O quê eu aprendi desenvolvendo um SaaS para aprender inglês?
Sobre o SaaS
O saas é um sistema de repetição espaçada onde o usuário vai ver frases com áudio e dizer o quê achou da frase (Errei, bom e fácil) e com base na resposta uma data para revisão dessa frase vai ser definido.
Até aqui, nada de novo, apenas mais um Anki da vida. O diferencial esta nas frases que só tem UMA palavra que o aluno não conhece e na ordem em que ele vai aprender essas palavras, que são das mais usadas no dia a dia para as menos usadas.
Essa organização das palavras foi pensado no Princípio de Pareto, onde 20% das palavras mais usadas no dia a dia formam no mínimo 80% das palavras de TODAS AS FRASES.
O saas foi pensado para aquelas pessoas que gostaram do curso do Mairo Vergara, só que tem preguiça de adicionar as frases no Anki ou perceberam que isso dá muito trabalho.
O quê eu aprende desenvolvendo esse SaaS?
- Não tente criar tudo do zero. Sempre use o quê já funciona, da estrutura ao design. Não faça que nem eu que passei dias fazendo uma página de registro cheia de animações.
- Comece pelo front. A experiência do usuário é mais importante. E quando você sabe exatamente o que o front vai precisar o desenvolvimento do back é mais rápido.
- Teste a usabilidade. Você sabe como o seu site/aplicativo funciona, o usuário não. Como você sabe exatamente o funcionamento tudo é fácil. E para o usuário é tudo difícil, ele não sabe.
- Faça um curso de design. Aprenda pelo menos os princípios do design isso vai te ajudar a desenvolver protótipos mais rápido.
- A produção é o verdadeiro teste. Alguns problemas só vão aparecer juntos com os usuário. Eles vão tentar usar a sua aplicação de um modo diferente do que você inicialmente tinha planejado aí é que os problemas aparecem.
- Você pode achar uma funcionalidade muito útil e importante, mas seus usuários não. Por isso não gaste muito tempo no polimento dessas funcionalidades. Faça um protótipo, teste o conceito e se as pessoas tiverem usando aí sim gaste tempo fazendo o refinamento.
- Você pode achar a ideia do seu saas a melhor do mundo, e talvez até seja mesmo, mas as pessoas podem não gostar e tá tudo bem. Você só não achou as pessoas certas, ou esta anunciando para as pessoas erradas. E por mais eficiente, barato e lógico que seja usar o serviço que você esteja disponibilizando, a lógica não convence todo mundo (Depois que você aprender isso a sua visão do mundo e das pessoas muda completamente).
- Trate o seu saas como um hobbie. Enquanto ele não for uma parte significativa da sua renda não deixe de fazer suas outras obrigações para adicionar uma nova feature ou resolver um bug.
- Anunciar nas redes sociais é preciso. Seu saas pode ser o melhor do mundo naquilo que ele faz e não vai adiantar nada se as pessoas não ficarem sabendo e pras pessoas ficarem sabendo elas precisam ouvir e pra elas ouvirem você precisar ir até onde elas estão, nas redes.
- O usuário precisa saber como usar o saas. Por exemplo: No meu saas o aluno não sabe que para cada frase ele deve se imaginar em uma situação onde ele vai ouvir ou falar a frase que ele esta aprendendo. Fazendo isso para cada frase que estiver aprendendo ele pode ficar maluquinho das ideias? Talvez, mas vai ser um maluquinho fluente.
- Se o seu saas é realmente útil, disponibilize um período de teste grátis. Assim o usuário vai poder testar e ver se o saas atende as necessidades dele. Sem contar que muitos nem iriam dar uma chance se já tivessem que pagar logo de cara para usar o serviço.
- Por último e o mais importante: Tudo se vende. Tudo que tem um preço tem quem compre. Até m__da você pode vender pra alguém que queira fazer adubo ou algum tipo de biocombustível.
Pra quem quiser testar por 30 dias grátis: faluchu.com
Fonte: https://faluchu.com/