Respondendo o título, o estágio não é necessário, mas você traz informações importantes:
O estágio é um requisito de formação, porém é possível executar outras atividades, como iniciação científica, para substituir o estágio.
Estágio e iniciação científica são o ponto de partida para duas carreiras diferentes: profissional de mercado e profissional acadêmico/pesquisador. A escolha deve ser tomada com base no que você pretende fazer no futuro.
E, a propósito, você não pode fazer os dois? Pelo o que me lembro, quando fiz faculdade eu podia fazer os dois, mas não tinha interesse na área acadêmica e o TCC já me deu essa experiência, então escolhi o estágio.
Ao fazer estágio, recomendo tentar em boas empresas com um tamanho considerável, porque é um momento em que você está "cru", não tem conhecimento de mercado ainda e estar rodeado de boas pessoas te fará melhorar muito e enxergar as coisas de outra forma. Além disso, se você ter um bom desempenho pode ser efetivado na companhia, então já adianta seu processo de "buscar um bom emprego".
Apenas para referência, fiz estágio numa empresa que devia ter em torno de 300 colaboradores, sendo por volta de 40~60 atendendo o mesmo cliente que a minha equipe atendia, com 6~10 pessoas na minha equipe. Cada projeto tinha uma equipe diferente, podendo haver pequenas intersecções. Estou dando os números "por alto" porque realmente não lembro ao certo.
PS: Atuo como programador e meu estágio foi na área de programação mesmo.