Infelizmente o mundo funciona assim, na verdade pela legislação isso é até crime, pois abre para que a empresa forneça um valor X a uma pessoa e outro valor Y a outro individuo.
Sobre o marketing em si, ele é maravilhoso, o marketing manda no mundo e dificilmente vai mudar, nada, absolutamente nada se vende simplesmente por existir tudo tem um viés por trás seja ele bom ou não.
Sobre os livros, eu acredito na democratização do conhecimento, portanto neste ponto eu descordo em alguns aspecto. Acredito que eles devam ser disponibilizados a todos que querem algo a mais, nenhum curso seja qual for vai abordar 100% do conhecimento que ele se propõe a passar, mas infelizmente o tempo e a realidade de cada individuo não se aplica a disponibilidade de leitura diária e consistente, portanto eu entro em acordo que cursos bons como os da Full Cycle, do Deschamps, Harvard CS50, ou Front-End Masters que são estruturados em cima dos livros que embasam os fundamentos, são uma ótima alternativa e uma abordagem de aprendizado rápida para quem precisa.
Mas ainda não substitui a literatura, quando lemos algo criamos um senso crítico pois os autores nos fornecem múltiplas visões e opiniões sobre um mesmo assunto, e muitas das vezes visões atualizadas, um exemplo que dou sobre isso é sobre o MBA em arquitetura full cycle, que estou fazendo, no curso o Wesley abrange de maneira objetiva os fundamentos de arquitetura de solução, mas o módulo que estou vendo é feito com base no livro "Solution Architecture Patterns for Enterprise: A Guide to Building Enterprise Software Systems", eu decidi ler o livro enquanto vejo as aulas, isso me custa um tempo valioso do meu dia, tampo que eu estaria descansando, mas vale muito a leitura, pois a riqueza em detalhes dos conceitos apresentados no curso, só podem ser vistas se lermos o livro.
Mas como você disse, infelizmente o tempo não é o mesmo pra todos, então cursos assim como os que citei são essenciais para aqueles que necessitam de algo rápido.