O débito técnico nunca será pago
No dinamismo do mercado, sempre somos cobrados por resultados e entregas — nunca por qualidade de código ou manutenabilidade. Isso não dá dinheiro para a empresa.
O produto precisa ter "cara" e funcionar. No fim, o que importa é apenas isso: funcionar.
Nós, desenvolvedores com conhecimento profundo do sistema e das regras de negócio, sabemos quando estamos gerando um débito técnico. Alguns avisam, outros seguem em silêncio. Mas, em reuniões e dailys, se você aponta isso, muitas vezes é mal visto — como se não tivesse pensado na solução ideal. Se você demora um pouco mais para pensar em algo com qualidade, vai ter que se explicar na daily.
Isso é uma faca de dois gumes.
Semana passada vi um post sobre um desenvolvedor que queria escrever testes e a empresa não permitiu — por falta de tempo. A realidade é: muitas empresas pequenas e médias não têm recursos para investir em testes, manutenibilidade e muito menos documentação.
A única coisa possível, às vezes, é deixar um #
, //
ou /**/
com um comentário no código. Alguns nem isso fazem. Preferem escrever uma função com camelCase do tamanho de uma frase como "resolveCasoQuandoUsuarioTemMaisDeUmaOpcaoSelecionada".
O meu ponto é:
Estou há mais de 10 anos na área, já passei por muitos freelancers e empresas de todos os portes: pequenas, médias e grandes.
As únicas que se preocuparam com qualidade foram as grandes, porque têm recursos para isso:
Elas tem dinheiro para: PO, QA, Tech Lead, Tech Manager, Frontend, Backend, Scrum Master...
Seguem Kanban, Sprints, cerimônias, escopo e demanda bem definidos.
Como ter isso numa empresa com apenas 2 ou 3 devs e vários clientes demandando novas features e correções? impossível.
Essa é a realidade do mercado.
Qual a sua opinião?
Como é na sua empresa?