Executando verificação de segurança...
1

Migração de áreas e dilema entre ser especialista ou generalista

Fala, galera! Tenho uma dúvida: vocês acham melhor ser especialista em uma área ou ser mais generalista?

No meu caso, eu me considero bem generalista. Ao longo dos meus 7 anos de carreira já passei por Desenvolvimento, Suporte, Infra, DevOps e outras áreas, além de ter trabalhado em empresas diferentes. Isso me deu uma visão ampla e me sinto confortável, porque dificilmente aparece um assunto do qual eu não saiba pelo menos o básico, o que ajuda muito na adaptação a diferentes desafios.

Por outro lado, às vezes sinto que não sou realmente especialista em nada. Quando o assunto aprofunda, acabo me sentindo júnior em pontos que, pelo meu cargo, eu já deveria dominar.

Essa característica de ser generalista me ajudou a crescer rápido em cargos e salários, mas ainda assim me pego pensando se teria sido melhor focar em um caminho mais específico.

O que vocês acham sobre isso?

Carregando publicação patrocinada...
3

Não dá para responder isso de forma sensata e pelo seu tempo de área, já era para ter isso meio claro. Por outro lado, a gente que é mais experiente há na década passada estávamos percebemos a entrada de pessoas que aprendiam a programar mas não conseguiam resolver problemas, não conseguia decidir, pesquisar, criar seus próprios caminho, ter um raciocínio completo. Geralmente não é culpa dessas pessoas mas a forma como a escola e outras instituições decidiram fazer com adolescentes que não conseguem cuidar da própria vida e tenta trabalhar com coisa que precisa decidir sobre a vida dos outros.

Só você pode responder isso e se achar quer não pode, então você tem um problema sério para cuidar, essa escolha que está tentando é irrelevante perto do que precisa resolver.

O resultado será diferente para cada pessoa não importa se ela vai para um lado ou não, seja um pouco ou muito para aquele lado, até porque a vida não é binária, tem muitas gradações e vertentes.

Eu até escrevi um pouco mais, quando a pessoa está meio assim, que ajuda um pouco algumas pessoas darem uns passos da maneira correta e outras só vão se irritar mesmo porque o problema é mais sério.

EU nem vou tentar responder diretamente isso porque literalmente milhares de pessoas já responderam a diferença entre ambos por toda a internet, inclusive várias discordando.

https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

2

Depende da intenção que você tem com a sua carreira.
Ser especialista pode te dar autoridade num assunto, pode te fazer resolver problemas específicos de uma linguagem/framework.
Ser generalista pode te ajudar a resolver problemas em diferentes áreas, ter maior gama de assuntos a estudar/falar. Você já mostrou que a sua carreira só progrediu como progrediu por causa disso. Se você tivesse feito outro caminho, talvez não conseguiria ter o mesmo sucesso/progressão.
Eu sempre quis ser apenas dev frontend, mas os meus interesses e as minhas circunstâncias sempre me levaram a ser mais generalista, então eu me sinto tranquilo e acho até mais interessante. Meu foco não é ficar preso a um framework, linguagem ou área, então generalista é melhor pra mim. Mas se meu caminho fosse ser consultor, pesquisador ou tivesse algum projeto compartilhado com outras pessoas, acharia melhor ser especialista