Do zero ao deploy em 48 horas: a história da minha primeira aplicação no ar
Tudo começou no último fim de semana das férias escolares. Meu irmão mais novo me pediu um programa em que ele pudesse organizar suas atividades e afazeres para não perder nenhum prazo.
Imediatamente questionei:
"Não existe algum app que já faça isso?"
Claro que existe, mas isso nunca me impediu de criar um algoritmo quando estava aprendendo lógica de programação. Além disso, seria uma boa oportunidade para, pela primeira vez, implementar uma ideia que não era minha.
A próxima pergunta foi:
"Até que dia você quer ele pronto?"
Como ele queria para a segunda-feira, desisti de fazer o projeto manualmente e o construí inteiro com IA. Não me orgulho disso, mas, no fim do dia, o projeto estava no ar. Pelo menos pude aprender como fazer o deploy no Render.
Já fiz diversos pequenos projetos com UI mínima para testar o que queria aprender no back-end, sempre rodando localmente. Agora que o núcleo da aplicação está funcionando (dá para chamar isso de MVP?), fui olhar o código com mais calma e vi que não era tão difícil. Todas as rotas eram apenas um CRUD com autenticação de usuário, algo que eu já tinha feito antes.
Pretendo manter esse projeto rodando e melhorando, tanto para o uso do meu irmão quanto para colocar no meu portfólio. Eu mesmo substituí meu calendário do celular por esta agenda online.
Uma reflexão sobre o uso de IA
Claro que fazer um projeto inteiro com IA, além de ser tão trabalhoso quanto, não é o melhor dos mundos. Foi um caso isolado em que me desafiei para ver até onde conseguiria chegar em um único fim de semana.
Os projetos em que passei semanas desenvolvendo, sem nunca finalizar, não passavam de um preciosismo que mais atrapalhava do que ajudava. E as LLMs me ajudaram a entender que um programa nunca está pronto, e nem deve estar antes mesmo de ser lançado.
Para quem quiser olhar o resultado "final", o link é este: Agenda Pessoal
Sou iniciante e estou aqui para aprender. Por favor, critiquem e me deem sugestões. Ficarei feliz em sair disso com mais um aprendizado!