Executando verificação de segurança...
1

IA para Programadores: Vai tomar meu emprego ou vai me ajudar? | Novo lançamento da Microsoft

Fala galera, blz?

github-copilot-x.png

IA para Programadores: Vai tomar meu emprego ou vai me ajudar?

Essa é a dúvida de muitos programadores, especialmente os iniciantes, eu vou tentar ser breve porém assertivo:

1 - Não, não tomará o seu emprego, exceto se você estiver entre os 10% piores programadores, ou seja, só depende de você;
2 - Sim, você será ajudado pela IA (leia o segundo conteúdo) porém para isso você precisa ser um ótimo programador ou a IA só vai gerar código que você não entende e não sabe manter depois;
3 - Esse modelo de IA (large language models e generative) possui grandes falhas, a mais comum é afirmar coisas erradas com convicção e também acontece algumas coisas coisas totalmente aleatórias, que os especialistas de IA tem chamado de "alucinações". Alguns exemplos:

Exemplo 1: Ontem alterando algumas coisas nessa ferramenta de Newsletter do Lemeno eu e o Designer Líder da Quave fizemos um teste na feature "Corrigir erros de Gramática" do Lemeno e a IA ao invés de corrigir os erros de gramática simplesmente escreveu no meio do texto: "Eu amei essa frase".

A gente deu muita risada e não fazemos ideia do que rolou, foi provavelmente uma alucinação.

Agora imagina que você está no meio de um código complexo e que você não entende 100%, aí a IA que está te ajudando tem uma alucinação mas como você não entende bem o código isso passa batido? Pode ser um baita bug ou até mesmo um código que não tem absolutamente NADA A VER com o que você quer.

Por isso a IA não vai te substituir e também porque esse modelo de IA apenas aprende com o que já existe.

Exemplo 2: quem está criando novas tecnologias não será muito ajudado com a IA, vamos para mais um caso concreto: quando eu estava trabalhando no Core do Meteor, fazendo mudanças no framework, não tem como a IA me ajudar muito.

Por que? Porque eu estava mudando coisas no framework e como ela vai me ajudar se não tem como ela aprender sobre essas mudanças que eu estou criando no framework?

Então para casos mais complexos, coisas novas, soluções diferentes do trivial, não terá como esse tipo de IA nos ajudar.

Resumo do resumo: estude para caramba, seja um dos melhores e não se preocupe com a IA. Porém você pode se beneficiar da IA para se tornar um dos melhores mais rapidamente, leia o próximo tópico.

Se quiser ler mais sobre isso: Excelente texto sobre isso escrito pelo Josh W Comeau

Novo lançamento da Microsoft

GitHub Copilot X, veja o vídeo desse tweet.

O GitHub Copilot (assistente que roda dentro da sua IDE com IA) está ganhando novos poderes.

Destaques:

  • Chat integrado a IDE
  • Integração com Pull Requests
  • Integração com Documentações

Você pode usar essas features para aprender mais rápido, fazer perguntas para IA e a partir daí tirar conclusões. Veja, filtre o que a IA te fala e tire suas próprias conclusões.

E o mais importante: entenda 100% do código que a IA te der, use a própria IA para te explicar até que você entenda.

Os programadores juniores que souberem fazer isso bem sairão MUITO na frente.

Dica: Se você tem muita contribuição open-source o GitHub Copilot sai de graça, eu mesmo não pago. Eles avaliam isso automaticamente pelo seu GitHub mensalmente.

Bom, era isso. Fui!

Carregando publicação patrocinada...
1
Minha Opinião

O que vai mudar é quê não iremos precisar de uma linguagem de programação.
Vamos poder usar nossa linguagem natural.
No entanto, saber conceitos é o que irá importar.
Por exemplo, criar uma tela, você apenas passa o rascunho e a I.A. irá desenhar.
Ou ela cria a tela toda mesmo.
Sempre vai precisar de ajustes, você irá atuar da mesma forma que o seu chefe atua com você, ou seja, ele vai pedindo coisas e você vai fazendo.
Agora você irá pedir as coisas para I.A. e ela irá ajustando.
Você vai precisar saber o nome dos controles, nome de posicionamento, nome de cores, nome de estilos, etc.
Tudo será desta forma.

Mas eu quero codificar

Daqui a 2 anos o único nincho será Machine Learning e outras tecnologias voltada para I.A, então comece a aprender o quanto antes.

Conteúdo excluído
2

O especialista em IA, André Cia, conduziu um experimento utilizando o Chat GPT-4. Com o objetivo de coletar informações sobre os impactos no mercado de trabalho, o especialista pediu que a ferramenta listasse as profissões que poderiam ser substituídas, as características que poderiam ser executadas pela IA e a quantidade de meses necessários para que isso acontecesse.

Não me parece tão especialista assim se está pedindo para o Chat GPT-4 fazer algo que não é pressuposto fazer. Teve uma publicação sobre isso aqui no TabNews: Muito cuidado ao estudar com o Chat GPT - Caso das perguntas afirmativas.

1

Não me parece tão especialista assim se está pedindo para o Chat GPT-4 fazer algo que não é pressuposto fazer

Ele deve ser especialista em fazer perguntas pra IA...

1

Você 'rebateu' o que o OP escreveu com argumento que outra pessoa escreveu. Sem base, apenas "sua palavra contra a do 'especialista'", ja que no fim, ninguém pode prever o futuro.

As pessoas tratam como se fosse o Armagedon, como se você fosse acordar um belo dia com seu chefe te ligando pra falar "Acabei de assinar o ChatGPT Premium e não preciso mais de você".

Vamos rezar para que as máquinas criem vida e se mantenham de forma completamente independente, pq se todas essas profissões listadas realmente forem extintas (ainda mais no prazo dado), mais fácil voltarmos pro tempo das cavernas do que continuarmos evoluindo.

Eu lembro até hoje, quando eu era pequeno, que tinham cientistas falando que a BANANA deixaria de existir até 2010. Isso passou no jornal, afinal, eram especialistas falando né.

1

Não conhecia a história da banana, fiquei curioso e decidi pesquisar. Aqui estão as referências para outros curiosos:

  1. New Scientist - Going bananas, Janeiro/2003.
  2. Revista Pesquisa FAPESP - A extinção da banana era um exagero, Março/2003.

E assim como qualquer outro assunto que gere um bom click bait na Internet, esse tipo de história "vai e vem":

1