Executando verificação de segurança...
6

Sei desenvolver e criar automações, mas não sei vender. Que conselhos vocês dariam?

Me chamo Felipe Estudo programação faz algum tempo, e me formo em ADS no final desse ano.

Tenho pouca experiência profissional, mas acredito que seria um bom Dev JR, possuo um bom conhecimento em javscript/typescrit e seu ecossistema, porém todos sabemos a dificuldade que é encontrar uma vaga.

Baseado nisso, penso em vender automações N8N, acesso ao Chatwoot, agentes de IA, sistemas WEB ou até Mobile.

Eu não sou um especialista em nada disso, mas eu sei fazer e quero/preciso de experiência, mas não sei vender.

Como vcs fizeram o primeiro freelance? Como eu posso abordar uma empresa e convencer ela a usar por exemplo, o Chatwoot com automações de disparo?

Meu gitHub: https://github.com/Felgonsa
Meu Portfolio: https://felgon.com.br/

Carregando publicação patrocinada...
8

A resposta mais simples é: arruma um sócio, de confiança, que saiba vender. São dois mundos muito grandes, é complicado você ser bom nos dois (vendas e programação)

2

Dá pra resumir sua resposta assim:

"Ache um pote de ouro no fim do arco-íris"

Eu acho sua dica super válida, mas super difícil também. Não é nem um pouco fácil encontrar alguém que:

  • você confie
  • seja boa em vender
  • não seja uma picareta

Digo isso por experiência. Já tive vários "colegas" que prometeram vender algo, era só eu entrar com o projeto. Só perdi tempo no final.

Será que precisa de sorte?

1

To uns 15 anos tentando achar esse comercial dos sonhos. Eu faço qualquer coisa que o cliente sonhar. Mas na hora de vender, ninguém sabe pilotar foguete que comprou.

2
4

Crie uma loja de produtos físicos afiliados de um determinado nicho. Crie automações que você quer vender e aplique nessa loja. Crie um perfil no LinkedIn e no Instagram para divulgar as suas automações mostrando o valor que ela gera para a sua loja. Você terá um case real para mostrar para seus futuros clientes. Crie alguns artigos no LinkedIn falando da sua experiência col a sua loja e como você criou valor/economizou tempo com automações. Faça dois artigos por semana. No Instagram, crie reels e carrosséis sobre o a sua loja e como
os produtos que vende resolvem as dores do público alvo do seu nicho. Faça isso com constância até se formar. Vá melhorando adaptando os conteúdos e as automações. Você vai viver a dor dos seus futuros clientes e mostrar soluções práticas, ao mesmo tempo que melhora como criador de soluções e como vendedor.

1

Você ajudou a abrir a mente. Vou mentir se falar que vou fazer o que vc disse, mas estou com algo relacionado em mente, é basicamente começar, uma hora da certo e o aprendizado vem. Obrigado

1
2

Eu tbm sou péssimo nisso, a parte comercial é uma ciência e uma arte por si só, assim como tem pessoas com conteúdo sobre programação tem com conteúdo sobre vendas.

A única coisa útil que eu posso te dizer é ir com exemplos práticos e faceis de entender, e querer ouvir o problema alheio , mais do que só jogar teu papo de vendedor... isso falo como cliente, pq eu só compro o que eu consigo entender e detesto quando o vendedor insistente fala sem parar.

Mas assim, espero muito que alguém com um tino de vendas responda aqui

1

Entendi, vou aplicar o que vc passou, sou um bom ouvinte, o que sinto dificuldade mesmo é para conseguir esse primeiro contato

1

Felgon, preste bem atenção.

Procure conhecidos e faça de graça.

Isso mesmo, faça de graça, 0800.

Isso vai te dar networking e acesso a ambientes e locais que você não tem hoje e você pouco a pouco vai se tornando conhecido.

1

Cara, arrumar alguem para fazer isso seria o caminho mais rapido e ate o mais rentoso.

Eu trabalho com programação a mais de 20 anos, e quase todos os freelas que eu consegui vender foi com ajuda de alguem melhor do que eu na parte da venda. Sabendo dividir bem a participação de cada um (no meu caso ja chegou a ser 50% para cada um) todo mundo sai ganhando!

Inclusive se tiver alguem bom em vendas por aqui e quiser chamar, podemos unir forças e vender automação pra todo mundo ai! Bora todo mundo se juntar e compartilhar conhecimento e esforço!

1
0
2

No meu caso foram algumas pessoas. O primeiro foi um amigo, que eu fiz um site pra ele, depois ele me indicava para outras pessoas, e eu pedi pra ele ficar responsavel pelas vendas e so me dar a minha parte.

Depois eu arrumei um outro emprego em uma empresa grande, e la eu conheci muita gente da area de marketing, e logo um deles começou a me arrumar clientes. Ele cuidava de toda a conversa com os clientes, e eu botava a mão na massa.

Sempre que via uma oportunidade de falar com alguem melhor do que eu em vendas, eu falava! Fazia o network basico, e o resto foi acontecendo naturalmente.

2
1

Se o foco é ter mais experiência como freela acho que vc pod ganhar mttt experiência fazendo/vendendo projetos simples para comércios simples que estão a sua volta, por ex: cafeterias, hamburguerias, pizzarias, etc.

Geralmente dá pra vender automações de atendimento ao cliente e até um site simples.

1
1

Puxando o gancho do trecho

Eu não sou um especialista em nada disso, mas eu sei fazer e quero/preciso de experiência, mas não sei vender.

Veja demandas reais em sites de freelas, implemente em um projeto seu e agregue em seu portfólio.
Com um tempo você consegue se posicionar melhor para vendas por conta desses projetos.

Pensa pelo lado do contratante, qual diferencial ele precisa ver em você para te escolher?

1

Eu já fui ao contrário, não era bom tecnicamente, mas sabia me vender.

Resultado? Tinha empregos, mas fiquei pingando até ficar bom em algo.

Hoje é complicado para Dev Junior, eu sei que é, não adianta vir com textos dizendo que o mercado sempre foi concorrido.

Antigamente, se tu conseguisse consumir uma API e fazer uma calculadora em Java você já era contratado, hoje são 1000 requisitos…

Uma dica que falo para todos que me pedem dicas para entrar ou evoluir na área: se venda na entrevista. Fale que sabe, passe confiança, e sustente para aprender na hora. Tudo se aprende, mas precisa criar a oportunidade.

1

O dificil é conseguir a entrevista kkkkkkkkkkk. Eu falo consideravelmente bem em entrevistas, o que sinto dificuldade mesmo é em vendas. Mas muito obrigado

1

Felipe, eu sou um profissional que pulei para o lado estratégico e tive um grande desafio em aprender a vender, vou te passar algumas dicas das minhas principais estratégias, mas é claro que vai precisar adaptar ao seu conhecimento.

  • Se tornar ativo e visível para a sua rede;
    • Palestras
    • Postagens
    • Eventos
    • Disponibilidade
  • Entenda o que estão precisando (se adapte)
    • É mais fácil resolver o que estão pedindo
    • Direcione seus serviços ao que estão procurando

Com essa mentalidade imagino que já vai lhe trazer resultados, estou a disposição, um grande abraço!

1
1