Executando verificação de segurança...
4

Conceitos básicos de Software

O que é Software

A palavra Software é uma categoria que faz referência a diversos tipos de aplicações que contém instruções para executar uma determinada tarefa, não se baseando em apenas dizer que o significado seria um programa de computador.

Tipos de Softwares

Dentre os principais tipos de aplicações de Softwares temos:

  • Softwares de Sistema: Composto pelos softwares Aplicativos e utilitários que servem principalmente para controlar e gerenciar o hardware, memória, e periféricos, permitindo que o computador trabalhe corretamente, EXEMPLO: SOs, Utilitários, Aplicativos, etc.

  • Softwares Aplicativos: São aplicações desenvolvidas especificamente para resolver um determinado problema dos usuários, EXEMPLO: Photoshop, Illustrator, Word, etc.

  • Softwares de Engenharia/Cientifica: São aplicações desenvolvidas para ajudar no ramo da pesquisa e desenvolvimento, como cálculos avançados, modelagem 3d, Física, Mecânica, Aeroespacial, Química, Biologia, Matemática e Simulação, EXEMPLO: Blender, AutoCad, Fusion 360, etc.

  • Softwares de Inteligência Artificial: São aplicações desenvolvidas com algoritmos avançados para realizarem tarefas normalmente feitas pelos seres humanos, elas aprendem com dados se adaptam a novas informações e tomam decisões com base em padrões, EXEMPLO: ChatGPT, Alexa, IBM Watson, etc.

  • Softwares Embarcados: São algoritmos e programas lógicos incorporados dentro de microcontroladores, dispositivos eletrônicos, sistema de controle industriais, sistemas IoT (Internet das Coisas). Projetados para um determinado fim, EXEMPLO: PosiX, VXWorks, FreeRTOS, etc.

Qual a diferença do Software para o Hardware

Software

  • O Software não é afetado por condições climáticas e ações da natureza, por ser um programa lógico e intangível.

  • Os Softwares ainda são desenvolvidos por encomenda, ou seja, cada cliente pode adquirir seu produto de software conforme o seu desejo.

Hardware

  • Já o Hardware sofre as ações da natureza por serem equipamentos físicos e palpáveis.

  • O Hardware não é desenvolvido sobre encomenda por serem todos padronizados, ou seja, as máquinas terão as mesmas funcionalidades para qualquer usuário.

Carregando publicação patrocinada...