Executando verificação de segurança...
7

O Verdadeiro Valor do Gemini CLI... 🕵🏼‍♂️🎲

Google abriu o Gemini CLI sem cobrar

60 requisições por minuto e 1 000 por dia liberadas para qualquer conta pessoal

O motor por trás é o Gemini 2.5 Pro

Parece muita generosidade mas nada é de graça

Calculei esse mesmo uso na API oficial

Cada 1 000 000 de tokens custa US$ 1,25 de entrada mais US$ 10,00 de saída total US$ 11,00

Considerando um uso grande principalmente em desenvolvimento de software com 1 000 chamadas de 1 000 tokens você gasta 1 000 000 de tokens por dia

Sai perto de US$ 11,00

Em 30 dias a fatura chega a US$ 330,00 (≈ R$ 1 810,00)

Mesmo que fosse a metade de requisições já seria um valor considerável

Google banca essa conta mas quer algo em troca

A política de privacidade avisa que revisores humanos podem ler suas conversas por até 18 meses por padrão

Dados enviados podem ser guardados por até 3 anos para treinar modelos e melhorar produtos, etc...

Seus prompts viram insumo para a próxima geração de IA

No plano corporativo a história muda

Gemini Code Assist Standard e Enterprise prometem não usar seus dados para treinar o modelo

É uma ferramenta incrível, mas

Cuidado com seu código sensível

Nada é de graça

Carregando publicação patrocinada...
2
1

Olha, talvez eu seja muito leigo ou burro para achar que isso é de boa.
Afinal de contas, os caras estão me dando a oportunidade de utilizar a ferramenta de graça, com uma limitação bem de boa.
Eu vou usar isso para estudar e programar, e no fim acredito que meus dados já não são seguros em nenhum lugar.

1

Com certeza nada é de graça, e acho muito provável que armazenem e processem dados mesmo de quem paga. Mas eu uso, então não posso reclamar. Só não pago, porque já tô pagando com meus dados...

Só acho pouco provável que isso continue, deve ser só pra fins de marketing mesmo. Essa conta tá ficando cada vez mais cara com a concorrência e alta demanda de cloud pelas empresas de IA.

1

Não apenas os dados. As empresas querem também se posicionar como líderes no mercado.

Você deve lembrar no começo do Uber, que os motoristas usavam terno, ofereciam água e era super barato.
Várias empresas assumem prejuízo para se posicionar no mercado: WhatsApp, Uber, AirBnB, iFood... O acionista aposta que esse posicionamento se pagará no futuro.

Mas um produto digital precisa de uso real e feedback para que eles entendam como desenvolver.
Você tá basicamente sendo financiado por ser um testador e potencial futuro cliente.