Executando verificação de segurança...
2

Men, não caia nessas empresas de fachada, vulgo ROCKETSEAT, ALURA, MATE ACADEMY, entre outras, primeiro você aprendeu no passado algo, provavelmente o que você aprendeu já nem é utilizado mais, se quer entrar na área, a melhor escola que você pode encontrar e que não vai te deixar no prejuizo é o youtube, veja os seguintes canais:

Essas são minhas recomendações pessoais
CursoEmVideo - (Excelente professor, e excelente didatica).
CFBcursos - (Execelente material tanto back-end quanto front-end).

Caso queira se aprofundar muito leia livros, nenhum curso no mundo vai te fazer aprender tanto quanto os livros.

Por ultimo mas provavelmente o mais importante, arrume um programa de estágio, ou treinee, a pratica é a melhor professora, você já é formado em design, garanto que se tu arranjar estágios por ai tu vai se dar bem, o html e o css é simples o entendimento, o JS é um pouco chato se você nunca codificou nada na sua vida.

Cara um pequeno conselho existem muitos tutoriais bons no youtube, mas também existe muita porcaria, saiba escolher, e de preferencia fuja dos gurus da programação, é só balela, pega alguns canais que você se sente confortavel, e entra neles, por exemplo o canal do Arthur 404, ele tem um discord que a rapaziada estuda junto por lá e da dicas, comunidades ativas sempre são bem vindas, ainda mais se agregarem ao conhecimento como é o caso.

Carregando publicação patrocinada...
1

Aoba!! Obrigado pela resposta!

Então, o curso que fiz foi com foco em front-end, lá em 2021. Fiz pela Apex Ensino e na grade incluía tecnologias bem atuais como Bootstrap, React, NodeJS, JavaScript, Typescript, Angular entre outras... Mas independente do conteúdo que tive lá, como disse anteriormente, acabei esquecendo de 99% das coisas devido a falta de prática.

Agradeço demais pelas recomendações. O Guanabara eu já conhecia, mas o CFBcursos não, irei dar uma boa olhada no canal dele, obrigado! Aliás, tens recomendações de livros? tanto de back quanto de front, agradeço desde já.

Sobre a questão de programa de estágio, vou dar uma olhada aqui na minha região algum que case com a minha necessidade atual.

Sobre tutoriais, acabei pegando uma promoção na Udemy de um bootcamp de 100 dias para desenvolvimento web, do Maximilian Schwarzmüller. Paguei R$30.

1

Olha, olhando sua situação desse comentário, parece o q falta em vc não é aprendizagem e sim falta de treino para conseguir cimentar a informação no seu cérebro.
Só ler e praticar 1 vez não te faz alguém saber sobre o assunto e sim o processo de repetição.
Sabe aquela frase q diz pra ser um especialista precisa praticar 10000 horas? É qse isso. Não sei se precisa chegar a esse ponto, mas isso é algo lógico. Se vc não praticar, vc esquece. E se vc esquecer, como vc quer ganhar novas informações para incrementar seu conhecimento se vc nem lembra do q vc "aprendeu"?

Portanto assim, não sei se é o estilo ideal de estudo, mas minha recomendação é vc fazer um monte de mini-projetos. Vc pode pegar de tutoriais, vídeos do youtube, copiar códigos do github, etc e SEMPRE busque entender o q está acontecendo ali. Não precisa nem pagar por cursos. Cursos só servem mais pra quem tem preguiça de correr atrás dos conhecimentos.
Ai depois de um tempo vc dá uma olhada novamente nesses mini-projetos para relembrar o q vc aprendeu. Se pá eu recomendo até aprender a refatorar o código, pois esses códigos são pra vc aprender, se parece ruim, melhore, se ficar ruim, desfaça e tente melhorar novamente.

O estilo de mini-projetos q citei são projetos com objetivos claros e pontuais, com foco em aprender certa tecnologia, certa prática, certa técnica... Por exemplo, quero aprender a conectar meu site usando banco de dados X, ou quero aprender a adicionar o google maps no meu site, ou quero aprender a fazer aquela animação com efeito q dá um duplo carpado e deixa a animação estilosa. Ai vc corre atrás de tutoriais q ensinam isso e copia. Depois de um tempo, por exemplo, 1 mês, volte pra ele e tente entender o q vc codificou ali. Se puder aprenda a refatorar, colocar testes e tals, incrementando esses mini-projetos. E se possível, faça isso pelo menos 2 ou mais vezes, pois qnto mais vc voltar, melhor para vc fixar na memória o q aconteceu ali.
Como ele tem foco em pequenas coisas, é mais fácil terminar ele, vc tem menos problema com desanimo de nunca terminar algo, e vc consegue aprender mto mais coisas do q querer fazer um projetão, onde vc pode se confundir pq projetos grandes são difíceis de entender para iniciantes (a não ser q vc seja um prodígio, q isso é raríssimo).

Esse estilo q incentivo a pessoa a usar eu chamo de ambientação, nesse caso seria uma ambientação à tecnologia. Vc vai fazendo, vai tentando entender, e depois revisa para relembrar. Qnto mais vc faz, mais vc estará ambientado com aquilo, mais vc se sentirá confortável e mais fácil será entender do assunto. E o uso de mini-projetos é mais para ter volume de aprender coisas diferentes, pois um profissional da nossa área não sabe só desenhar página ou só fazer a lógica de um certo produto, ele precisa aprender muitas coisas para no futuro saber quais dessas coisas é a melhor solução para aquele tal projeto. Então quanto mais conhecimento variado tiver, melhor para vc msm.

E com o tempo, vc pode ir lendo livros, posts, coisas diferenciadas mais voltadas para o q o pessoal chama de base da programação, pois isso tbm é mto importante aprender. E sempre compare o q vc leu com as coisas q vc já fez, pois assim vc consegue entender melhor o significado de cada coisa dita no livro. Se não entendeu, depois de um tempo revise novamente o conteúdo.

E por último, vc ainda está na etapa de assimilar conhecimento. Então eu recomendo (mas isso é vc qm decide), q vc foque em aprender com base nos outros e deixe essa parte de criação para depois. Vc decide o q quer aprender, mas evite criar até depois de uns 6-8 meses desses treinos intensivos de fazer um monte de tutoriais. O motivo é para evitar a fadiga. Por vc não ter muita experiência em software reais, é difícil vc saber como projetar um software. Então deixe isso mais pro final. Eu tenho certeza q nesse meio tempo vc já vai ganhando umas ideias do q fazer. Ai qndo vc tiver nessa parte de: eu quero tentar algo sem tutorial. Arrisque essas ideias. Lembre, comece com mini-projetos, faça coisas com objetivos claros e pequenos, não tente fazer um instagram da vida q vc não consegue. Se até hj ele está em constante mudança, imagina vc criar um igual. No máx q vc deveria fazer é: ah, quero criar aquela funcionalidade de shorts q tem nele, pois parece legal de criar do meu jeito. Ai vc cria aquilo q é algo simplificado e não é tão complexo de implementar.

Boa sorte ai com seus estudos.

1

Cara, muito obrigado pelas palavras, direcionamento e dicas. Depois de ler isso abriu demais minha mente, tanto pra ideias de mini projetos quanto pra desenvolver uma consistência nos estudos.

De novo, muito obrigado mesmo.