Como eu organizo minha agenda de uma forma que funciona. 🗓️
Não é propaganda
Muitos têm dificuldade em registrar suas tarefas e conseguir cumpri-las efetivamente, hoje compartilho o framework mais simples que encontrei e que funciona para mim há mais de 2 anos.
Aplicativos
- Todoist (https://todoist.com/)
- Google Agenda (https://calendar.google.com/)
Por que funciona?
- A barreira para ter uma atividade registrada é quase nula, sendo adicionada na agenda de forma automática.
- Não é necessário lidar com UI complicada, apenas digitar o que se deseja
- Não é necessário abrir o aplicativo para registrar a tarefa.
Metodologia
Ambos aplicativos possuem sincronização em Nuvem, ou seja, você pode usá-los em qualquer dispositivo e as atualizações serão sincronizadas, mesmo que você as crie offline.
A metodologia consiste em escrever todas as suas tarefas no Todoist, categorizando-as e colocando as datas, a partir disso, elas aparecerão automaticamente na sua agenda. Só isso.
Para facilitar, ambos aplicativos possuem Widgets(uma tela flutuante que pode ser adicionada à tela inicial do celular), adicione os dois widgets em uma mesma aba da tela inicial do celular.
Todoist
O Todoist é uma excelente opção de lista to-do pois possui categorização simplificada e é possível adicionar tarefas com data e categoria usando apenas texto e sem abrir o aplicativo.

Por exemplo:
Publicar no Tabnews amanhã às 9h p1 @programação #Desenvolvimento
Tarefa: Publicar no Tabnews
Data: amanhã às 9h
Prioridade: P1 (maior prioridade)
Tag: Programação (Categorização personalizada)
Projeto: Desenvolvimento (É possível ter 5 projetos gratuitamente para organizar suas tarefas)
*Existem opções de recorrência, como toda terça ou a cada duas semanas
Nas configurações do app, vá em Calendário e sincronize com sua conta google para que as tarefas apareçam na sua agenda.

Google Agenda
No Google Agenda, você adiciona seus blocos de tempo, considerando trabalho, estudo, exercícios, deslocamentos e outras atividades relevantes para você, lembre de categorizar.

Observe que aparecem tarefas do Todoist direto na agenda, elas aparecem automaticamente como blocos de meia hora.

E é possível acompanhar tudo pelo Widget do Google Agenda.
Conclusão
A configuração é simples e o conjunto funciona com pouco esforço, sendo o grande esforço criar o hábito de listar todas as tarefas. Espero que isso possa ajudar mais pessoas, abraços.