Executando verificação de segurança...
3

Muito bom artigo, didático e extremamente descritivo. Parabens!!

Sobre algoritmos recursivos e arquitetura de código:
Os algorítmos recursivos podem ser analisado com uma cadeia a mais de parâmetros não tão matemáticos. Algoritmos recursivos muitas vezes proporcionam uma representação mais clara e concisa do problema, facilitando a compreensão do código. No entanto, em algumas arquiteturas, chamadas recursivas podem introduzir sobrecarga significativa devido à pilha de chamadas, o que pode afetar a eficiência.

Para produzir arquiteturas que suportam otimização de cauda (tail call optimization), a recursão pode ser tão eficiente quanto a iteração em termos de uso de pilha. Isso depende da capacidade do compilador/interpretador em otimizar chamadas recursivas de cauda. Uma chamada de cauda ocorre quando a última operação executada em uma função é uma chamada recursiva. A otimização de cauda é uma forma de otimização de chamadas recursivas que evita o acúmulo desnecessário de frames de pilha.

Contudo, uma boa arquitetura de software deve ser portátil entre diferentes plataformas e arquiteturas, permitindo que o mesmo código seja executado eficientemente em vários ambientes ao desenvolver algoritmos iterativos e recursivos. É essencial considerar a arquitetura subjacente para garantir eficiência, clareza e portabilidade. Adaptar a implementação para tirar vantagem das características específicas da arquitetura pode resultar em um software mais otimizado e responsivo.

2
1

Algorítimos recursivos podem ser analizados de duas formas:

  1. Equações de Recorrência
  2. Teorema Master de contagem de chamadas recursivas

Assim como também com o auxílios de ferramentas como árvores de chamadas recursivas. Talvez intuitivamente não envolva tanta matemática, mas é puramente uma análise matemática.

Em geral, algoritmos recursivos não são tão úteis quando aumentam o tamanho do problema a cada instância recursiva (como no cálculo da sequência de fibonacci), ou quando o algoritmo iterativo é suficientemente melhor.