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Se você é um iniciante nos estudos em programação, desenvolva coisas inúteis!


Code por codar e aprenda no caminho.

Quando codei pela primeira vez em 2018, por volta dos 14 anos, eu não me preocupei com nada. Apenas procurei na internet "como criar um jogo" e basicamente copiei todo o código em python do tutorial no meu computador, evidente não funcionou porque eu nem sequer tinha python instalado. Mas foi meu primeiro contato tentando criar algo, nem imaginava que programação era uma carreira possível de seguir. Depois dessa experiência eu voltei a codar de novo apenas na pandemia, quando mais uma vez quis criar um jogo. Dessa vez fiz certo, baixei o gamemaker e comecei a programar em gml, sem me preocupar com nada. Só 3 meses depois que considerei cursar computação na faculdade.

Quis dar todo esse contexto, por mais que extenso, para dizer que a poucos anos atrás quando codei pela primeira vez minha cópia do tutorial eu não pensava em criar um jogo revolucionário que me rendesse uma fortuna ou me fizesse conhecido, eu apenas queria criar algo. E foi um sentimento que eu perdi no decorrer da faculdade, o que mais me fascinava quando comecei a programar era ver meus pequenos sistemas funcionando, fosse uma página web ou um programinha no terminal, não faz diferença para mim. Nada era útil ou agregava valor para alguém, era programar pelo simples ato de sanar a curiosidade de criar algo, e isso foi escanteado com o tempo quando comecei a ser bombardeado com vídeos de "criando meu SaaS". Isso me fez refletir e me influenciou de certa maneira, eu não criava mais sistemas simples, tudo que eu criava tinha que ter um propósito, precisava gerar um retorno. Eu noto isso como um fenômeno crescente entre os jovens estudantes de computação. Raramente vejo alguém desenvolvendo algo para estudo que não tenha também por trás um interesse de transformar seu software em um SaaS ou um produto.

Não há necessarimente um problema em fazer projetinhos para receber uma renda extra ou até facilitar a entrada no mercado de trabalho que cada vez pede mais experiência para nós juniores. A problemática está em que muitos iniciantes estão pulando etapas, deixando de lado o parte valiosa que se tem criando projetos inúteis, a parte que é a curiosidade, a parte que se tem o prazer simplesmente por criar algo. Apenas criando vários projetos inúteis que você vai ter a bagagem de um dia talvez criar um software útil pra alguém.

E sobre ser inútil estou considerando aquilo que não tem valor para os outros. Os jogos que criei por curiosidade foram extremamente úteis para meu aprendizado, os softwares que desligavam o pc dos meus amigos assim que abertos forame extremamente úteis para minha diversão e também aprendizado.

No fim o que estou dizendo é: Se você é iniciante use programação como uma forma de criar coisas que vão te servir para algo, mas sem a mentalidade de comercializar como um produto ou serviço. (Sim eu poderia ter resumido tudo isso nessa simples frase).

Obrigado a todos que leram esse texto.

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Logo crie o que quiser, desde que te ensine algo. Não se preocupe em gerar lucro ou resolver o problema de alguém logo de cara. O valor está em aprender, não em vender.

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