Executando verificação de segurança...
2

Recomendações de livros para programadores

Deixe aqui suas recomendações e comentários de livros sobre engenharia de software e afins. Aqui vai a minha:


Accelerate - Building and Scaling High Performing Technology Organisations; Nicole Fergrson

Achei sensacional em todos aspectos. Ótimo guia não apenas para desenvolvedores, mas para líderes e principalmente CTOs. Pra mim o DORA Metrics é um norte absoluto e não vi até hoje nada que contradizesse seus princípios.

Só acho que não recomendaria a leitura pra alguém sem experiência corporativa na área porque muitos pontos ficariam distantes da realidade da pessoa.


Clean Code; Robert Martin

Não gostei. É um livro bem religioso quanto ao certo e errado dentro da programação e ignora que software evolui a cada ano e com ele as necessidades e práticas. Tem bons pontos, mas que deveriam ser mais um norte a se seguir do que algo a ser fielmente respeitado.

Não consigo imaginar um projeto grande que siga 100% desses dogmas e seja de fácil manutenção e compreensão. Pra mim é o famoso "envelheceu como leite".

Não cheguei a terminar.


Domain-Driven Design; Eric Evans

DDD como arquitetura é pra poucos projetos. Independente de um dia você de fato topar com um projeto que justifique a aplicação do DDD, ler este livro é muito bom para conseguir perceber a real natureza de um software: representar o negócio.

Pra mim foi um divisor de águas quanto à maneira de se enxergar as responsabilidades de um código e como construir algo que faça sentido ao invés de apenas chegar em um resultado que funcione. Linguagem ubíqua, cultura organizacional, modelagem, entidades não anêmicas, etc, são todos conceitos que acho importantes independente da arquitetura.


Engenharia de Software; Roger Pressman

É pra mim o que o Clean Code tentou ser e não conseguiu e muito mais. Apesar de achar ele vago demais em muitos pontos, o que dificulta a aplicabilidade (diferente da didática do Domain-Driven Design e do Accelerate), gosto justamente de como ele é capaz de enxergar a natureza abstrata do software e ainda assim estabelecer práticas extremamente válidas e importantes pra qualquer programador possível independente da área.

Ele te ensina praticamente tudo que você deveria saber pra fazer o primeiro projeto pessoal, encabeçar o primeiro freela, conseguir a primeira vaga ou mesmo revisitar após anos de experiência pra repensar os vícios e fraquezas.

Ainda não terminei (1300 páginas é tipo o One Piece dos livros).


Entendendo Algoritmos; Aditya Bhargava

Indispensável. Cumpre o que promete: ensinar o que qualquer programador deveria saber de algoritmos com qualidade e simplicidade. Pra mim substitui muito curso de faculdade que não tem metade da qualidade e didática.

Claro que teoria e prática são duas coisas diferentes (e o próprio livro te lembra disso), mas é um ótimo livro para acompanhar uma lista de exercícios e treinar pra leet code, por exemplo.


Sistemas Operacionais Modernos; Andrew Tanenbaum

Apesar de ser excelente, é maçante. Eu li apenas o primeiro capítulo e preferi não continuar por enquanto porque tinha a impressão de que começaria a entrar em searas tão específicas que se eu não fosse um programador de OS ou sistemas embarcados eu acabaria esquecendo de tanta informação já na semana seguinte.

Não vejo isso como uma falha do livro, ele apenas se dispõe a abordar um tema tão vasto que pra fazer com a qualidade que faz não poderia ser diferente. Na verdade, é incrível pensar no tanto de gaps de conhecimento que preenchi só no primeiro capítulo lendo sobre terminal x shell, kernel x libs, processos x threads e virtualização.

Carregando publicação patrocinada...
1

Tenho alguns pontos, apenas minha perspectiva.

Não vejo sentido em recomendar livros que "não gostou", nem que "não finalizou", mas tudo bem. Apesar disso, é uma boa lista.

Clean code é superestimado pela bolha, exatamente porque quem lê tem aquilo como verdade, e quem pensa ao contrário está errado, por ter um livro para embasar.

Para evitar a duplicação de conteúdo hehe, vou deixar aqui um link de um post de uma lista pessoal, que contém alguns livros que não são tão citados normalmente (não são sexys), mas tiram qualquer dev da mediocridade moderna https://www.tabnews.com.br/kaiqueramos/5-livros-que-ninguem-le-e-por-isso-continuam-sendo-mediocres

2

Realmente não faz sentido uma lista de recomendações incluir não recomendados, mas achei importante incluir eles mesmo assim. Primeiro pra fazer que pessoas que não conhecem o livro conheçam e segundo pra expressar minha opinião e abrir o espaço pra debates, como você fez sobre o Clean Code.

Sobre livros não finalizados, eu não sou da opinião de que não ter chegado ao final invalida sua leitura. Não é como literatura onde a história tem começo, meio e fim e muito só se entende quando o enredo se derensola. Também acho que maturidade é importante pra conseguir compreender de verdade qualquer obra - tudo tem seu tempo.