Executando verificação de segurança...
1

Isso provavelmente porque, você não leu o conteúdo até o final.
O titulo diz: Configurar um repositório React é muito trabalhoso. A comparação é sobre configurar o repositório, não sobre usar a tecnologia.

Vamos aos itens:

  1. Beleza, bacana que mudou a forma de iniciar um projeto.
  2. Sim, quando você seleciona que quer usar rotas, o angular instala o "@angular/router".
  3. O fetch do navegador é confuso e dificil de usar. Se você optar não instalar um cliente http, vai ter que repetir código sempre que for fazer uma chamada http ou vai ter que criar o proprio cliente http (uma classe ou função se precisar ser simples).
  4. Pode ser instalado com o CLI do Angular, ele se configura sozinho.
  5. Se você leu, também citei lib de UI no Angular.
  6. okay, tudo certo.
  7. Novamente vai precisar repetir código ou criar o propio validador.
  8. Contexto é limitado e difícil de usar. E tudo bem usar.

Eu poderia continuar ponto a ponto, mas vê que praticamente nada tem a ver com React?

Claro, porque eu nunca disse que o problema é o React.

Ele tem tanto boilerplate assim que você não pode só criar um arquivo e fazer export const Componente () => <p>Componente</p>?

Não, você pode sim criar uma pasta, 3 arquivos (4 se tiver testes) e escrever o seu html, css e javascript. Mas se o framework te da um recurso (que você pode configurar), porque não usar? E se for um componente simples? Você pode declarar tudo no mesmo arquivo se quiser também. (veja você mesmo https://component-party.dev/#templating.minimal-template)

E precisa de model, guard, interceptor e service só para uma autenticação simples?

Sim, é questão arquitetural. Você pode meter tudo em um arquivo só se quiser, mas se o framework de dá um recurso pra isolar responsabilidade, porque não usar?
Ou você está dizendo, que devo em toda chamada http, repetir código pra inserir um bearer token? Vai fazer o redirect se não tiver autenticado ao iniciar um componente? Em todos eles? Em cada roda eu tenho que repetir código? E vai fazer as regras dentro do componente? Não vai isolar a responsabilidade? Mesmo em códigos react, você precisa de uma service pra separar responsabilidade, isso é básico.

Provavelmente faria mais sentido comparar com um framework, como Next ou agora o React Router, visto que frameworks são "opinados" (opinionated) e resolvem várias coisas sem o desenvolvedor precisar pensar sobre.

E a mesma coisa, muda que ele tem algumas features nativas, mas configurar o repositório, mesmo que tenha umas coisas que já vem prontas, ainda é mais complicado que o Angular. E não só o Angular, ele foi apenas o que usei como exemplo.

Carregando publicação patrocinada...