Executando verificação de segurança...
6

Como focar mais e desistir menos? Preciso de ajuda.

Como focar mais e desistir menos?

Bom, pessoal. Eu tenho um sério problema que é começar algo próprio de forma empolgada, mas ao passar do tempo eu vou desanimando por pensar demais, como:

E se minha aplicação gerar prejuízos que não posso arcar no início?
Isso realmente vai dar certo? E se não der?

O grande problema nem são as dúvidas, ainda consigo prosseguir mesmo com elas, o grande problema vem que ao fazer algo pra mim, tudo parece algo que eu possa fazer depois, ou algo bobo que nem precisa ser feito. Meu cérebro me convence de que não tenho que focar nisso e parto para a próxima ideia e o ciclo se repete.

O grande problema é que não consigo focar nas minhas coisas e executá-las até o fim, mas quando são coisas empresariais e projetos de outros que são remunerados, eu consigo focar e entregar numa boa e dentro do prazo.

Como posso organizar melhor a minha agenda para me motivar e crescer mais essa parte empreendedora sem me render a preguiça e a incerteza?

Qual melhor forma de organizar meu projeto para que eu não fique perdido e não o pense de modo geral? (Acredito fortemente que o problema dos questionamentos vem ao pensar nele de modo amplo como se fosse concluí-lo da noite pro dia e os problemas já viessem)

O que posso fazer para aumentar minha disposição para algo próprio e não externo, como devo pensar, sabe?

Carregando publicação patrocinada...
5

Bom, a primeira coisa que você precisa pensar é: qual é o meu objetivo?

Vou te dar um exemplo: fiz um projeto simples de e-commerce, sem muitas funcionalidades, porque queria treinar Vue e FastAPI, então criei apenas um carrinho de compras. Isso evoluiu, porque surgiu uma oportunidade de criar um MVP de e-commerce, e depois ele foi se consolidando e continua firme e forte, sendo desenvolvido.

Por outro lado, também fiz um sistema de finanças pessoais para treinar Svelte, mas nunca terminei. Meu objetivo era aprender o básico de Svelte, e isso foi concluído. Então, tenho uma centena de projetos no meu GitHub em que atingi o objetivo e nunca mais voltei a trabalhar neles.

Portanto, se sua ideia é desenvolver um projeto pessoal, primeiro entenda o que você quer com ele. Quer aprender uma tecnologia? Quer criar algo funcional?

Caso você queira montar algo funcional para usar no dia a dia, já pensou em criar um roadmap? Visualizar o "mundo ideal" desse projeto e traçar um caminho para alcançá-lo?

Uma coisa que sempre digo, pelo menos quando se trata de desistir de algo que está estudando, é ter um objetivo claro do porquê você está estudando aquilo. Por exemplo, você sabe como calcular a área de um círculo, certo? E se eu pedisse para calcular a área de um círculo sem usar o pi, você saberia como fazer? A não ser que você seja curioso sobre o tema, provavelmente não saberia, e está tudo bem. Mas os matemáticos que definiram o pi tinham um problema e passaram séculos tentando resolvê-lo.

Essa reflexão serve para ilustrar a importância de você entender por que está fazendo um projeto. Às vezes, pular de projeto em projeto pode ser algo bom, se você tem objetivos diferentes em cada um. Agora, se você quer criar algo que realmente use ou resolver um problema para alguém, talvez esteja faltando clareza sobre o que deseja alcançar.

Espero ter ajudado.

3

Eu já passei e passo ainda por isso... e normalmente eu tento entender o por que estou me sentindo assim... sem motivação para seguir, eu constumo me perguntar:

  • Seria a sindrome do impostor? Não me sinto capaz?
  • Eu não planejei direito o que iria fazer e agora cheguei em um ponto que tá tudo uma bagunça? A solução é recomeçar?
  • Não estou conseguindo priorizar minhas tarefas e organizar meu tempo?

Eu comecei organizar o meu dia em timeboxes para as tarefas que eu preciso realizar... isso me força priorizar o que eu tenho que fazer.
Faço pequenos intervalos utilizando a técnica pomodoro para oxigenar os pensamentos...

Criei um roadmap para guiar os meus estudos e uma timebox fixa na minha agenda.

Com isso eu tento manter equilibrado a parte chata e o que me motiva no meu dia a dia.

1

Vou implementar isso. Exceto a parte do pomodoro, pois tentei e por incrível que pareça, não funcionou comigo. Eu começava a focar e não conseguia parar, então passava por cima das pausas. E quando eu respeitava as pausas, não conseguia mais voltar ao foco.

2

Basta olhar os comentários para perceber que este é um comportamento bem comum em desenvolvedores. Eu mesmo luto contra isso. Diria que não acomete somente o espectro autista. O truque que eu uso e creio que possa ajudá-lo e aos demais é primeiramente reconhecer a dificuldade. Isso é o começo da solução. Ao reconhecer, precisamos também entender que nem sempre vamos estar superanimados. Faz parte da vida, altos e baixos no humor. Isso que você fez, compartilhar e buscar ajuda é também muito importante. Esteja preparado para se treinar a fazer coisas necessárias mesmo quando está desmotivado. E de vez em quando se dê um tempo e pare tudo para fazer algo que não seja necessariamente planejado nem mesmo útil, mas que dê auto-satisfação simples como um hobby.

1
2

Cara, me identifiquei. Eu tenho exatamente esse problema, vou perdendo o tesão ao longo do projeto e acabo pulando pra outro.

No final eu acabei adquirindo muita experiência mas nada pra comprovar. Isso é devastador.

Acredito que a solução seja se comprometer com outras pessoas mas ainda não consigo testar.

1

Eu devo ser campeão nisso, tenho 300 projetos pela metade porém recentemente comecei a subi-los para produção com o pensando de "Vai ajudar alguém" em vez de "Será que alguém vai querer?"

O gatilho que me ajudou foi ver diversos projetos, muito parecidos aos que eu comecei a desenvolver, dando certo, ficando famosos e monetizando.

Outro detalhe foi que fazendo projetos pessoais eu consigo ficar até mais tarde, desenvolver no final de semana e etc... Animo que eu não tinha quando atuava para terceiros

1

Sim, entendo seu ponto Lucas. Isso é verdade. Quando fazemos algo próprio chega dá um brilho nos olhos e realmente, vê o resultado dos outros nos motiva a ao menos tentar, rs.

1

Eu tenho esse mesmo problema com foco que hoje me deixou em uma situação ruim quanto a minha carreira profissional. Sempre fui pegando as oportunidades que surgiram no momento e acabei aprendendo as tecnologias de forma superficial, com uma ideia geral sobre elas. O que me dificulta quando vou arrumar um novo emprego. Às vezes me arrependo de não ter focado em nada, devia ter me tornado especialista em algo.

1

Cara, eu acho que você deve procurar um psicólogo e psiquiatra, não estou te chamando de louco, até porque também vou no psiquiatra com frequência e não joguei pedra em ninguém, ainda....

É possível que você tenha TDAH e que isto te atrapalhe a focar.
Com as medicações corretas, você conseguirá ter mais foco.
Eu já usei medato, ritalina e agora estou no juneve. Cara com o juneve eu estou tendo muito mais foco e a facilidade de retornar ao foco muito grande.

Talvez o que eu escrevi acima não faça sentido, mas faça um teste, vá a um psicólogo, conversa com ele e explica o que você escreveu acima.

1

Na verdade eu tenho sintomas de Asperger, autismo. O que me faz focar em atividades que são do meu interesse, porém quando passa a se tornar algo repetitivo, isso acaba me desmotivando bastante. Eu não sei bem como lidar com isso por isso o motivo da pergunta. Entrego minhas demandas do trabalho, mas quando são minhas próprias demandas acontece esse desfolque.

1