Executando verificação de segurança...
2

Dois jovens e um sonho: seis meses de desenvolvimento transformados em desconfiança.

Meu amigo e eu, com 22 e 26 anos, criamos em menos de 6 meses algo que muita gente leva anos para desenvolver:

Sistema que controla ativos e passivos de uma empresa;

Relatórios automáticos com inteligência artificial;

Integração de dados via WhatsApp.

Sabemos que sempre há espaço para melhorias — eu, por exemplo, trabalho em uma empresa de data security e entendo como a questão de dados é delicada. Mas estamos sempre inovando: começamos com um simples controle de ativos e passivos, evoluímos para relatórios inteligentes, depois integração com IA e, mais recentemente, interação via WhatsApp.

E olha que não é caro: usamos valores similares a sistemas que entregam metade do que oferecemos.

Mesmo mostrando casos de clientes que já contrataram nossos serviços, ouvimos sempre: "Vocês são novos, não temos como confiar em algo que em 3 meses pode sumir com nossos dados."

Oferecemos backups completos, com acesso total para que os próprios clientes pudessem gerenciar e cuidar da segurança de seus dados de forma transparente, e mudamos completamente nosso visual, buscando transmitir mais profissionalismo e confiança… mesmo assim, nada mudou.

Sério, estamos entregando resultados reais e tecnologia de ponta, e ainda assim a idade e aparência de “inexperiência” bloqueiam oportunidades. Às vezes, receber a porta na cara acaba sendo uma lição também.

Alguém aí já passou por isso?
Como mostrar profissionalismo e gerar confiança quando a única barreira é ser jovem?
Vemos tantos outros jovens entregando projetos além disso e conseguindo mais vendas que nós. Queremos saber: onde podemos mudar ou o que implementar para gerar mais confiança e fechar mais negócios?

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu não tenho mto como dizer sobre, pois nunca cheguei nessa etapa de empreendedorismo, estou ainda aos poucos indo pra esse caminho e quem sabe mês q vem dá (terei talvez meu primeiro cliente).

Mas eu tbm penso igual esses caras, por isso não sou fã de micro-SaaS e SaaS ou softwares novos. Eu nunca sei se esses softwares irão durar, então não me arrisco a por meu dinheiro mto menos meus dados em algo q não sei se vai prosperar. E imagino q mta gente é assim, pois hj em dia está tanto software nascendo ou morrendo rápido, q infelizmente as pessoas acabam confiando nos tradicionais e q normalmente dominam o mercado.

Mas tentando ajudar de alguma forma, veja se não tem como os clientes atuais ajudarem de alguma forma a divulgar como usam o seu produto para criar uma confiança maior com novos clientes. Tipo, aqueles feedbacks e coisas parecidas... bem tem q ver se ajuda, é só uma ideia.
Outra coisa pode ser sua postura profissional. Só pra deixar claro, eu não te conheço, nunca te vi, nem sei como vc age diante aos clientes. Mas até onde sei os gravatados gostam de postura profissional igual a eles, então precisa aprender a se vestir e ter postura igual a eles.
Outra é... esperar e continuar divulgando. Talvez daqui meio ano ou 1 ano, entre em contato novamente com esses clientes q recusaram e mostre novamente como está o sistema, e tente vender novamente. Se é o a perseverança no tempo q eles querem, então infelizmente é perseverança no tempo q vc precisa vender.

Bom, são só umas ideias, boa sorte ai.

1

Bom, a questão das vestimentas realmente mudou após um comentário que fizeram de que eu parecia um atendente de loja e não alguém que lida diretamente com empresas, tanto no trabalho atual quanto fora (comentário de um estilista que me ajudou a entender o que é uma identidade visual). Mas obrigado pela dica de perseverança, algo que não tinha passado pela minha cabeça. Boa sorte a você também.

2

Interessante o trajeto de vocês!
Já passei por isso em entrevistas de emprego...
No caso de vocês acho até mais fácil: tenham uma equipe comercial (ainda que por freelance) que seja 30+, ou que aparente ser mais experiente, acredito que isso será um diferencial...