Executando verificação de segurança...
8

Indicação - Curso.dev

Olá pessoALL!

Acabei conhecendo o TabNews através do canal do Felipe e notei que aqui seria o ideal para expor meu problema. Eu vivo em um dilema já a algum tempo e só agora tive coragem de escrever sobre.

Sou um dinossauro. Trabalho com tecnologia a bastante tempo. Só para terem uma ideia, eu vi a Microsoft e a Apple nascerem, e várias outras empresas. Fui usuário do primeiro computador da Apple, o Apple I e também o Apple II. Usei o SO MS-DOS, da versão 3 até a 6, passando por cada problema, cada bug, cada xingamento - e não foram poucos! Vi o Windows nascer. Chorei muito com cada pau que ocorria - a famosa tela azul da morte - e todo seu trabalho era perdido. Não salvou? Esquece. Como dizem os cariocas: "Perdeu, playboy!". E desde o começo, sempre fui (e ainda sou) apaixonado por programação. Aprendi a programar em Cobol para mainframes (acho que nem consigo explicar o que são mainframes). Depois, com o advento dos micro-computadores, uma linguagem belíssima e promissora chegou, chamada Clipper e então rapidamente, aprendi e fui em frente! Sempre trabalhando, criando, portando softwares legados, etc. Chegou o Windows, as linguagens evoluiram para aquele novo ambiente (só seria de fato um SO bem depois) os paradigmas mudaram todos, mas continuamos em frente. E, finalmente, veio a WEB. Mais uma vez paradigmas mudaram e "trocentas" novas tecnologias apareceram (e ainda aparecem) quase todos os dias. E olha que não citei em nenhum momento a vida "móvel" (smartphones, tablets, watches, etc).

Pois bem, como conheço bastante tecnolgias antigas, sempre trabalhei dando manutenção a sistemas legados e também desenvolvendo alguns novos projetos. Ainda uso algumas ferramentas que estão lá trás, mas que conseguem resolver muitos problemas dos meus clientes. Mas às vezes tenho a necessidade de ir além, de criar (ou integrar) soluções on-line com processos locais, com sistemas legados e/ou antigos e isso me frusta bantante. Vou tentar explicar o motivo. Preciso fazer um projeto que vai precisar de um módulo on-line. Como não tenho experiência no "on-line", contrato um programador para fazer essa "ponte" e o negócio quase sempre não fica do jeito que eu acho que deveria ficar! Daí aumenta custo, pois tenho que solicitar mudanças, os prazos são estourados, enfim, uma tremenda confusão!

Já tentei fazer várias cursos (em diversas escolas/plataformas/sites) para aprender/entender uma nova ferramenta por exemplo, para que eu mesmo consiga fazer ou pelo menos entender um pouco mais ao ponto de consegui orientar melhor outro programador ou até trabalhar junto. Só que me falta tempo para isso. Começo a fazer o treinamento, mas chega um ponto que fico frustado, pois não consigo desenvolver tão rápido quanto gostaria. Por exemplo, se o cliente me solicita um simples controle de recibos, eu faço em 1 hora no máximo na ferramenta que trabalho (gero o recibo, imprimo, armazeno e depois faço até consultas). Se tentar fazer em PHP ou mesmo Javascript, por mais simples que pareça, levo uma eternidade e não consigo fazer do jeito que eu imaginei, isso quando consigo. Sou muito detalhista com meus softwares. Tudo tem que estar bonito, no seu devido lugar e bem intuitivo. Ah, e o código também tem que estar bonito. Sei que para o cliente isso não importa, mas pra mim sim. Eu me importo com meu código!

Então, esse loooongo post seria um pedido de ajuda com algumas dicas! Como eu disse, já fiz inúmeros cursos, mas nunca consigo terminar (ou por falta de tempo, ou porque depois o mesmo ficou massante, ou mesmo por frustação, etc). Geralmente os cursos ficam mostranto como fazer coisas simples e pequenas e quando vamos para a "vera", nem consiguimos iniciar. E outra, aparece tanta tecnolgia, que a gente acaba ficando perdido. Eu cheguei a escolher o PHP como a minha segunda linguagem de desenvolvimento, mas hoje tenhoa dúvidas se foi uma boa escolha! Java? Javascript? Python? Sinceramente não sei. Andei olhando o curso do Felipe. É um curso com um valor razoável, em comparação com outros por aí. Já gastei bastante grana e temo começar mais um curso e ficar inacabado pelo caminho!

Se alguém tiver alguma dica aí para que eu possa dar essa "virada" de chave, eu agradeceria bastente!

3

ola.
Vou lhe dar uma dica, de alguem, que assim como você, ja fez diversos cursos e gastou muito dinheiro.

Escolha um objetivo e foque nele.

O que eu quero dizer com isso? Quero dizer que se você quer trabalhar com web, escolha uma stack e aprenda ela, nao fique comprando varios cursos de propositos diferentes.

Para web eu sempre indico javascript. Alem disso, por estarmos rodeado todo dia de cursos sendo ofertados pela internet, acabamos ficando sem foco em apenas um, eu pelo menos, sempre quando via um curso novo pensava: esse é melhor do que o curso que estou fazendo por motivos ABC, e perdia o interesse no curso atual e já nao fazia com a mesma empolgaçao. Por isso eu nao recomendaria (para o seu caso), plataformas com muuuuuitas opcoes.

Vou falar de um curso que eu fiz que foi um dos poucos que consegui finalizar, que são os do Rodrigo Branas (pesquise no youtube). É um cara bem tecnico, ate por tambem ter passado pela area academica, assim como eu.

Recomendo o curso fullstack e tambem de javascript dele, só nao sei se ja estao com vagas abertas, pois as aulas sao ministradas ao vivo pelo meet, e voce consegue tirar duvidas ao vivo, eu recomendo muito esse curso, pelo conteudo e tambem pela proximididade com o professor, o que nao deixa fazer com que o curso perca o interesse, espero ter ajudado. Abraço.

2

Olá! Parabéns por se manter ativo até hoje. Tenho dois amigos que também acompanharam a evolução da tecnologia e continuam se atualizando. Percebo que eles aparentam estar mental e fisicamente melhores do que outros.

Sou novo e tenho menos experiência, então não sei se minha sugestão será útil para você. Entre tantas opções de tecnologias, parece que o que mais te interessa é a integração de sistemas legados com novos. Acho uma ótima escolha, pois geralmente só os veteranos têm o conhecimento e a desenvoltura necessários para isso.

Quanto a cursos, considere a alura.com.br. Com uma mensalidade, você terá acesso a diversas linguagens e frameworks, podendo encontrar a integração ideal para seu projeto atual. Como muitos cursos começam do básico, sugiro ir direto para a parte de integração (ou outra que te interesse) e utilizar a extensão Copilot do VS Code. Ela te ajudará com a sintaxe e os métodos da linguagem ou framework que você ainda não domina.

O servidor Discord do podcast Café Debug é ótimo para perguntas, e a Jéssica, que é sênior em programação, dá bons conselhos. Também recomendo o servidor Discord da Rocket Seat, onde você encontrará programadores de todos os níveis disponíveis 24 horas por dia.

Espero ter ajudado. Abraços.

1

saudações amigo, sou dinossauro como voce, comecei no dbase III plus, fiz chover com essa ferramenta, depois pulei para o clipper 5.2, nao cheguei a usar o summer 87. Então conheço bem a sua dor. vou dar meu pitaco ok.

Se voce tem sistemas antigos e que ainda rendem dinhero pode coloca-los na nuvem sem converter uma linha de codigo. procure por TSplus - https://tsplusbrasil.com.br/institucionais/remote-access, acho que é esse o link, pode tambem usar o appstream da AWS amazon. tudo vai da questão do custo e retorno, voce precisa dimensionar para saber se vale a pena.

Eu particularmente estou escrevendo um sistema agora em LARAVEL, acho o framework php muito bom e facil de usar com curva de aprendizado mais facil.

Agora o poblema para nos dinossauros pelo menos para mim é uma coisa chata é o front, porque posicionamento com CSS é muito ruim, tenho dificuldade, mas o bootstrap ajuda muito e agora o tailwind para mim resolveu muito. não tem como escapar dessa parte.

penso que pra começar ja ajuda, hoje em dia tem a questão da infra que todos chamam hoje de devops, so que para compreender todo esse eco-sistema demora(git, cd, ci, ui, ux). vai ter que aprender porem, se aprender a escrever o codigo e publicar depois vai aprendendo devagar .

espero ter ajudado, abraços.

1

Opa Marcelo, obrigado pelas dicas!
Você disse que está desenvolvendo um projeto em Laravel. Eu, no passado, imaginei que o PHP seria uma boa escolha para sanar essa lacuna da web. Cheguei a fazer alguns bons cursos, até com o Pablo Dall´Oglio (o cara é criador do framework Adiante, voltado para desenvolvimento de sistemas empresariais em PHP). Mas depois começei ver que todo mundo estava indo para o Javascript, que também tem excelentes frameworks e que me resolveria quase que 100% das necessidades de desenvolvimento.
O que você (com sua experiência) me aconselharia? Seguir com o Javascript ou me manter no PHP? A minha grande dificuldade é a curva de aprendizado. Muitas linguagem requerem um bom tempo até você poder bater no peito e dizer que consegue usar. E tempo é algo que teoricamente eu tenho muito pouco a gastar. Ma minha maior parte de trabalho, como eu disse, estou focado em manutenção a outros softwares, escritos em Cobol, Clipper, Delphi, etc...

1

Opa, como sou dinossauro, tempo e coisa que não tenho, eu acho que laravel reduz muito a complexibilidade por ser o melhor framework PHP, a gente que é mais velho não entra muito na onda dessa linguagens hipe(da moda), claro todas tem o seu lugar e aplicação, até porque sistema bom é sistema que funciona não importa muito a linguagem. Eu sou um cara mais feijão com arroz entende. mas tudo depende da complexibilidade dos seus sistemas, porem acho que laravel atende 99%. ja tem muita coisa pronta, principalmente autenticação que é uma coisa importante na web. Acho que da para ter um bom começo. Inclusive tem um negocio chamado Filament framwork que faz a parte de tela e cruds para o laravel, basta importar para o projeto, mas veja bem o filament e uma stack que importa para dentro do laravel, então ja seria mais uma tecnologia para aprender, mais uma camada digamos assim. Agora se voce vai encarar javascript puro já e outro caminho eu não encaro , pelo menos agora a curva de ter a stack completa demora muito, para mim não serve.

importante tambem é não ficar pulando de galho em galho, pega uma tecnologia e foca nela, ja aconteceu muito comigo, a genta acaba não saindo do lugar.

espero ter ajudado.

1

Acabei de escrever um post aqui no tabnews mesmo indicando o curso.dev

https://www.tabnews.com.br/andersonlimadev/recomendacao-curso-dev

vc vai aprender muito e de forma profunda, porem focado em desenvolvimento web.

a Alura é realmente jma boa pq vc pois vc pode explorar diversas areas.

porem no curso.dev o Felipe ensina didatica e soft skills de um jeito unico.

eu acabei de terminar uma pos, que foi depois da facul etec e outros cursos.

Na nossa area tem muito material e subdivisoes é muito facil se perder.

Ter um conteudo organizado, roadmap e tudo mais é uma grande diferrencial.

consulta esses links de roadmap e boa sorte!

https://techguide.sh/