O que você faria? 🤔
Há 5 meses eu estava precisando de dinheiro e, por isso, decidi criar uma software house na minha cidade. Na época, eu tinha acabado de começar meu estágio e ainda estava no meu processo de amadurecimento profissional. Fui conhecendo pessoas, conversando e me conectando, até que um velho conhecido apareceu com um projeto.
O projeto era Americano e mais ambicioso do que minhas habilidades na época, mas passei um mês conversando com ele e firmamos um contrato com prazo maior do que o necessário. De repente, eu, que era apenas um júnior no início da carreira, estava assinando um contrato de dezenas de milhares de reais em um projeto que envolvia a AWS — custos que nem estavam incluídos no pagamento.
Formei uma equipe com 3 desenvolvedores: 2 plenos e 1 júnior (eu mesmo). Apesar dos salários não serem tão bons, foi fácil convencê-los a participar, porque AWS é como limões: quando aparecem na sua frente, ou você faz uma limonada ou uma pipeline.
O projeto está indo bem, e eu percebo o quanto evoluí nesse período. Hoje praticamente já estou no nível deles: consigo explicar muitas coisas, aprendi muito, até larguei meu estágio para focar nisso e, em alguns pontos, cheguei até a superar meus colegas.
O problema é que o projeto vai terminar em cerca de 2 meses. Já estou estudando sobre deploy e outras áreas, mas fico em dúvida sobre o que fazer daqui pra frente:
Viro apenas desenvolvedor e deixo a empresa de lado, mesmo ela tendo um ótimo projeto em mãos?
Se eu seguir como dev, já posso me considerar pleno e tentar entrar no mercado assim, mesmo ainda cursando S.I.?
Essa semana vou ter uma reunião com uma das maiores escolas de inglês da região para um projeto digital. Se fechar, continuo com a empresa. Caso não dê certo, realmente não sei qual caminho seguir. Sei que é improvável que um júnior vire pleno em apenas 5 meses, mas também tive uma experiência intensa em bons projetos que acelerou muito meu crescimento. (Ainda vou ter contrato de manutenção desse projeto de agora)