Executando verificação de segurança...
9

Performance Web: Descubra como a Otimização de Performance Web pode aumentar o faturamento da sua Empresa e Encantar seus Clientes (Bônus Surpresa no Final!)

Introdução

“Antes de começarmos, Performance é UX”

Você deve estar se perguntando, o que tem aver UX (User Experience) com Performance e Otimização? Ou até mesmo, como isso poderia aumentar o faturamento dos meus negócios?

A seguir mostro como podemos melhorar a UX (User Experience) dos nossos usuários, O que é Performance e Otimização, para termos um entendimento claro. Por que devemos fazer essas melhorias e Como implementar de forma eficaz essas melhorias que vão aumentar o nosso faturamento.

Parte I - O que é Performance e Otimização ?

WPO ou Web Performance Optimization ou no português Otimização de desempenho da Web. Consiste em um conjunto de estratégias e boas práticas para melhorar o desempenho de um site em seu aspecto técnico, como a velocidade de carregamento das páginas e a experiência de navegação do usuário.

Depois de alguns estudos concluí que Performance é UX (User Experience). Porque quem realmente diz se um site é rápido ou lento é o próprio usuário, vai de acordo da percepção do usuário e quando estamos falando de percepção do usuário para cada usuário temos uma conclusão diferente.

Exercício: Você sabe quanto tempo é considerado lento ou rápido para o carregamento de um site no celular? Compartilhe conosco quantos segundos você considera ser aceitável para cada um desses casos.

53% dos usuários de celular abandonam sites que demoram mais de 3 segundos para carregar 

De acordo com um relatório do Google publicado em setembro de 2016, até 53% dos usuários de dispositivos móveis abandonam sites que levam mais de 3 segundos para carregar. O relatório é baseado em pesquisas que abrangem mais de 10.000 domínios da web móvel.

Por mais que não podemos definir com total assertividade qual vai ser a percepção de cada usuário, hoje temos estudos que trazem valores-chaves para nos auxiliar a tomar algumas decisões sobre quais otimizações fazer e melhorias realizar.

Segundo o artigo Response Times: The 3 Important Limits de Jakob Nielsen existem

3 limites de tempo que desencadeiam respostas neurológicas diferentes nas pessoas 

Se eu quero executar uma tarefa e ela demora X tempo, a ideia é que meu cérebro percebe isso de uma forma específica.

Ações com respostas da ordem de 0.1s são percebidas pelo cérebro como instantâneas. Aperto um botão e o sistema pode demorar até 100ms que eu não noto a demora.

Já quando a reação demora por volta de 1s para acontecer, meu cérebro já nota a demora, a sensação não é de instantaneidade. Mas eu ainda percebo aquilo como uma única tarefa, percebo a conexão entre minha ação e a reação do sistema. Tudo faz parte de um mesmo fluxo de pensamento.

• Até por volta de 10s o cérebro consegue, com muito esforço, esperar. Esse é o limite aproximado pro quanto conseguimos segurar a atenção do usuário. Mais que isso, e ele se perde totalmente.

Pesquisas mostraram que qualquer atraso maior que um segundo fará o usuário interromper seu fluxo de pensamento, gerando uma experiência ruim. Nossa meta é manter o usuário envolvido com a página e oferecer a experiência ideal, independentemente do dispositivo ou do tipo de rede.

Não é fácil atingir a meta de um segundo. Pelo menos, não é preciso que a página inteira seja renderizada dentro desse intervalo. Em vez disso, precisamos exibir e renderizar o conteúdo acima da dobra (ATF, na sigla em inglês) em menos de um segundo, permitindo que o usuário comece a interagir com a página quanto antes.

Agora que sabemos o que é realmente Performance e Otimização precisamos compreender o porquê de fazermos essas melhorias, parece óbvio, mas possa ser que ainda não ficou claro o que perdemos quando deixamos de melhorar a Performance e de Otimizar nossos projetos.

Parte II - Por que melhorar a Performance e Otimização ?

Será que vale a pena mesmo otimizar e melhorar a performance de nossos projetos?

Vamos pensar por um momento na Amazon, uma empresa que todos conhecemos, uma gigante do e-commerce, uma empresa que vende bilhões de dólares no ano, descobriram que

Cada 100ms de latência, custa 1% dos seus ganhos 

Amazon faturou mais de US$ 120 bilhões no primeiro trimestre de 2022, imagina perder 1% dos seus ganhos apenas por 100ms de latência.

Vejamos o WalMart, outro gigante no mundo do e-commerce também descobriu que

Tornar o site mais rápido em 1 segundo aumentou a conversão em 1,05, 1,1 ou até 1,2 vezes 

Porque no e-commerce, a conversão é diretamente afetada pela velocidade de carregamento do site.

Estamos falando aqui sobre uma Performance e uma Otimização além dos usuários que estão com dispositivos ultra avançados, com conexões ultra rápidas, com as melhores tecnologias para acessar nosso site, estamos falando de visualizar um público que se demorar mais de 3 segundos para o carregamento do nosso site, eles fecham o nosso site.

No fim da apresentação irei disponibilizar um link com diversos artigos de cases que se beneficiaram da Otimização Web e melhoraram o seu faturamento ou processo de conversão por meio de uma melhoria na sua Performance.

Mas tem algo que devemos nos atentar, um estudo interno da Google descobriu que

40% das marcas regridem no desempenho após 6 meses 

Agora que compreendemos que Otimização Web e Performance é sobre conversão e que conversão é sobre ganhar mais, como podemos manter a alta performance em nossos projetos, para não perdermos essa oportunidade de ganhos e não regredimos em nosso desempenho?

Parte III - Como implementar de forma eficaz essas melhorias de Performance e Otimizações ?

Uma das melhores maneiras de se implementar e manter a alta performance é por meio de modelos eficazes e já comprovados.

Antes mesmo de minificar um arquivo ou diminuir uma função, ou melhorar uma execução de um código JS. Antes de qualquer otimização, devemos fazer algo que é fundamental, esse algo fundamental é MEDIR. Se não medirmos nossos códigos, se não medirmos nossas páginas, nunca saberemos se estamos melhorando..

“Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar” - William Thomson 1º barão Kelvin, também conhecido como Lorde Kelvin. 

Ok, Eduardo, Entendi! Precisamos medir, para melhorar nossa performance, para assim melhorar a experiência do usuário e consequentemente, melhorar nosso faturamento. E, nesse momento, você pode estar se perguntando, o que devemos medir?

Modelo RAIL

Agora, Gostaria de apresentar algo chamado Modelo RAIL proposto pela Google. é um modelo de desempenho centrado no usuário que fornece uma estrutura para analisar o desempenho, portanto as métricas levadas em consideração pelo Modelo RAIL é com base na experiência do usuário.

Lembra, performance é algo totalmente subjetivo, por esse motivo é muito complexo mensurar seu desempenho.

Entregue o conteúdo e seja interativo em menos de 5 segundos - Pessoas 

Não podemos controlar as condições que o nosso usuário vai estar, mas podemos controlar a experiência que ele vai ter com o nosso ecossistema.

Porém, se seguirmos o Modelo RAIL e utilizarmos as métricas que o modelo sugere, vamos estar otimizando medidas que são passadas pela experiência do usuário, dessa forma utilizando um padrão que já foi utilizado em milhares de sites do Google.

E, O que o modelo sugere?

Basicamente no Modelo RAIL os termos Objetivos e Diretrizes têm significados específicos: e são muito importantes

Objetivos: Principais métricas de desempenho relacionadas à experiência do usuário. Por exemplo, realizar o paint do site em menos de 100 milissegundos. Que devemos atingir, como a percepção humana é relativamente constante, é improvável que esses objetivos mudem tão cedo.

Diretrizes: Recomendações que ajudam você a atingir metas. Eles podem ser específicos para as condições atuais de hardware e conexão de rede e, portanto, podem mudar com o tempo.

Ferramentas para medir RAIL

  • Lighthouse
  • WebPageTest

A conclusão é que apenas após medirmos e mensurarmos a nossa Performance é que vamos poder otimizar e fazer uma nova mensuração para validar que as soluções e melhorias foram implementadas.

Além disso, como especificado anteriormente, vimos que existe uma queda de performance com o tempo, então a melhoria de performance e desempenho é contínua e precisa ser integrada de técnicas automatizadas para melhorar e aumentar a agilidade desses processos.

Cases

Estudos de caso e experimentos demonstrando o impacto da otimização de performance web (WPO) na experiência do usuário e nas métricas de negócios.

Dica Bonûs

Aumente agora mesmo o faturamento da sua empresa e conquiste a satisfação total dos seus clientes com a Otimização de Performance Web! Não perca mais tempo com sites lentos e que frustram os usuários. Com a otimização certa, você pode melhorar significativamente a experiência do usuário, aumentando a taxa de conversão e a fidelização dos clientes.

Deixe para trás a concorrência e conquiste o sucesso que a sua empresa merece! Descubra como a otimização de performance web pode transformar o seu negócio e leve-o para o próximo nível. Não perca mais clientes por conta de um site lento. Invista agora mesmo na otimização de performance web e veja os resultados surpreendentes em pouco tempo.

Aproveite essa oportunidade e impulsione o crescimento do seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Não espere mais para transformar a experiência dos seus clientes e aumentar o faturamento da sua empresa. Estamos prontos para ajudá-lo a alcançar o sucesso que você merece!

Contato

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/eduardodesousa-full-stack-developer/

Portifólio do Github: https://github.com/EduardoFullStackWeb

E-mail: [email protected]

Discord: veduardo

Carregando publicação patrocinada...
1