Como você tem usado a ia?
Esse contexto aqui é pra dev, mas pode se aplicar a várias áreas, se você usa IA então se aplicar kkkk.
Uma vez tava contando cabelo, aqui na minha cidade no PA, aonde moro hoje cidade de interior, ai o cara sabe que sou dev, e me perguntou "como você faz pra não deixa tua mente preguiçosa"
Por isso to fazendo esse post aqui, algumas pessoas usa a ia de forma errado e está se destruindo com isso. O uso de IA eu gosto de dividir em 3 etapas:
1- Entendimento : Sabe o que a task pede e como será feito, entender o contexto;
2- Planejamento: Planejar como será execultado, o que será usado, regras e limites
3- Execução: Colocar em prática, uma certeza é que nessa etapa a IA já é muito boa.
O ponto é o entendimento é tComo você tem usado a IA?
Esse contexto é voltado para desenvolvedores, mas pode ser aplicado a praticamente qualquer profissão. Se você usa IA, essa reflexão também é para você.
Uma vez eu estava cortando o cabelo aqui na cidade onde moro, no interior do Pará. O barbeiro sabe que sou desenvolvedor e me fez uma pergunta que ficou na minha cabeça:
"Como você faz para não deixar sua mente preguiçosa usando IA?"
Foi aí que percebi que muita gente está usando IA da forma errada e, sem perceber, está deixando de desenvolver a própria capacidade de pensar.
Eu gosto de dividir o uso da IA em três etapas:
1- Entendimento
Entender o que a tarefa realmente pede. Compreender o contexto, as regras de negócio e o objetivo.
2- Planejamento
Definir como a solução será construída, quais ferramentas serão utilizadas, quais são as regras, limitações e possíveis desafios.
3- Execução
Colocar tudo em prática. E, convenhamos, nessa etapa a IA já faz um trabalho excelente.
O problema é que muita gente pula direto para a etapa 3.
Se o entendimento foi ruim ou o planejamento não existiu, a IA apenas vai executar da melhor forma que ela conseguir... mas sobre uma base errada.
Por isso vemos tanto código, texto e soluções de baixa qualidade sendo gerados.
No fim das contas, a IA é uma ferramenta indispensável para potencializar o conhecimento e a experiência que você já possui.
Então estude. Desenvolva seu raciocínio. Aprenda a fazer boas perguntas.
Porque a qualidade da resposta quase sempre depende da qualidade do pensamento que veio antes.
A IA não substitui quem pensa. Ela potencializa quem pensa bem.
E você, como tem usado a IA no seu dia a dia?otalmente seu, por isso tem muita coisa gerado que é ruin, ou seu entendimento ta ruin ou você foi logo pra execução, não entendeu, não planejou ai só mandou a IA execultar a forma dela.
E por fim lembre-se a IA que uma ferramente indispensábel para portencializar aquele conhecimento ou espertize que vc tem... então seja bom, estude pra consuguir usar a ia com qualidade e ter bons resultado.