Não me ajude
Lembro de estar resolvendo um problema com imagens de forma cuidadosa. Meu chefe chega na minha mesa, observa o que estou fazendo e pergunta: “O que você está fazendo?”. Eu explico. Ele responde: “Chega pra lá, deixa eu fazer isso”, e começa a mexer no meu computador, eu estava mexendo diretamente no servidor da empresa. Ele clica aqui, mexe ali e faz uma merda gigantesca: apaga todas as imagens dos clientes, de forma irreversível.
Eu me seguro para não rir, porque se risse era demissão na certa. Ele olha para mim, eu olho para ele, e nós dois sabemos exatamente o que aconteceu. E claro, não tinha backup. Afinal, pra que backup, né? Justamente o que eu ia fazer antes de mexer nas imagens.
Deu merda. Corre pra cá, corre pra lá tentando recuperar os arquivos. Baixa programa gratuito, nada. Resolve pagar um programa, nada também. No fim, aceita que não tem volta. Agora é esperar os clientes reclamarem e pedir as imagens novamente, dando algum migue, dizendo que precisam atualizar os dados.
Tive vários e vários exemplos de pessoas tentando me ajudar e fazendo merda. É impressionante. Hoje sou totalmente blindado quanto a isso. Só passo algo para alguém já esperando que vai dar merda. Faço backup antes, reviso tudo depois, e não confio em ninguém, ainda mais quando o meu está na reta. Simplesmente não dá pra confiar.
Teve uma vez em que pedi ajuda a uma pessoa que, em teoria, “sabia” o que estava fazendo. Em resumo, pedi para fazer uma alteração no banco de dados, já que era a primeira vez que eu estava lidando com aquele banco. A pessoa conseguiu fazer uma merda tão grande que, se eu não tivesse feito backup antes, teria dado um problema enorme, porque era o banco local de um cliente que deu acesso.
E, ironicamente, no futuro esse mesmo funcionário, por não fazer backup, perdeu os dados de um cliente, gerando um baita problemão entre a empresa e o cliente.