Executando verificação de segurança...
1

Devo ou não "estagiar"?

Tenho 21 anos e ainda não tive nenhuma experiência profissional. Enquanto procurava meu primeiro estágio, recebi uma proposta de trabalho em tempo integral como técnico de suporte de TI, aparentemente terceirizado. Apesar de o salário ser bom para o meu momento, já que não tenho grandes gastos, a vaga é em uma área que não me interessa, e o horário é das 9h às 17h.

O problema é justamente o horário: faço faculdade de manhã e saio por volta das 12h30. Não consigo transferir meu curso para o turno da noite, e já conversei com o amigo que me indicou. Ele disse que não há possibilidade de flexibilizar o expediente.

Além disso, o emprego parece ser temporário. Provavelmente vão encerrar meu contrato em alguns meses, já que é uma função simples. Considerando que estudo em uma boa faculdade particular, trancar o curso agora não parece ser uma decisão inteligente, financeiramente falando.

O que vocês fariam? Trancariam o curso, aproveitariam o dinheiro e voltariam depois? Ou continuariam procurando um estágio na área? Estou no quarto período de ciência da computação e acredito ter um bom entendimento de estrutura de dados e algoritmos básicos (grafos, árvores binárias, listas encadeadas).

Carregando publicação patrocinada...
4

Meus 2 cents,

Olha, vou tentar ser claro: "nem fudendo".

Continua tua faculdade, estagio e tudo mais - largar a facu para pegar um emprego meia-boca so vai te atrasar a vida.

Se precisa da grana - que seja, mas como nao parece ser o caso, foca no que vai te dar resultado mais tarde.

Estagio: via propria faculdade, CIEE ou Nube podem te ajudar.

Saude e Sucesso !

1

Primeiro, antes de tudo, sucesso na sua carreira, o caminho é dificil, mas vale a pena.

Eu to a 15 anos na área de programação, meu primeiro estagio também foi como suporte de TI, estagiei por 2 anos, ai me formei e fui procurar emprego como desenvolvedor.

Naquela epoca, era diferente, desenvolvedores eram muito raros, então consegui um emprego logo que terminei o estagio, mesmo não tendo experiencia em desenvolvimento.

Hoje, eu faria diferente, como na epoca morava com a minha mae, e nao tinha contas, eu arriscaria e procuraria outro estagio, na area de desenvolvimento, e no meu tempo livre (não precisa ser muito, 1~2 horas diarias) eu faria projetos particulares, nem por portfolio, mas para aprender mesmo.

Seleciona duas linguagens, uma pra front, outra pra back, eu sugiro react + dotnet, mas pode ser qualquer outra combinação.

E sai fazendo projeto, copia projeto que você acha interessante, não mirando em ganhar dinheiro, mas em aprender.

Depois do primeiro projeto de front + back completo (com landing page, login, criação de conta, recuperação, cruds), vc ja sai praticamente pronto pra virar um dev junior e pro mercado de trabalho.

Eu utilizo essa forma até hoje para estudar, mesmo sendo lead architect em uma empresa grande, sempre que quero aprender uma tecnologia nova, um conceito novo, experimentar algo, eu crio projetos completos. Fiz isso o Finant e o Legify para aprender React, fiz o Storyland para aprender React Native e Mobile.

Enfim, minha dica é: aproveita que você ta começando, a se destaca, 90% dos devs juniors hoje não tem projetos ou procura aprender.

Novamente, sucesso e boa sorte!