Executando verificação de segurança...
11

Pitch: PHP - iMono - Framework MVC

Olá pessoal! Tudo bem?

Há alguns anos, venho desenvolvendo diversos sistemas em minha empresa e até projetos pessoais utilizando uma arquitetura padrão, sem recorrer a frameworks convencionais, como o Laravel, por exemplo. E o fato de eu estar utilizando ela, é por que funciona muito bem.

E por causa disso, eu decidi criar um mini framework MVC com base nessa arquitetura, para facilitar o desenvolvimento. Ele oferece um sistema de roteamento bem parecido com o do Laravel. A ideia é ser simples, fácil e rápido.

É a primeira vez que compartilho um projeto desses, então eu agradeço imensamente qualquer feedback.

Quem desejar explorar e contribuir para o projeto, pode encontrar o link aqui:
https://github.com/FabioAugustoRodrigues/iMono

Deixei uma documentação pronta também:
https://imono.fabioarodrigues.com.br/

Observação:
Não se trata de um framework profissional e não inclui os extensos recursos encontrados em frameworks mais robustos. Se suas necessidades são simples, como exibir algumas páginas, fazer consultas básicas ao banco de dados e implementar um pouco de AJAX sem mergulhar na extensa documentação de estruturas complexas, então o framework é ideal.

3

muito bom, eu tbm tenho um sistema PHP e evito usar frameworks pq nao preciso de nem 1/3 dos recursos, então criei minha próprio arquitetura mvc e facilitou demais a evolução do projeto.

tbm crie um biblioteca inspirada no Linq do C# que ta funcionando como uma luva, essa pretendo criar uma lib para compartilhar.

3

excelente! sempre fui a favor do PHP e continuo a utiliza-lo até hoje. E foi um post engraçado como este que deu mais força de continuar a utiliza-lo pra muitos e muitos anos ainda

2
2

Legal seu projeto, sempre bom ter iniciativas como essa. Que bom que ele te serve bem.
Mas ao mesmo tempo tem alguns aspectos negativos:

  • Vendor Lock -> Só você e mais 2 pessoas cuidam do CORE do frame(Sendo que dessas 2 paracem ser a mesma pessoa pois tem o mesmo nome no github)
  • UPDATES e correções fica com vocês, então tem que produzir e manter os seus sistemas e o CORE do FRAME
  • Diferencial em relação a outros frames quase não tem

Olha PHP é fantastico!
O teu microframework I-mono e muito legal, está muito bem feito.

Essa é a minha critica com em relação a comunidade PHP, hoje temos varios framework, sendo que poderiamos ter somente 2 ou 3 e concentras os recursos neles.
Tipo hoje temos :

  1. Symfony
  2. Laravel
  3. CakePHP
  4. Yii Framework
  5. Laminas -> (antigo Zend)
  6. Phlacon
  7. Codigniter
  8. FuelPHP (Esse e um pouco antigo)
  9. Adianti Framework (esse é Brazuca e muito bom)

Ainda tempos os microframeworks:

  1. Slim
  2. Lumen
  3. PHPIXIE
  4. Wave framework
  5. Fat Free Framework
  6. Limonade
  7. Leaf PHP
  8. Flight php
  9. Bullet PHP

Ainda temos os CMS:

  1. WordPress
  2. Drupal
  3. Joomla
  4. OpenCart
  5. Magento

A minha crítica é bem simples, tantos esforços divididos podendo ser concentrado em 2 ou 3 ferramentas, a evolução seria maior.
Uma referencia para isso é a comunidade Rails eles tem apenas 1 framework, e .NET tem apenas uma framework MVC o ASP.NET lembrando que o .NET é open source desde 2016 e quem cuida do mesmo é a .NET foundadion.

OBS: Não estou dizendo que é errado ter o proprio framework, essa sendo a decisão de vocês ótimo. Mas acredito não ser o melhor caminho

1