Programador, o seu sucesso depende disso!
Não é novidade para ninguém que as soft skills são importantes para o desenvolvimento profissional. Mas você sabe o quão determinantes elas são para o sucesso da sua carreira?
O termo “soft skills” foi criado pelo exército dos EUA no final dos anos 60, para designar as habilidades que não envolviam a operação de máquinas ou armas. Eles viram que a execução de várias atividades importantes, como a de liderar e motivar uma tropa, por exemplo, e até mesmo a vitória em uma guerra, não dependiam apenas da perícia no manuseio dos equipamentos, mas também de um bom nível de habilidades interpessoais.
Entretanto, o problema com esse tipo de habilidades é que elas são difíceis de mensurar e categorizar. Afinal, seres humanos são complexos. Tanto é assim que um dos relatórios apresentados numa conferência sobre o tema, realizada pelo próprio exército dos EUA, concluiu:
“aquelas funções de trabalho sobre as quais sabemos muito são hard skills, e aquelas sobre as quais sabemos muito pouco são soft skills.”
Posteriormente pelo menos duas iniciativas notáveis contribuíram para a elucidação do assunto soft skills, apresentando evidências científicas concretas. Uma delas foi a do economista ganhador do prêmio Nobel, James Heckman.
Heckman, em um dos seus trabalhos (apropriadamente intitulado de “Hard evidence on soft skills”, “Evidências concretas sobre soft skills”), afirma o seguinte:
“Soft skills predizem o sucesso na vida, causam esse sucesso e programas que promovem soft skills têm um papel importante em um portfólio eficaz de políticas públicas.” (destaque meu)
A outra iniciativa de pesquisa notável sobre soft skills foi o Project Oxygen do Google, voltado para analisar o bem-estar e produtividade dos funcionários. Por meio dele descobriu-se que “habilidades como mentoria, resolução de problemas, escuta, trabalho em equipe e empatia são fundamentais para o sucesso de uma empresa”, e consequentemente, de um funcionário.
Portanto, desenvolvedor, além de investir no aperfeiçoamento da sua lógica, ou no aprendizado de um novo framework ou linguagem de programação, busque desenvolver as habilidades que vão te ajudar a manter a sua carreira a longo prazo. Afinal, tecnologias mudam o tempo todo.