LinkedIn , GitHub e Portifólio realmente faz a diferença?
Comecei minha carreira como programador em 2020, e posso dizer que saí do zero até conseguir um emprego “sozinho”. Não foi 100%, pois é impossível criar algo sem base em outra coisa — e posso provar isso com uma simples frase: “Pense em uma cor que nunca tenha visto”. Difícil, né?
Falando um pouco sobre o que foi feito — pode pular essa parte.
Porém posso afirmar que sempre fui original. Fiz o melhor que pude, da melhor forma possível. Fiz um LinkedIn completo, preenchi tudo o que tinha, criei um banner do zero no Canva, gravei um áudio me apresentando, fiz um vídeo para o story do perfil...
No GitHub conquistei todas as medalhas/conquistas, fiz um README original, bonito, e tenho mais de 40 projetos, todos “originais” (“sem ver vídeo no YouTube ou copiar projetos de outras pessoas”). Todos bem documentados, com introdução do projeto, vídeo, fotos e instruções de instalação...
Meu portfólio está abandonado no momento, pois depois de conseguir emprego tem zero utilidade — e, além disso, ninguém quer ver seu portfólio além de você mesmo e da pessoa que quer te contratar, que vai gastar menos de 15 segundos olhando.
O portfólio é bem original, hospedei num site e paguei um domínio próprio. Todos os projetos estão gravados em vídeo, com uma apresentação semelhante ao YouTube, tendo descrição, título, tags, link para o GitHub e, além disso, fotos de todos os meus certificados.
Fiz tudo o que pude para ter mais diferencial na entrevista. Porém, a cada entrevista, pude perceber que os entrevistadores não dão a mínima. No fim, o que importa é “parecer” a melhor opção entre os concorrentes e demonstrar que você vai dar pouco trabalho para a empresa, gerar lucro, trabalhar muito e ter as habilidades técnicas necessárias.
No fim abandonei tudo. Apesar de ser grato ao LinkedIn por ter conseguido boas vagas, entrevistas e meu emprego atual, não vejo utilidade depois disso. O portfólio nem se fala. Já o GitHub só serve como forma de “backup”.
O LinkedIn, sempre que entro — a cada semana/mês — é a mesma coisa. O material da rede não tem muito valor: é um monte de meme de programação, pessoas publicando vagas, postando textões de empresas, publicando certificados e projetos clonados, agradecendo algo...
Para mim isso é irrelevante. Ver pessoas que não conheço postando diariamente coisas que não me interessam, com vários comentários de desconhecidos fingindo/falando coisas bonitas que não são o que realmente pensam.
Essa é apenas minha visão. Não aconselho ninguém a fazer o mesmo ou concordar comigo. Apenas foco, vejo e testo o que me dá mais retorno — e LinkedIn, GitHub e portfólio não valem a pena investir tanto tempo e esforço, pois o retorno é bem baixo.
Os três são importantes, interessantes e relevantes? Não. Porém, é melhor ter do que não ter. Mas faça o básico e não espere muito retorno disso. Foque em como se vender melhor como pessoa, não como profissional, pois no fim a empresa sempre vai contratar quem parece ser melhor, e não o melhor profissional.