Executando verificação de segurança...
1

Cara, muito bom sua postagem, vivo o mesmo dilema.

Hoje sou desenvolvedor front-end, trabalho com react e typescript e tenho esse mesmo questionamento, o mercado está cheio de iniciantes que acabam vindo para o front e acarretando tumulto nessa stack.
Visto esse cenário no mercado, o melhor é se aprofundar na stack, se tornando um especialista JavaScript? Pegar o angular, next, nodejs.

Ou ent buscar outra linguagem também relevante, como Java, C# ...

Carregando publicação patrocinada...
1

Eai, como esta?
Aqui estou eu, um ano depois desse post haha
As coisas realmente mudam ein... Hoje estou no segundo período do curso de Engenharia de Software (zero arrependimentos), e estudando para ser desenvolvedor backend com JAVA. Sim, JAVA! Eu fui de frontenzo para java. E não me arrependi.

Chega a ser engraçado ler esse post depois de um ano, ver quanto conhecimento você pode adquirir nesse meio tempo... Agradeço quem comentou na época, me ajudou bastante!

1

Colega, que momento para vc aparecer aqui novamente.

Primeiramente parabéns, mandou bem demaisss, fez algo que parece muito difícil.

Segundo, eu segui o caminho do front end, porem não avancei para outras techs além de react e suas bibliotecas.

Gostaria muitooo de saber como foi sua jornada, oque estudou, como estudou. Pois esse mês agr acabou meu contrato de trabalho e fico me perguntando se minha stack e conhecimento são suficientes para voltar ao mercado.

Como eu disse, parece q java é difícil, parece q preciso de muita coisa pra ficar minimamente perto do que o mercado pede.

Conversando com um senior ele me falou que um dos caminhos seria a especialização do Js, estudar Next, nest, node. Para buscar o fullstack.

Sem pressão, mas sua vivência pode me ajudar legal agora kkkkk.

É muito um sinal receber essa notificação após tanto tempo da postagem em kkkkk.
Vlww, parabéns e é noix.

1

Então, a virada de chave (ou de stack) no meu estudo foi quando precisei decidir entre me especializar no frontend, com o objetivo de ser fullstack, ou colocar a mão no fogo e migrar para back end. Pra falar a verdade, eu sempre pensei que backend não fosse para mim, não me achava competente o suficiente. Mas isso é só a bomba de efeito moral de quando se depara com algo novo!

Com isso, escolhi o estudo de backend ao frontend. Vai fazer um ano que estou nessa caminhada, mas posso dizer que foi de muito aprendizado! No momento estou me aprofundando em desenvolvimento web Java com SpringBoot. Ja conheço bem APIs Restful, o CRUD clássico, e etc.
Eu tentei demorar o máximo possível para aprender um framework, aprendendo sempre quais são os problemas antes de partir para um framework que os resolve. E não me arrependi nem um pouco dessa decisão! Na verdade, não entendo porque tanta gente quer usar framework sem nem ter extraído o máximo possível da linguagem pura.

Também não me arrependi de entrar pra faculdade. Está me rendendo bons aprendizados, tanto hard quanto soft skills! Além do networking, obviamente.

Também estou estudando para desenvolver um projeto fullstack com um colega meu para adquirir experiência! Java com Springboot + Angular no front.

Enfim, sinto que estou em um momento bem decisivo da minha carreira. Estou largando meu trabalho, para mergulhar de cabeça nos estudos e encontrar um estágio, mesmo sabendo que vou ganhar menos com isso. Não foi uma decisão fácil, mas necessária.

1

Cara parabéns pela coragem e dedicação, isso irá te dar ótimos frutos tenho certeza.

Adoraria saber como foi essa jornada, fez cursos? Projetos de youtube? Tentou sozinho?

Justamente pelo medo do novo, sinto que não vou fundo nos estudos.

Vlww.