Executando verificação de segurança...
55

[TabNews] Agora com Recompensas Di√°rias em TabCoins ūü§Ďūüí≤ūüíį

Fala Turma, tudo bem?

Esta é uma publicação extra sobre as novidades do TabNews, porque acreditamos que todos gostariam de saber o mais cedo possível sobre essa melhoria.

A partir de agora, os usuários que participam do fluxo completo de colaboração no TabNews receberão TabCoins extras diariamente.

Objetivos

O foco principal √© aumentar o volume de qualifica√ß√Ķes, mas essa funcionalidade tamb√©m atende a parte das sugest√Ķes da issue "Brainstorming de TabCoins", al√©m de criar uma nova motiva√ß√£o para os usu√°rios que gostam da gamifica√ß√£o.

Como Ser Recompensado?

Para ganhar os TabCoins extras, os usu√°rios precisam ter recebido mais qualifica√ß√Ķes positivas do que negativas em suas publica√ß√Ķes e usar a maior parte dos TabCoins ganhos para qualificar conte√ļdos (n√£o acumular TabCoins).

A recompensa ocorrerá no primeiro acesso do usuário a cada 24 horas. O horário de corte é 21:00 (Brasília), então, após esse horário, já é possível resgatar a recompensa até às 21h do dia seguinte.

Se você está autenticado no TabNews enquanto lê isso, provavelmente já teve sua recompensa de hoje contabilizada.

Quanto Irei Receber?

O valor ganho depender√° das qualifica√ß√Ķes recebidas em seus conte√ļdos, da idade do seu conte√ļdo mais recente e do seu saldo de TabCoins.

A parte que depende das qualifica√ß√Ķes usa a mesma fun√ß√£o que computa os ganhos ao publicar coment√°rios. Vamos usar a letra P para esse dado, pois est√° relacionada ao prest√≠gio do usu√°rio.

A idade do conte√ļdo mais recente considerar√° qualquer publica√ß√£o, seja root ou coment√°rio. Essa idade √© dividida por um tempo base, que poderemos ajustar futuramente, mas, neste primeiro experimento, estamos usando 1 semana como base. Com essa fra√ß√£o obtemos o fator idade, que chamaremos de I (se a publica√ß√£o tem menos de uma semana, I = 1).

J√° o saldo de TabCoins tamb√©m ser√° dividido por uma quantidade base, que come√ßamos com 20, e ent√£o o resultado ser√° elevado ao quadrado. Esse dado nos d√° uma no√ß√£o se o usu√°rio costuma qualificar os conte√ļdos, ent√£o vamos cham√°-lo de Q.

Portanto, a recompensa di√°ria (R) ser√° calculada da seguinte forma:

R = \frac{{P - Q}}{{I}}

O resultado sempre √© arredondado para cima. Assim, se o usu√°rio tiver boas qualifica√ß√Ķes e n√£o estiver acumulando muitos TabCoins, receber√° no m√≠nimo 1 TabCoin por dia ao acessar o TabNews.

No entanto, para quem publica com frequ√™ncia (intervalo menor que 1 semana) e usa os TabCoins para qualificar (n√£o deixa acumular mais do que 20), conseguir√° manter tanto o fator Q em 0 (zero) quanto o fator I em 1 (um). Portanto, os ganhos depender√£o apenas de P, que est√° relacionado √† qualidade de seus conte√ļdos.

Implementação

A implementação foi realizada por mim nos PRs #1508 e #1509.

14

Como agora há diferentes formas de ganhar ou perder TabCoins (publicando, dando ou recebendo votos, e agora a recompensa diária), creio que seja interessante que cada usuário tenha alguma forma de consultar este tipo de informação.

Por exemplo, uma tela em que cada um pudesse consultar quantos TabCoins ganhou/perdeu, o motivo e quando ocorreu a alteração. E no motivo, caso seja algum evento ocorrido em algum post (foi publicado, recebeu votos, etc), poderia também ter um link para o respectivo post.

J√° existe esta issue no GitHub sugerindo isso, segue o exemplo retirado de l√°:

DataAlteração de TabCoinsMotivo
dd/mm/aaaa+5Publicação "xpto" (link)
dd/mm/aaaa-1Voto negativo em "post" (link)
dd/mm/aaaa+2Recompensa di√°ria

Acho que isso deixa o site menos confuso, pois hoje é meio ruim quando entro e vejo que minha pontuação mudou, mas não sei o motivo e tenho que ficar "caçando" os posts e vendo quais receberam votos, por exemplo.

E como j√° justificado no GitHub:

E isso não é por mera curiosidade, acho importante saber como anda a votação dos posts. Por exemplo, se recebo um negativo, posso voltar ao post e ver se tem algo errado (nem sempre as pessoas comentam o motivo), e se for o caso, editá-lo. Como hoje é difícil acompanhar posts antigos (leia-se "da segunda página em diante"), a página de histórico ajudaria muito nesse gerenciamento.

E de forma geral, quero saber como está sendo o feedback dos meus posts. E acompanhar a votação de um jeito mais fácil ajuda nesse sentido (muito mais do que lembrar a pontuação atual de cada um e ir vendo se mudou).

Tem tamb√©m os casos em que recebo um positivo e um negativo, e a√≠ n√£o vou saber mesmo porque o n√ļmero sequer vai mudar. Mas √© interessante saber, pois isso pode indicar que o post √© controverso/"pol√™mico", e eu posso querer ajustar o texto por exemplo.

2

Uma central de notifica√ß√Ķes tamb√©m ajudaria muito nesse aspecto. Recebeu upvote, recebe notifica√ß√£o. Novo coment√°rio, notifica√ß√£o e por a√≠ vai.

0
0
2
2

As mec√Ęnicas s√£o sempre pensadas para n√£o valer a pena qualquer tentativa de manipula√ß√£o. A quest√£o √© n√£o valer a pena, pois sempre vai ter como manipular por algum tempo at√© ser descoberto.

Qualquer usu√°rio que infringe os termos de uso √© exclu√≠do junto com todas as transa√ß√Ķes que ele originou, mas por enquanto isso √© um processo que precisa ser disparado pelos moderadores.

-4

Engraçado mesmo ver esse movimento pois ele me fez refletir que devem ter várias pessoas acumulando moedas. Nossa cultura é mais forte que nossas ideias às vezes não é mesmo? Até aqui devem ter pessoas juntando moedas "para ficar rico". Cada vez mais que vivo nesse mundo fico vendo que a gente se perde juntando tempo para perder tudo de uma vez só.