Descobri a metaprogramação no Vibe Coding 😂
Sempre fui o tipo de programador que usa o ChatGPT em 80% do tempo. Eu via essa onda de Lovable, Cursor e a seção Build do Google AI Studio, mas confesso que nunca gostei de usar IA direto na IDE. Meu medo? Você perde o contexto na cabeça, deixa a IA cuidar de tudo e, quando dá o problema inevitável (porque código sempre dá problema), você tem que estudar o que foi feito de qualquer forma.
Aí surgiu o Antigravity, (confesso que só tive vontade pq é da google, afinal ela tem muita grana para deixar um free tier generoso kkk). E descobri o padrão de agentes que é aberto e igual do claude code. agentskills.io
Nova onda de 2026?
Eu vi esse vídeo no YouTube onde a pessoa mostrava uma skill que não era para codar! Ele tinha migrado uma automação do n8n para uma skill (essa do vídeo) para gerar imagens com a api do Gemini.
A skill que essa pessoa tinha feito, tinha dentro dela todo o brand, tema, identidade visual, mood da marca que ele queria. Era um engessamento proposital pelo visto da skill com esse branding.
Então pensei:
E se eu tiver uma skill que posso gerar imagens para quando eu estiver codando algum site meu, eu posso gerar as minhas ilustrações? Eu posso programaticamente criar skills? Eu não sou designer e muito menos ilustrador.
Em vez de dizer para a IA "use azul e fonte tal", eu queria uma skill que:
- Escaneasse meu index.html ou
tailwind.config.js. - Descobrisse sozinha a paleta de cores, a tipografia e o "mood" do projeto. (ou quem estivesse chamando poderia passar essas informações todas também)
- Gerasse a imagem já com o aspect ratio e a composição certa para o meu layout (identidade visual, mood, contexto, espaço negativo pro texto, etc).
Basicamente, acabei transformando em um "Lovable pessoal"?
A Metaprogramação (Skills criando Skills e revisando Skills)
Escrever o arquivo SKILL.md e os scripts de apoio dá trabalho. E foi onde a "metaprogramação de vibe coding" apareceu 😂 por pura preguiça de fazer o óbvio e vontade de fazer o desconhecido:
- Skill Creator: Em vez de escrever o setup de cada nova ideia, eu criei uma skill cujo único propósito é entrevistar o usuário (ou o usuário já manda tudo oque precisa no primeiro momento) e estruturar a skill.
- Skill Reviewer: Para garantir que eu não estava fazendo bobagem, criei outra skill alimentada pela especificação oficial (agentskills.io). Ela revisa tudo o que o Creator faz.
Foi muito bom ver a Reviewer revisando ela mesma e o cridor.
Espero que isso abra a cabeça de outras pessoas como abriu a minha hoje. Como comentei não fico buscando muito soluções de IA, tento manter tudo simples para o contexto do projeto que trabalho como um todo estar na cabeca. Mas coisas assim são sempre legais e é o que faz a programação para mim ser divertida as vezes.