Executando verificação de segurança...
6

Como realmente ser um bom programador?

Esta pergunta é mais como um desabafo...Atualmente tenho notado que muitos profissionais (Cientistas da Computação, Engenheiros de Software, Programadores, entre tantos outros) independente de sua senioridade ou nível de conhecimento, possuem opiniões diferentes de como se tornar um bom profissional. Confesso que a Síndrome do Impostor bateu pesado e estou em busca de opiniões da galera mais experiente. Como realmente ser um bom programador e não apenas um replicador de códigos, mas alguém que realmente tenha conhecimentos sólidos, que conhece a base da programação. E mais: Aprendendo a desenvolver estas habilidades, este profissional conseguirá sobreviver ao futuro (ainda não definido) daqui para alguns anos? Vemos que as IAs vieram para mudar o mundo e para ajudar. Alguns dizem que elas não substituirão os programadores mas sim vão ajudar e de certa forma, otimizar a resolução de problemas. Percebo nisso ai uma meia verdade, mas posso estar enganado, pois não tenho uma visão de longo alcance sobre o futuro, mas acredito que haverá uma linha de divisão frágil entre IAs ajudar ou realmente substituir programadores. (Perdoem-me, talvez eu esteja desinformado em muita coisa, é somente uma opinião na minha pequena experiênca.) Mas deixem a sua...

Carregando publicação patrocinada...
4

@FutureFullStack, vou deixar aqui o ótimo artigo Teach Yourself Programming in Ten Years do Peter Norvig, Diretor de Pesquisa da Google e um monstro da nossa área.

Tem a tradução para o português aqui: Aprenda a programar em dez anos.

O que posso acrescentar é: persista! Ser realmente bom em qualquer coisa demora e leva mais tempo do que a nossa ansiedade gostaria. Tornar-se realmente bom em algo será difícil e exigirá resiliência. Se manetnha curioso e se questionando! Isso fará toda a diferença.

Por fim, continue se apoiando na comunidade e nos seus colegas de estudo e de trabalho. A jornada fica melhor com companhia.

2

@lemuelroberto estou aprendendo na unha que a caminhada não é tão fácil assim, porém não é impossível! Vou dar uma olhadinha nno material. Obrigado!

2

Contribuindo com a minha opinião, ser um bom programador não significa necessariamente ser um bom profissional. São coisas diferentes, embora pareçam similares. Já ouvi falar sobre a diferença entre parecer produtivo e realmente ser produtivo, e também sobre a importância de mostrar sua produtividade para as pessoas certas, especialmente em qualquer emprego, não apenas na programação. Com cerca de dois anos de experiência em programação e tendo trabalhado em várias outras áreas, percebo que isso é algo comum.

O que observo é que ser um bom profissional de programação e ser um bom programador são coisas distintas. Um bom programador é alguém que domina a ferramenta que está utilizando, enquanto um bom profissional de programação sabe como usar essa ferramenta para resolver os problemas que lhe são apresentados.

Isso me lembra uma crítica de Richard Feynman sobre a educação superior no Brasil, onde ele mencionou que os universitários brasileiros conhecem todos os cálculos, equações e funções relacionados a eventos físicos, mas não conseguem apontar onde esses eventos realmente ocorrem.

Indo direto ao ponto, vejo que o mercado de desenvolvimento de software, pelo menos no Brasil, ainda está muito confuso em relação a muitas coisas, inclusive sobre a diferença entre um bom programador e um bom profissional de programação. Como é muito citado no nosso meio, ser um bom programador vai muito além de apenas programar.

Espero ter contribuído para essa discussão e que meu comentário Não tenha ficado confuso.

0
1

Penso que IA vai acabar com a programação como conhecemos, sendo capaz de escrever codigo melhor que qualquer programador, mas codificar é apenas um pequeno detalhe na engenharia de software

A parte dificil e que nenhuma ia por hora vai ser substituir os engenheiros é na elicitação de requisitos e definição da arquitetura.

1

Como realmente ser um bom programador?

Aprenda a resolver problemas de forma eficiente e com agilidade.

Acredito que só esse ponto já te colocará na frente da maioria dos programadores.

Como alcançar isso?

Praticando muito LeetCode e Beecrowd

1