Executando verificação de segurança...
1

API para puxar informações da minha fatura bancaria

Ola pessoal, alguem conhece alguma API que eu consiga puxar as informações sobre os meus gastos do mês do C6 e nubank ?

Não consegui encontrar nada oficial até o momento.

4

O que tenho a dizer é que Open Banking no Brasil é uma grande MENTIRA. Não tem nada de open. Você só consegue acesso aos dados sendo um banco ou fechando contrato com algum banco. Isso é open? Definivamente não.

Em outros países existe a figura da empresa que não é banco e ainda assim tem acesso aos dados com a permissão do cliente, pois os dados são do cliente e não do banco.

Open Banking no Brasil só serve para os bancos saberem toda sua vida financeira e você perder o porder de barganha em negociações com bancos. Resumindo: não existe Open Banking no Brasil e isso só foi criado para beneficiar os bancos, portanto jamais dê permissão para qualquer instituição financeira ter acesso aos seus dados dentro do "Open Banking" brasileiro.

3
1

Entao eu pesquisei antes de vir aqui e perguntar justamente para ver se alguem tinha alguma coisa oficial. Pelo que vi todas essas APIs pedem senha da conta ai fiquei meio pe atras.

2

Opa Gustavo, tudo bem?

Já ouviu falar na Belvo?

A Belvo é uma plataforma de Open Banking que permite que empresas acessem e usem dados financeiros dos usuários para desenvolver produtos e serviços financeiros através disso.

Através da Belvo, as empresas podem conectar suas próprias aplicações aos dados financeiros dos clientes, como extratos bancários, transações, informações de conta e muito mais, tudo isso de maneira segura e eficiente.

Eles possuem sdk e API bem maneira, já usei alguns apps de gestão financeira que usavam eles por de trás.

segue link: https://belvo.com/pt-br/

1

Conheço a Belvo desde o início deles. Na época tentei criar uma solução igual a da Belvo, porém, como falei, a Belvo só consegue acesso aos dados porque fechou contrato com um banco. Isso não é Open Banking.
Este artigo explica uma das grandes diferenças do modelo brasileiro para de outros países:
https://pt.linkedin.com/pulse/open-banking-brasil-aberto-para-quem-bruno-loiola
Parece que os consumidores brasileiros entenderam o que é o Open Banking brasileiro, dada a baixa adesão e falência de empresas que entraram na jogada até com investimentos bem altos:

https://startups.com.br/demissoes/quanto-de-open-finance-demite-de-novo-e-dispensa-mais-85/
2.
https://www.linkedin.com/news/story/metade-dos-brasileiros-conhece-o-open-finance-mas-ades%C3%A3o-%C3%A9-baixa-5800476/

https://finsidersbrasil.com.br/estudos-e-relatorios/pesquisa-mostra-que-adesao-ao-open-finance-ainda-e-baixa-seguranca-e-motivo-principal-seguido-por-nao-ver-vantagens/

0
1
1
1

Não tem jeito, vai ter que pagar por uma solução do próprio banco, todos projetos fracassam porque o banco não dá um bom suporte para essas APIs, não repassam o dado, criam burocracias, perde a disponibilidade, etc. Não é algo do interesse do banco, entendeu? Infelizmente é isso, querem mesmo que dê errado para o cliente usar as "soluções" deles.

1

Cara, o openbanking pode te ajudar com esse tipo de coisa. Mas os bancos geralmente só vão liberar acesso para PJ.

Se for banco grande eles vão dificultar para empresas pequenas e recomendar que procure algum Gateway.

Foi o que aconteceu comigo na Stone. Quando solicitei as chaves de acesso me mandaram procurar a subsidiária deles, a Pagarme.