Executando verificação de segurança...
8

Parabéns pelo post, bem escrito.

Vou deixar aqui a minha visão de dev senior; algumas dicas são boas, mas outras (na minha experiência de vida), podem ser facas de dois gumes. 🔪

Vamos lá...

Autoridade não é sobre títulos. É sobre ser a pessoa em quem as pessoas confiam. 👍

Autoridade ainda é algo que seres humanos não dominam direito, 99.9999% acreditam que autoridade é domínio repressivo sobre os outros.

Cada pessoa sabe mais sobre uma parte específica do projeto. 👍

Sempre tem alguém no time que absorve melhor alguma parte do projeto. O kernel do Linux por exemplo é assim, pouquíssimos conhecem como um todo, a maioria é especializada apenas numa parte do código/módulo.

Problemas raramente aparecem de repente. 👍

Corretíssimo novamente. O meu "porém" aqui fica na atitude a ser tomada.

Conheci muitas pessoas que sabiam exatamente o que acontecia no time/empresa, mas tinham zero vontade para resolver.

Geralmente a solução para burnout/conflitos/queda de produtividade é a demissão. Não há desejo real em resolver problemas humanos (é mais barato demitir e contratar um novo).

Portanto não acredite em propagandas como: "vista a camisa da empresa". Quando der ruim para você, não vai ter camisa nenhuma te defendendo.

1:1s e workshops são onde a verdadeira transferência de conhecimento acontece 👍

Conhecimento só pode existir na mente humana. Na documentação escrevemos dados e algumas informações. Quanto mais interação entre o time, melhor o nivelamento do conhecimento entre as pessoas.

⚠️ Construir Segurança Psicológica ⚠️

Então, aqui é algo que vou ser um pouco crítico (baseano nas minhas experiências).

Já me dei MUITO mal criando esses tipos de seguranças psicológicas, tanto com superiores quanto com "colegas" de trabalho. Como eu disse, humanos adoram ser opressores para se manter relevantes. 🤷‍♂️

Minhas piores experiências de trabalho foram onde incentivavam as pessoas a se abrirem, e usavam essa tática de psicologia para manipulação. Eles se faziam de "amigos" para criar uma falsa sensação de segurança.

As pessoas VÃO usar suas aparentes fragilidades contra você!

Amigos de trabalho NÃO são amigos pessoais!

Minha dica nessa parte é: "Nunca crie vínculo afetivo, ou se abra, em ambiente de trabalho. Mesmo se a empresa incentivar o comportamento".

Faça seu trabalho de forma honesta, educada, amistosa e respeitosa com todos; mas sempre lembrando que existe uma linha bem clara entre colegas de trabalho e colegas pessoais.

É isso.

Carregando publicação patrocinada...