Bem vindo ao empreendedorismo!
- Não desista. Entenda os desafios, faça planos de como resolvê-los e vai resolver um por um. (Ah os players estão capitalizados? Vai atrás de VCs, dilui share e encara o problema.)
- A concorrencia mais forte que o empreendedor tem é a sua cabeça. Vc acha q toda grande empresa chegou lá sem "parecer q tudo tá perdido"? Para de querer desistir e gasta energia pensando na pergunta certa -> definição do problema raiz REAL -> e Solução.
Exemplo: Alessio Alionço, CEO da Pipefy, 1 DIA de pois de levantar a serie A 15M viu seu concorrente Clickup levantar 400M, não ficou nem 12 horas feliz de ter "alcançado a concorrência"
Desenvolver é o começo do jogo e a parte mais fácil.
Canal de distribuição é a parte mais desafiadora.
Se aplica pra YC.
Ouvi uma frase esses tempos que talvez ajude:
- Empreender não é uma coisa lógica, se vc for pensar racionalmente sobre todos os "E SE" vc não empreende, é praticamente um exercício de fé!
Sobre 🔹 Vale a pena nichar forte?
Se não tem uma estratégia para engajar com público em geral, vale a pena testar, Michael Siebel da Twitch só conseguiu emplacar depois de 6 anos quando decidiu nichar para gamers, depois de teimar MUITO. Acho muito mais fácil ouvir o cliente quando se está perto dele, e se atende MUITOS cliente/nichos o dilema da priorização de features ficam MUITO MAIS DIFÍCEIS.
Sobre 🔹 Faz sentido pivotar o modelo e usar a estrutura para outro problema?
"Louco que não tem resultado, continua sendo louco.
Louco que tem resultado, vira gênio."
Vc terá tantos problemas quanto agora se pivotar tmb, não
se engane, a grama do vizinho sempre é mais verde.
Insista como se não existisse outra opção!
Boa sorte!