Executando verificação de segurança...
3

Que linguagem de programação aprender? ME AJUDEM POR FAVOR

Atualmente estou retomando meus estudos após 6 meses sem tocar em nenhum código. No entanto, estou determinado a conseguir minha primeira oportunidade, mas estou indeciso sobre o que estudar agora.

Comecei minha jornada no início de 2022, fazendo aqueles populares cursos de JavaScript. No entanto, percebo que todo mundo está aprendendo JavaScript, o que é um pouco estranho. Parece que estou seguindo apenas o conselho de um influenciador. Então, se você está na área ou começou recentemente, qual linguagem me ajudaria a evoluir de verdade e conseguir a primeira oportunidade, sem parecer apenas um curioso?

Porquê eu imagino que as empresas podem me enxergar como apenas mais um que quer aprender uma linguagem fácil pensando apenas naquela história contada "receba 5k em 3 meses de estudo".

3

As linguagens que mais têm vagas parece que são JavaScript e PHP. Python se contar trabalho que não são bem de programação.

Java e C#, principalmente, podem ter menos vagas, mas também bem menos concorrência. Também parece que pagam melhor.

Linguagens com menos concorrência costumam ter concorrência mais qualificada também, então você precisa ser melhor.

Qualquer linguagem que aprender poderá achar vaga, porque o mercado vai regulando isso. O importante é a sua capacidade. As pessoas têm dificuldade para achar vagas porque elas não se preparam bem. Isso é o que deveria se preocupar. Se você for no mais concorrido precisa estar entre no medianos. Não precisa estar entre os melhores, mas não pode estar entre os piores. É mais ou menos como fugir de um urso, você só precisa ser mais rápido que o último porque é ele que o urso vai comer :)

Se você quisesse saber qual linguagem aprender para ser bom na profissão aí seria diferente e acabei de responder isso para uma pessoa. Mas para emprego ninguém sabe ao certo, pode mudar dependendo da época, da região, e até da pessoa, porque uma pessoa pode ser melhor com uma linguagem do que outra.

Se a pessoa é boa em desenvolver software ela vai se dar bem com qualquer uma e não vai ligar para isso. Se ela só sabe fazer receitas e bolo em uma linguagem, então essa escolha é importante, mas pessoas aleatórias na internet não conseguem dizer qual é ela para você. Quem disser está chutando, só acertará por coincidência. Sorteie uma e poderá ter um resultado até melhor.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Mano, você me ajudou muito e eu quero ser bom em desenvolver software eu não gosto da idéia de crescer rápido e ganhar dinheiro rápido eu quero na verdade,me desenvolver bem e firme para crescer na área como um bom desenvolvedor sabe. Então é exatamente isso que eu gostaria de saber, qual linguagem aprender para se rbom na profissão.

0
2

Olá, gostei do seu ponto de vista, de fato, muitos que estão iniciando na programação ao pesquisar na Internet sobre esse tema caem sempre em JavaScript como um ponto de partida e muitas vezes são guiados pelo que algum curso diz e não por opinião própria. Não que JavaScript seja ruim, claro que não, porém não existe só essa linguagem na programação.

Se for seguir o caminho de JavaScript, normalmente será levado ao Frontend e muito provavelmente ao ReactJs, bibliotecas e frameworks novos sempre estão surgindo. Há muitas vagas no mercado de trabalho, porém também há muitos candidatos, a concorrência é grande.

Eu te aconselho dar uma olhada no mercado, é sempre bom fazer uma análise e pesquisas para ficar atualizado e claro, também pode te clarear a mente sobre qual linguagem de programação estudar. Hoje em dia tem muitas coisas surgindo e muito "hype", muitos cursos milagrosos que prometem coisas que são completamente fora da realidade, então é bom ficar antenado.

Na programação há muitos caminhos pra se seguir e muitas linguagens. Assisti um vídeo, gostei e acho que pode ser interessante para você "O desabafo de um dev JavaScript".

1

Alan muito obrigado man. Eu quero me tornar um dev back-end e essa relação direta que o JavaScript têm o com front me incomoda por isso também a dúvida. Mas o java por mais que tenha uma relação eu acredito que um Dev em Java não precisa saber o que um dev JS sabe sobre o front certo?

Ah! E eu vou ver o vídeo mano muito obrigado

2

O que eu sempre digo pra quem quer entrar no mercado: Vai no linkedin, pesquisa por vaga pra junior, veja quais as linguagens mais pedidas, veja qual delas tem a sintaxe que tu mais gosta e começe a aprender. E o mais importante, não atire para todos os lados senão vc não vai aprender nenhuma.

Outra coisa, não deixe de aprender uma linguagem só pq tem muita gente estudando ela. Isso não faz sentido. Principalmente pra você que está começando, não adianta procurar por uma linguagem menos popular, pois dificilmente alguém vai te dar uma chance nela se tu não tiver experiência. Quanto menos popular, menor a concorrência, mas maior será a experiência exigida.

1
2

Para quem ja mexeu com várias linguagens eu diria que não importa muito a linguagem que você vai escolher. O importante é aprender a programar, saber lógica de programação e as estruturas de dados por que depois vai ser poucas coisas que vão se diferenciar entre as linguagens mais convencionais.

Emprego mais rápido

Caso você queira arrumar um emprego mais rápido, sem dúvida o Js é uma das mais populares e talvez você devia dedicar mais nela se esse for seu objetivo. Minha recomendação aqui seria já aprender com Typescript - É fundamental para um iniciante ter uma linguagem que te permite ver de forma mais explicita os tipo de dados.

Tanto faz só quero aprender, emprego mais para o futuro

Se seu objetivo for algo mais para longo prazo eu ja recomendaria uma linguagem um pouco mais nichada - assim você acaba dedicando mais em se especializar focando no longo prazo. Aqui entram várias outras linguagens como:

  • C: Pode ser um pouco mais complicado no começo porém os fundamentos vão servir para o resto da vida, aprender os tipos de dados, como é feito a gestão de memória e etc... vai te dar muita base pro futuro.
  • C# e Java: Só recomendo essas quando você ja tiver num nível em que você ja se sinta confortável para aprender orientação a objetos
  • Ruby: Linguagem extremamente simples de pegar, com uma sintaxe expressiva e um ambiente bem consolidado porém extremamente nichado ao Ruby on Rails, framework principal da linguagem. Ruby pode ser uma boa opção para se aprender a programar, eu mesmo quando aprendi esta lingaugem acabei gostando bastante, fiz alguns joguinhos com as bibliotecas gráficas e foi sempre muito pratico e simples de aprender. (recomendo os videos do one bit code).
  • PHP: Por mais que as pessoas falam muita abobrinha sobre esta linguagem, ela é muito boa para se iniciar ali no contexto do web. Porém a linguagem possui uma tipagem fraca e permite fazer muita coisa - O que pode ser uma dificuldade para inciantes na programação. Por mais que você possa simplesmente abrir um arquivo.php e sair codando de qualquer jeito é possível usar os padrões psr e composer para ter um ambiente bem mais padronizado e criar projetos de alto nível.
  • Zig: Esta eu ainda não experimentei mas pelo que ouvi dizer pode ser muito boa para começar, pois ela fica ali no meio termo entre o C e outras línguagens mais alto nível o que vai te permitir ter aquele aprendizado mais aprofundado sobre memória ao mesmo tempo que não sofre muito com a curva de aprendizado da linguagem.

Acho que é isso, o importante para o inciante é aprender a programar seja na liguagem que for, eu recomendo muito você fortalecer a suas bases e depois vai ter capacidade para escolher qualquer linguagem que quiser ou combinações delas e seguir para seus objetivos profissionais.

Aprender o básico isso que importa:

  • Como os computadores funcionam
  • Estruturas de dados
  • Algoritmos
  • Paradigamas de POO e Funcional
1

Caramba irmão você deu uma aula brigadão aí.
Atualmente quero seguir no back-end não me identifico com o front, porém eu preciso de um emprego um pouco mais rápido então nesse caso aí a melhor opção seria o javascript com o typescript

2

No começo da carreira qualquer linguagem está valendo, se o foco é pegar uma vaga o mais rápido possível, as opções para mim são as seguintes:

  • Seguir o fluxo e realmente estudar o que todo mundo está estudando, já que com a popularidade dessas tecnologias abrem muitas vagas. Nesse caso as melhores opções seriam JavaScript e Python;
  • Fazer o que os outros não querem, principalmente se preparando para trabalhar com aplicações legadas. Na minha opinião, as melhores opções nesse cenário seriam PHP, Java e C#;
  • Ser early adopter e focar em linguagens que estão crescendo rápido de popularidade, como Golang e Rust.

Em todos os casos têm riscos envolvidos, principalmente no último cenário, então experimenta algumas coisas vê o que gosta mais e se aprofunda o máximo que você conseguir. A maioria das pessoas não sai do básico proposto nos tutorias, quem continua se especializando mais cedo ou mais tarde ganha o destaque que merece.

1

Olhe o que as vagas que te parecem interessantes pedem, faça uma lista.
Teste algumas delas fazendo pequenos projetos, veja a que tiver afinidade e vai pra cima.

1

Você já sabe em que tipo de desenvolvimento quer trabalhar? Web? mobile? Front, Back?... Primeiro tenha claro no que você quer atuar, já vai limitar muito suas escolhas.

1

Atualmente quero trbalhar no back, já fui designer e outras coisas que envolvem design e sinceramente não quero mais mecher com isso eu gosto da "maquina" da coisa sabe por isso eu estou amando o back-end. Então sendo que eu quero ir pro back-end acredito que o Java seria uma ótima escolha não é verdade?

1
1

Procure as liguagens com mais vagas no mercado, dentre elas veja a que você mais gosta "sente vontade de codar com ela durante muito tempo", se aprofunde nessa linguagem, consiga desenvolver segurança nela.

O básico todos sabem, o diferencial está nos pequenos detalhes.

Não fique pulando de linguagem em linguagem, stack em stack, isso acaba atrasando a sua entrada no mercado, é valido se aprofundar em algo específico e se tornar bom naquilo, com as atividades do dia a dia dentro do mercado vai se aperfeiçoando em outras questões.

Sugiro começar com JavaScript ou Java, caso tenha interesse.

São linguagens bem robustas, com muita bagagem para facilitar suas pesquisas em casos de dúvidas e com muitas oportunidades no mercado, (esqueça isso de todo mundo estar aprendendo JavaScript, foque em se aperfeiçoar nessa stack se for o caso para se destacar entre essas pessoas na hora oportuna).

1

Ei Douglas. Cara, se voce quer ter resultados mais rapidos, e conseguir fazer algo do inicio ao fim (fullstack) sem pensar em entrar pro mercado de trabalho como programador, aconselho aprender javascript/html/css primeiro. Depois usar wordpress e firebase para fazer o front e o back juntos (É a forma mais rapida de fazer uma aplicacao web fullstack que conheco). Depois vc pode evoluir para Express e React (assim vc ja acha mais facil algum trampo) e por fim, Typescript + Nest.js + Next 13+.
Espero que tenha ajudado!
Me segue no linkedin que tenho posts ensinando o basico: https://www.linkedin.com/in/anderson-campolina-688175225/

1

Boa tarde meu amigo. Se você está no começo aprendendo, sugiro você começar com a base, seguindo bons livros de estrutura de dados, lógica de programação e algoritmos clássicos que envolvam pilha, fila e árvores. Se fechar bem este ciclo, poderá escolher qualquer linguagem, pois as bases irão te ajudar a seguir rápido.