Essa ingenuidade me parece ser algo que muitos compartilham. Eu mesmo quando inicio um projeto já notei o quão fácil tudo parece, mas isso ocorre por que o meu "desenho mental" inicial, por mais que eu me esforce ao máximo para tentar abranger mais detalhes, ele sempre deixa escapar muitos outros que eu só percebo na hora do código.
Pois é, cara... acho q deve ser comum mesmo!
Principalmente quando estamos empolgados com uma coisa nova...
Na cabeça, parece q todas as peças já estão encaixadas!
Quando tá no meio do código, percebe que só tem metade das peças kkk
Mas, na moral, acredito q esse caminho tem suas vantagens, pq nesse mundo da tecnologia é muito fácil se perder colocando muita energia em planejamento e pouca em execução!
Acho q estou justamente tentando mudar isso... planejar menos, executar mais e ver onde vai dar! kkk
Interessante o que disse no final, eu diria que já busquei o extremo oposto, agora tô focado num meio termo. Ainda assim sinto que talvez esse modo mais impulsivo funcione para mim, você também? Eu sou alguém que gosta de pensar um pouco e já sentir o código, ficar muito parado parece que para meu fluxo.
Mano, por muito tempo eu tentei fazer a coisa bem pensada, bem desenhada, bem estruturada e etc...
Acho q teve seu valor, pq eu aprendi muita coisa e me fez conquistar o que tenho hoje (é pouco mas é trabalho honesto kkk), mas sempre trabalhando pros outros!
Em projetos pessoais, isso nunca deu certo pra mim!
Hoje, estou acreditando que, pra conseguir fazer projetos pessoais virarem realidade, eu preciso reduzir o escopo ao máximo... reduzir para algo que será viável para uma única pessoa (com pouco tempo disponível) conseguir executar!
Isso está me levando a fazer vista grossa pra muita coisa, mas pelo menos agora estou conseguindo colocar as ideias no mundo... e buscar a validação...
A princípio, quero investir mais tempo só depois q a ideia se mostrar "merecedora"...
Acho q é +ou- isso q tem feito sentido pra mim!
É uma boa ideia, acho bem válida. O ruim de ser tão impulsivo é que isso muitas vezes te leva a codificar sem uma ideia tão clara do escopo do projeto, até onde vai levar e como a cara dele pronto deve ser, reduzir o escopo, fazer um mvp e validar a ideia pode ser um bom jeito de contornar