Executando verificação de segurança...
3

Infelizmente o mundo funciona assim, na verdade pela legislação isso é até crime, pois abre para que a empresa forneça um valor X a uma pessoa e outro valor Y a outro individuo.

Sobre o marketing em si, ele é maravilhoso, o marketing manda no mundo e dificilmente vai mudar, nada, absolutamente nada se vende simplesmente por existir tudo tem um viés por trás seja ele bom ou não.

Sobre os livros, eu acredito na democratização do conhecimento, portanto neste ponto eu descordo em alguns aspecto. Acredito que eles devam ser disponibilizados a todos que querem algo a mais, nenhum curso seja qual for vai abordar 100% do conhecimento que ele se propõe a passar, mas infelizmente o tempo e a realidade de cada individuo não se aplica a disponibilidade de leitura diária e consistente, portanto eu entro em acordo que cursos bons como os da Full Cycle, do Deschamps, Harvard CS50, ou Front-End Masters que são estruturados em cima dos livros que embasam os fundamentos, são uma ótima alternativa e uma abordagem de aprendizado rápida para quem precisa.

Mas ainda não substitui a literatura, quando lemos algo criamos um senso crítico pois os autores nos fornecem múltiplas visões e opiniões sobre um mesmo assunto, e muitas das vezes visões atualizadas, um exemplo que dou sobre isso é sobre o MBA em arquitetura full cycle, que estou fazendo, no curso o Wesley abrange de maneira objetiva os fundamentos de arquitetura de solução, mas o módulo que estou vendo é feito com base no livro "Solution Architecture Patterns for Enterprise: A Guide to Building Enterprise Software Systems", eu decidi ler o livro enquanto vejo as aulas, isso me custa um tempo valioso do meu dia, tampo que eu estaria descansando, mas vale muito a leitura, pois a riqueza em detalhes dos conceitos apresentados no curso, só podem ser vistas se lermos o livro.

Mas como você disse, infelizmente o tempo não é o mesmo pra todos, então cursos assim como os que citei são essenciais para aqueles que necessitam de algo rápido.

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu sempre tive dúvidas sobre a Full Cycle é boa mesmo?
Eu quase paguei o MBA em Data Science da USP/Esalq (R$600 mensais), mas sempre fico com pé atrás do quanto isso vai ser útil ou reconhecido posteriormente e, principalmente, se no final não é apenas jogar dinheiro fora.

2

Cara, eu comprei o curso livre, e somente ele já tem muito conteúdo bom que tu não acha facilmente por ai, e com base no curso livre eu comprei o MBA, é um pouco salgado, eu paguei 12K, mas o conteúdo que eles abordam é assíncrono, com aulas ao vivo toda semana que você não precisa participar, pois é gravado e disponibilizado dps, o curso dura 18 meses onde é liberado um módulo ao mês.

Falando sobre as matérias abordadas, o MBA é mais conceitual do que prática, existe sim a parte de codificação, mas o curso livre possui mais coisa nesse sentido, o MBA projeta muito os fundamentos de arquitetura de software, padrões arquiteturais como EDA, Microsserviços e outros, conceitos de gestão empresarial e alguns outros pontos que são necessários para que o arquiteto de software ou profissional equivalente possa atuar sem gargalos após o curso ter sido concluído. Mas tudo é um grande depende, como falei as aulas são muito objetivas, sem ficar circulando em um mesmo conceito por muito tempo.

Na minha opinião pessoal, vale sim o dinheiro gasto visto o retorno que você terá, mas nem tudo são flores, é igual qualquer curso no sentido de, eles não abordarão todos os conceitos que você quer estudar, coisas nichadas como arquitetura de sistemas embarcados, ou sistemas baseados em cluesteres e afins é por tua conta, o curso te bota nos trilhos, ele literalmente fornece aos alunos o que as faculdades deveriam fornecer (e não o fazem) e vai além do código, visando parte gerencial e comportamental dos alunos.

Sobre os encontros ao vivo, eles são bem proveitosos, com o Wesley é uma mentoria de carreira, e com os convidados são insights e discussões abertas sobre a vivencia e experiencia deles, mais uma trocação de ideias mesmo.