLEMA" é colocar o prototipo em produção, expor contas de usuários, dasdos financeiros, dados de contato porque a IA cometeu um erro.
O problema, não é a IA, é a base atual de "projetos" que ela foi treinada, IA não prevê código seguro e altamente escalável porque as bases de treino dela são respostas a dúvidas pontuais, projetos de código massivamente problemático e abandonado. Se as bases de treino forem cada vez mais escritas pela IA, a cada volta fica pior.... entre código mediocre -> sai código ruim. Se entrar código ruim não tem como sair nada melhor. O problema do uso indiscriminado é que esse conteúdo ruim produzido vai tetro alimentar a propria máquina.

1

Segue o líder. Se até o Linus tá nessa ...
Usar IA hoje em dia é como usar o autocomplete há uns anos atrás, mais um recurso da IDE.
Conceitos de agentes, MCP, tarefas, conectores, habilidades e outros, já dveem fazer parte do universo dev.

1

Faço parte da primeira leva de devs que estão surgindo dps da IA, tenho pra mim que o que mais quero focar é em conteudo tecnico. Como padroes de projeto, codigo limpo e resolução de problemas tecnicos, mas ainda sim não deixo de me sentir perdido em se é o melhor caminho e se deveria estar me atentando a outros elementos.