Executando verificação de segurança...
7

Alguem tem uma review negativa do curso do Filipe Deschamps?

Olá, minha namorada quer entrar pra área de programação e estou na dúvida se compro o curso do Felipe Deshamps

Já tenho 3 anos de experiencia no mercado de T.I. e constantemente me sindo marketado pelas propagandas do Curso.dev no isntagram

Todos os reviews que eu encontrei falam super bem do curso, eu queria que alguém que fez o curso me disse-se: O que você menos gostou do curso.

Não precisa ser necessáriamente um hater. Só queria entender melhor o que eu estou comprando.

Séria também de grande ajuda entender o contexto que fez você comprar o curso, e os resultados.

Desde já agradeço e me coloco a disposição para ler todos os relatos e interagir =D

4

Eu, falo por mim, acredito que quando algo só tem pontos fortes, é porque é bom e pode comprar sem medo. Sempre vão existir pontos negativos, mas quando a maioria curte, e uma minoria desgosta, geralmente é porque o problema não é o curso/produto, e sim a pessoa que não gosta do método de ensino, ou não conseguiu acompanhar a velocidade etc... Resumindo, o produto é bom, mas no final, suas preferências influênciam na opinião final.

Particularmente, falando do curso do filipe, eu nunca fiz, mas nunca vi ninguém reclamando também. No máximo, só vi algumas pessoas falando do preço meio salgado, o que para mim, é suave dado a qualidade do curso.

2

Antes de tudo obrigado pela participação Araújo. 😁
Adoraria participar dizendo que não tenho certeza se concordo com você hihihi 😅

tendo em vista que Felipe uma figura pública, consigo visualizar as pessoas apoiarem seu trabalho por afinidade e não por qualidade.

outro ponto de vista é: mesmo as coisas que eu mais gosto no mundo consigo identificar com clareza os pontos fracos, aliás, ouso dizer que quanto mais eu gosto, mais clareza tenho para ressaltar os pontos para melhorar.

acredito que o valor do curso está com o preço justo, certamente nao é um problema pra mim.

1

Opa, tudo bom? Entendo o seu ponto de vista! Compartilho parcialmente com o que você disse, principalmente na parte:

mesmo as coisas que eu mais gosto no mundo consigo identificar com clareza os pontos fracos, aliás, ouso dizer que quanto mais eu gosto, mais clareza tenho para ressaltar os pontos para melhorar.

Sou do mesmo jeito nesse quesito. Quanto ao resto, cada um tem seu estilo de pesquisa e percepção. Espero que você encontre sua resposta.

4

Meu unico review negativo é sobre o curso ainda não está finalizado e pelo ritmo deve levar mais uns 9 meses/1 ano para finalizar a base do curso.

Esse tempo é alto por motivos completamente plausíveis, as aulas são incriveis, desde o conteúdo, roteiro, edição... então grava uma aula dessa eu imagino que ele deve levar 1/2 semanas desde a criação do roteiro até a edição.

1

excelente participação Alan exatamente isso que esperava com esse post.

aceitaria compartilhar comigo mais informação?

qual seu contexto profissional? o curso faz sentido pra quem já trabalha com programação a 3 anos?

4

Achei interessante a ideia do post, mas não sei o quão eficaz vai ser. O Filipe é uma pessoa muito querida pela comunidade e o curso.dev, querendo ou não, é o um pedaço da personalidade dele. Fazer um comentário negativo, por mais construtivo que seja, pode passar uma sensação de estar criticando o próprio Filipe. Não que deja proibido crítica-lo, mas é que grande parte das pessoas que adquirem o curso, o fazem por ter admiração por ele (e acabam gostando do conteúdo suficientemente para fazerem marketing positivo)

1

Também tremia isso quando escrevi o post, mas já estou feliz em descobrir que o curso não está completo e que o conteúdo ainda está em produção, já valeu a pena. 😁

-15
-7
5

Termos de uso na seção usuário ponto 2:

Qualquer usuário que através de suas publicações esteja propositalmente afastando outros usuários, que contenha posturas negativas aplicadas de forma genérica ou generalizada, que contenha sarcasmo gratuito, que esteja atacando ou sendo agressivo, poderá ter sua conta permanentemente bloqueada, junto com a invalidação de todas as suas publicações e ativos gerados por elas.

Note o que destaquei em negrito. Na minha interpretação seu comentário violou este ponto, por isso o negativei.

4

O único ponto negativo mesmo é o curso não estar finalizado, mas até agora, é o melhor curso de programação que já fiz. Antes de comprar eu também me assustei de ver apenas reviews extremamente positivas em todo canto kkkkk, dá até uma desconfiança. Mas o curso é realmente bom. As aulas são curtas e divertidas, então mesmo naqueles dias que eu chegava super cansado do trabalho eu conseguia acompanhar as aulas de boa.

Os conteúdos são muito bem explicados, o Filipe traz exemplos que ele passou na carreira, os vídeos tem animações e umas interações bem interessantes (não vou dar spoiler). A parte que eu mais gostei foi que ele se aprofunda BASTANTE nos tópicos, é bem completo até para quem já tem bastante conhecimento na área.

Lá vc aprende tudo que ele precisou pra criar o tabnews: react, node, next, vercel, testes automatizados, docker, kubernetes, api... e por aí vai.

Você também aprende o planejamento que ele teve pra criar tudo isso. As milestones, issues, como ele organizou o código com prettier, como organizou as pastas. O que são ótimos tópicos pra alguém se preparar pra bagunça que são essas coisas nas empresas por ai kkkk

Mas ainda sim, tem alguns conceitos que não são apresentados, você não vai aprender lá o básico de javascript e html. Então, espera-se que a sua namorada já saiba as tags html, o que são arrays, objetos, arrow functions, etc. Mas nada suuper complexo também.

Minha conclusão é: se ela souber esse básico e esse dinheiro não for doer muito no bolso, vale muito a pena.

3

Como você mencionou a compra seria para a sua namorada que está entrando nesse mundo, ou seja eu acho que não seria a melhor opção para quem esta iniciando do 0 absoluto. Nesse caso você teria outras opções gratuitas como por exemplo o curso em video do professor guanabara para primeiro treinar o cerebro dela a pensar como uma programadora e após isso ela poderia partir para quem sabe o Curso do Dechamps que ja parte do pressuposto da pessoa ter um conhecimento de lógica de programação.

Bom essa seria a minha humilde opinião.

3

Sinceramente?
Melhor investimento feito!

O custo x beneficio não tem comparação, em questão de 1 mês da aquisição do curso que ainda não esta finalizado, consegui reduzir o custo da infra em 5x.
Só nesta redução o curso se pagou 4x Hehe.

Essa redução foi graças a mudança da linguagem original do sistema, onde decidi refatorar o sistema completo para react.

Enfim, é minha opinião e baseado em apenas em 1 item de vários trabalhados no curso, a didatica, o conteúdo, o trabalho que ele e a equipe tem para editar e entregar de maneira mais simples e fácil possível não vou nem falar aqui se não fica textão kk.

Mas não consigo lhe dar uma review negativa, somente a ansiedade para chegar a próxima semana e ter mais dois conteúdos.

Bom sucesso!

3

Oi, eu comprei o curso.dev sendo iniciante.
Não me arrependo pq foi ele que me fez gostar de programação e ir atrás de estudar mais.
Mas não recomendo para quem tá começando não.
O curso não é feito para iniciantes, ele diz quem é o público alvo no FAQ do curso.
Acredito que ainda falta bastante coisa para o curso ser concluído e isso ainda vai levar um tempo considerável.
O curso não é barato, mais de 2000 reais é muito dinheiro, eu sinceramente só comprei por que tinha o direito de pedir reembolso em 30 dias.
Eu segui com a compra do curso, pq vi q ele tava trabalhando bastante para fazer um curso didático, que te prende e com bastante conteúdo.
Outro motivo que me fez comprar o curso é q eu faço faculdade em uma universidade pública, atualemente terceiro semeste, ent não tava pagando uma particular, mas tava pensando q eu n tava aprendendo oq eu devia de verdade e precisava fazer um curso por fora, q no caso foi o do filipe.

Agora oq eu recomendo para quem é iniciante: cs50 Introduction to Computer Science
Estou fazendo ele no momento e é sem dúvidas o melhor curso de introdução que eu poderia fazer.
Recomendo demais para quem tá começando ou quem acha q pulou os fundamentos.
Vantagens do cs50: gratuito, comunidade, passa problemas para resolver, ecossistema do curso, tamanho e prazo, ser de harvard, contato com inglês.
Ecossistema do cs50: vc tem as aulas, os problemas, e o próprio curso disponibiliza um ambiente de desenvolvimento em nuvem ilimitado, ou seja, vc não precisa se preocupar em configurar o ambiente de desenvolvimento para resolver os problemas, checkar se estão corretos e enviá-los. É uma ecossistema muito amigável para inciantes.
Desvantagens: Ser em inglês, isso só é uma desvantagem para quem tem dificuldade em entender inglês, acho q pra quem tá começando e não consegue entender inglês é melhor pegar um curso em português msm.

Além disso a proposta dos 2 cursos é diferente, enquanto o cs50 quer dar uma introdução a cs, o curso.dev quer mostrar como é uma aplicação web real, mostrando bastante da parte de infraestrutura e conexão com serviços, testes, bancos de dados, arquitetura de sistemas, etc. foi mais isso q ele deu até agr no curso.

1

Algo que eu até queria saber, tabmém, é se o curso tem um Discord

Lembro que, no início, o TabNews tinha um servidor de Discord, que não sei se ainda existe, mas não achei mais nenhuma informação sobre ele

Mesmo o curso tendo a parte de comentários e tirar dúvidas nas aulas, acho que um chat geral para dúvidas gerais seria bom e é algo que também estou procurando hoje

Quero amanhã comprar o curso e isso me incentivaria muito

1

Não comprei, mas se tens duvida e quer checar compra o curso, se não gostar do que o produto lhe entrega é só pedir o dinheiro de volta e todo mundo sai feliz.

Não sei como é a grade do curso também tenho curiosidade, no seu caso como é para alguém que está começando pelo menos para mim não faz sentido gastar essa grana, pois a pessoa precisa aprender o básico, e de basico a internet já tem conteúdo de sobra gratuito, e você nem precisa gastar grana de começo.

Agor se você também está pensando em fazer o curso e isso lhe agregará conhecimento vai pra cima, conhecimento nunca é de mais ainda mais quando é de boa qualidade, se for do mesma qualidade vista dos videos do Felipe no Youtube creio que não hávera arrependimento, entretando
conferir e testar sempre é bom.

1

Então Deko, eu comprei o curso e não me arrependo, porém parei ele um pouco pois se eu avançar terei de me comprometer com uma etapa dele relacionada a dominio que vou esperar um pouco mais, ou melhor daqui a uns 2 meses pra poder fazer o projeto com mais foco. Lá vc vai encontrar muita coisa boa, recomendo, mas não eleve a sua expectativa além do que o curso pode te dar. Ele vai mostrar muitas coisas e caminhos, o resto é com vc.

1
1
1
3

Sem dúvidas a didática do cara é diferenciadíssima, fora o cuidado e o carinho com a qualidade na entrega. Ele também está sempre interagindo com a galera no discord do curso.

O meu único ponto de "não gostei" se é que pode ser um ponto isso, seria o que por prezar a qualidade no conteúdo e na didática, ele toca as aulas sozinho, o que pode acabar demorando mais tempo pra soltar os conteúdos do curso.

Mas o curso é 10/10 na minha opinião.

1
1

Eu comprei o curso, to fazendo ele até hoje e posso dar uma luz de como é o curso.

Primeiro só pra contextualizar:

1 - O curso é divido em dias e cada dia tem em média 4 aulas. Se não me engano, a cada 5 dias é publicada uma aula nova, ou seja, a cada 6 aulas publicadas (~1.5 dias no curso), se passa 1 mês na vida real. (mais ou menos isso).
Acho que ele explica isso no video de introdução que fica na home do site, mas não lembro agora

2 - Ele tem bastante carinho pelo que faz, e toda vez que acontece algum imprevisto na vida dele, ele avisa por e-mail, fala sobre atrasos nas aulas por conta do imprevisto e pede desculpas. Nesse quesito ele é bem atencioso, da pra ver que não são e-mails de ChatGPT

3 - O curso NÃO está completo, ele está em fase de Early Access, então você não vai ter todo o conteúdo do curso e no momento de publicação dessa resposta, conta com 25 dias de aula.

O que eu acho sobre o curso:

O curso até esse ponto ensina coisas "básicas" e o projeto anda MUITO devagar, mas tem um bom motivo pra isso.

Porque o curso é bom na visão de tanta gente

Muitas pessoas acham o curso bom porque ele vai te ensinar realmente o que importa pra carreira de programador.

O Filipe não vai codar um projeto contigo do começo ao fim ali, ele não ta ali pra ensinar como fazer o projeto proposto no curso, ele ta ali pra explicar os conhecimentos que você precisa pra construir um projeto real do começo ao fim, entende?

Da pra ver que vai demorar um tempo ainda pro curso finalizar, porque ele realmente quer ensinar coisas importantes na carreira, e não a fazer o projeto do curso.
Sinceramente, nesse tempo todo se ele tivesse só fazendo o que todo curso faz (sair codando e fodase), a gente já teria terminado o projeto que ele se propos a fazer (Recriar o TabNews).

Pontos negativos?

Sinceramente, sendo bem crítico mesmo, não tem ponto negativo explicito, mas posso citar 2
1 - O preço quando o curso finalizar vai ficar caro pra cacete (na realidade brasileira atual, claro), algo em torno de ~4k se não me engano

2 - O curso não tá pronto ainda, como dito no começo

Vale ressaltar -> O curso (pelomenos até o momento) só vai realmente ser proveitoso se vc não sabe muita coisa sobre programação. Se você tem experiência na área e já trabalhou por algum tempo eu acredito que será meio que jogar teu dinheiro fora.

Outra coisa também que ele fala no curso -> Esse curso não é pra quem não sabe nada de programação, a pessoa tem que ter o minimo de conhecimento em alguma linguagem, saber o que são váriaveis, condicionais e etc.

Considerações finais

Eu nunca fui fã do Filipe em questão de adorar o cara, eu só gosto do trabalho dele no YTB e conheci ele por causa do TabNews e do video sobre ansiedade, mas realmente não tem o que criticar sobre o curso.
É melhor que qualquer outro curso e feito por alguem que realmente gosta do que tá fazendo.

Resumo:
O curso é bom porque ele te ensina o que você não sabe que não sabe

Ele não ensina a fazer um projetinho ali e é isso, ele ensina o que você precisa saber pra construir qualquer projeto real daqui pra frente. É por isso que é tão bom e por isso que é dificil apontar coisas ruins.
Como eu disse, eu não sou fã boy, só realmente não é ruim e ponto.

Edit da resposta:

Literalmente hoje saiu uma aula (que eu não tinha assistido antes de publicar o comentário) onde ele fala exatamente sobre isso.
No momento que terminei de escrever essa reply eu fui ver a aula que ele tinha publicado e era basicamente ele falando o que falei aqui: O curso é feito para não te deixar ser um proxy burro, ele vai te ensinar os conhecimentos que negligênciamos por sempre ficarmos no modo autômatico. O conhecimento técnico não é o mais importante

1

Uma sugestão a você que pode ser interessante para todos que se interessam pelo curso. Assine por 1 mês o área de membros do canal do Felipe no Youtube e assista este vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Az2D-B4jKs4.

Antes do Felipe lançar este vídeo, eu não entendia nada de testes automatizados. Procurei muitas referências e não compreendia. A partir deste vídeo e da didática boa dele, passei a entender os Testes Automatizados. Isto acabou me motivando a comprar o curso dele.